Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/29201
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.firstPage | 49 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 74 | pt_PT |
degois.publication.location | Cuiabá, Brasil | pt_PT |
degois.publication.title | Ensinar Matemática: Formação, investigação e práticas docentes | pt_PT |
dc.contributor.author | Ponte, João Pedro da | - |
dc.contributor.author | Nunes, Cláudia | - |
dc.contributor.author | Quaresma, Marisa | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-06T12:56:02Z | - |
dc.date.available | 2017-10-06T12:56:02Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Ponte, J. P., Nunes, C. C., & Quaresma, M. (2012). Explorar, investigar, interagir na aula de Matemática: Elementos fundamentais para a aprendizagem. In A. C. Silva, M. Carvalho & R. G. Rêgo (Orgs.), Ensinar Matemática: Formação, investigação e práticas docentes (pp. 49-74). Cuiabá: EdUFMT. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-85-327-0447-4 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/29201 | - |
dc.description.abstract | Apresentamos as ideias fundamentais do novo Programa de Matemática do Ensino Básico de Portugal. Numa primeira parte referimos as suas finalidades e objectivos gerais, bem como as capacidades transversais – resolução de problemas, raciocínio matemático e comunicação matemática. Analisamos, também, as principais orientações para os temas matemáticos – promover o desenvolvimento do sentido de número, do sentido espacial, do pensamento algébrico e da literacia estatística. Numa segunda parte, mostramos a forma como o programa pode servir de instrumento de efetiva renovação do ensino da Matemática na sala de aula, com especial atenção à natureza das tarefas e aos processos de comunicação. Concluímos com uma breve análise das condições ao nível das práticas profissionais que são necessárias para que este novo programa possa ser um efetivo instrumento de mudança educativa. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | EdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grosso | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Explorações | pt_PT |
dc.subject | Investigações | pt_PT |
dc.subject | Tarefa | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Prática profissional | pt_PT |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_PT |
dc.subject | Matematica | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento curricular | pt_PT |
dc.title | Explorar, investigar, interagir na aula de matemática: Elementos fundamentais para a aprendizagem | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
Aparece nas colecções: | IE - GIDM - Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ponte-Nunes-Quaresma_cap 2012 (08 mar 15).pdf | 371,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.