Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/29201
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage49pt_PT
degois.publication.lastPage74pt_PT
degois.publication.locationCuiabá, Brasilpt_PT
degois.publication.titleEnsinar Matemática: Formação, investigação e práticas docentespt_PT
dc.contributor.authorPonte, João Pedro da-
dc.contributor.authorNunes, Cláudia-
dc.contributor.authorQuaresma, Marisa-
dc.date.accessioned2017-10-06T12:56:02Z-
dc.date.available2017-10-06T12:56:02Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationPonte, J. P., Nunes, C. C., & Quaresma, M. (2012). Explorar, investigar, interagir na aula de Matemática: Elementos fundamentais para a aprendizagem. In A. C. Silva, M. Carvalho & R. G. Rêgo (Orgs.), Ensinar Matemática: Formação, investigação e práticas docentes (pp. 49-74). Cuiabá: EdUFMT.pt_PT
dc.identifier.isbn978-85-327-0447-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/29201-
dc.description.abstractApresentamos as ideias fundamentais do novo Programa de Matemática do Ensino Básico de Portugal. Numa primeira parte referimos as suas finalidades e objectivos gerais, bem como as capacidades transversais – resolução de problemas, raciocínio matemático e comunicação matemática. Analisamos, também, as principais orientações para os temas matemáticos – promover o desenvolvimento do sentido de número, do sentido espacial, do pensamento algébrico e da literacia estatística. Numa segunda parte, mostramos a forma como o programa pode servir de instrumento de efetiva renovação do ensino da Matemática na sala de aula, com especial atenção à natureza das tarefas e aos processos de comunicação. Concluímos com uma breve análise das condições ao nível das práticas profissionais que são necessárias para que este novo programa possa ser um efetivo instrumento de mudança educativa.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grossopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectExploraçõespt_PT
dc.subjectInvestigaçõespt_PT
dc.subjectTarefapt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectPrática profissionalpt_PT
dc.subjectPrática de Ensinopt_PT
dc.subjectMatematicapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento curricularpt_PT
dc.titleExplorar, investigar, interagir na aula de matemática: Elementos fundamentais para a aprendizagempt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:IE - GIDM - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ponte-Nunes-Quaresma_cap 2012 (08 mar 15).pdf371,77 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.