Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/29201
Título: Explorar, investigar, interagir na aula de matemática: Elementos fundamentais para a aprendizagem
Autor: Ponte, João Pedro da
Nunes, Cláudia
Quaresma, Marisa
Palavras-chave: Explorações
Investigações
Tarefa
Comunicação
Prática profissional
Prática de Ensino
Matematica
Desenvolvimento curricular
Data: 2012
Editora: EdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grosso
Citação: Ponte, J. P., Nunes, C. C., & Quaresma, M. (2012). Explorar, investigar, interagir na aula de Matemática: Elementos fundamentais para a aprendizagem. In A. C. Silva, M. Carvalho & R. G. Rêgo (Orgs.), Ensinar Matemática: Formação, investigação e práticas docentes (pp. 49-74). Cuiabá: EdUFMT.
Resumo: Apresentamos as ideias fundamentais do novo Programa de Matemática do Ensino Básico de Portugal. Numa primeira parte referimos as suas finalidades e objectivos gerais, bem como as capacidades transversais – resolução de problemas, raciocínio matemático e comunicação matemática. Analisamos, também, as principais orientações para os temas matemáticos – promover o desenvolvimento do sentido de número, do sentido espacial, do pensamento algébrico e da literacia estatística. Numa segunda parte, mostramos a forma como o programa pode servir de instrumento de efetiva renovação do ensino da Matemática na sala de aula, com especial atenção à natureza das tarefas e aos processos de comunicação. Concluímos com uma breve análise das condições ao nível das práticas profissionais que são necessárias para que este novo programa possa ser um efetivo instrumento de mudança educativa.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/29201
ISBN: 978-85-327-0447-4
Aparece nas colecções:IE - GIDM - Capítulos de Livros

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