Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Trajectórias Familiares e Vivências Escolares: Projectos de vida e processos identitários nos descendentes de imigrantes guineenses na Escola Secundária de Odivelas

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O tema central desta investigação é a análise das trajectórias pessoais e escolares dos descendentes de imigrantes africanos provenientes da Guiné-Bissau. Com base nesse intuito, realizou-se uma análise das trajectórias migratórias, educativas e sociais dos progenitores de cada um dos nossos entrevistados, visando entrecruzar essas trajectórias com as vivências pessoais e escolares de cada um dos jovens entrevistados a fim de entender em que medida as trajectórias de uns influenciam e condicionam as trajectórias dos outros. Adicionalmente, esta investigação visou: a) Analisar se o desempenho escolar dos descendentes se prende com a condição sócio-educativa dos seus progenitores; b) Analisar as redes de sociabilidade e práticas culturais dos descendentes de imigrantes guineenses; c) Analisar os discursos relativos à identidade e percepção da discriminação social e racial destes jovens; d) Identificar a existência de perfis de jovens cujas características emanem das dimensões anteriores. A investigação sustentou-se numa abordagem qualitativa, com recurso a relatos pessoais e subjectivos de histórias de vida obtidos através de entrevistas semi-estruturadas. Assim, com os dados obtidos procedeu-se à descrição das trajectórias migratórias dos progenitores, à caracterização do desempenho escolar dos jovens, à caracterização socioeconómica dos seus agregados familiares, identificaram-se as modalidades de integração social, isto é, se os seus estilos de vida são mais próximos ou mais distantes à sociedade portuguesa, ao nível familiar e individual, e procurou-se verificar a existência ou não da percepção da discriminação racial.
The central theme of this investigation is the analysis of the personal and educational trajectories of descendants of African immigrants from Guinea-Bissau. Based on this, there was an analysis of migration, educational and social trajectories of the parents of each of our respondents, aiming interlacing these trajectories with personal and scholar experiences of the young people interviewed in order to understand how the trajectories of the first influence and determine the trajectories the seconds. Additionally, the research also aimed: a) To analyze if the academic performance of descendants is linked to the socio-educational status of their parents; b) To analyze the social networks and cultural practices of the descendants of Guinean immigrants; c) To analyze the discourse on identity and the perception of social and racial discrimination of these young people; d) To identify the existence of some profiles of these young descendants whose characteristics emanate from the previous dimensions. The research was sustained on a qualitative approach, using personal and subjective reports of life stories obtained through semi-structured interviews. With the data, we have proceeded to the description of the migratory trajectories of the parents, the characterization of school performance of young people, the socio-economic characterization of their households, identified the forms of social integration, that is, if their life-style was closer or more distant to the Portuguese society, at family and individual level, and sought to ascertain whether or not the perception of their identity and racial discrimination

Description

Dissertação de Mestrado em Sociologia

Keywords

Segunda geração Guineenses Identidade Descendentes de Imigrantes Trajectórias Juventude Etnicidade e Discriminação Second Generation Guineans Identity Immigrant descendants Trajectories Youth Ethnicity

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

CC License