Repository logo
 
Publication

Construção e gestão da identidade visual da marca Catalina

dc.contributor.advisorMendes, Maria Manuela Ferreira
dc.contributor.authorSimões, Inês Santos
dc.date.accessioned2020-06-03T13:31:57Z
dc.date.available2020-12-10T01:30:12Z
dc.date.issued2019-12-10
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.pt_PT
dc.description.abstractNum contexto globalizado com grande diversidade de oferta de produtos e serviços, a identidade visual da marca cumpre a exigente missão de assegurar o contraste, a diferenciação, o reconhecimento e o posicionamento face aos concorrentes, em diferentes contextos de uso e distintas culturas. Frequentemente a identidade visual é o primeiro contacto visual a contribuir para determinada percepção sobre a empresa, produto ou serviço. Ao longo do tempo de vigência de uma marca, a identidade visual é o sistema que garante o seu reconhecimento e a coerência dos processos de comunicação visual. Baseando o estudo numa marca especí ca, procurou-se estudar o processo de conceção e componentes de uma identidade visual de marca. Para tal, foi selecionada uma metodologia mista, composta por métodos não intervencionistas e intervencionistas. Na componente não intervencionista realizou-se uma revisão da literatura sobre marca e identidade visual de marca e respectivos componentes, bem como entrevistas a proprietários/gestores de marcas de joalharia e estudo de caso de marcas do setor. Em termos intervencionistas desenvolveu-se a componente de projeto de design de identidade visual da marca de joalharia “Catalina”, que constitui parte dos resultados deste projeto investigativo, além de alguns princípios de design de identidade visual.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: In a globalized context with a great diversity of products and services, the visual identity of the brand ful lls the demanding mission of ensuring contrast, di erentiation, recognition and positioning against competitors, in di erent contexts of use and di erent cultures. Visual identity is often the rst visual contact to contribute to a certain perception about the company, product or service. roughout the life of a brand, the visual identity is the system that guarantees its recognition and the consistency of the visual communication processes. Basing the study on a speci c brand, we tried to study the design process and components of a visual brand identity. For this, was selected a mixed methodology, composed of non-interventionist and interventionist methods. In the non-interventionist component, a review of the literature on brand and brand visual identity and respective components was carried out, as well as interviews with jewelery brand owners / managers and a case study of brands in the sector. In interventionist terms, the visual identity design component of the jewelery brand “Catalina” was developed, which is part of the results of this investigative project, in addition to some visual identity design principles.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSIMÕES, Inês Santos - Construção e gestão da identidade visual da marca Catalina.- Lisboa: FA, 2019. Dissertação de Mestrado. [A autora não autoriza a divulgação do texto integral]pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/20131
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboa, Faculdade de Arquiteturapt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectIdentidade visualpt_PT
dc.subjectImagem de marcapt_PT
dc.subjectMarca de joalhariapt_PT
dc.subjectIdentitypt_PT
dc.subjectBrandpt_PT
dc.subjectVisual identitypt_PT
dc.subjectBrand imagept_PT
dc.subjectJewelry brandpt_PT
dc.titleConstrução e gestão da identidade visual da marca Catalinapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaculdade de Arquiteturapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de Mestrado.pdf
Size:
8.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Apêndices.zip
Size:
51.14 MB
Format:
Unknown data format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: