DHTAUD - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Recent Submissions
- A escrita cursiva itálica no ensinoPublication . Henriques, Mariana de Loureiro; Ferrão, Maria Leonor Leonor Morgado; Brandão, João Aranda, coorientador
- A pockte stage (lights)Publication . Giordano, Giulio; Brinkman, Mafalda Marques Ribeiro da Silva Casais; Silva, Fernando José Carneiro Moreira da, coorientadorA presente dissertação começou há alguns meses atrás através de uma intuição. Num laboratório de prototipagem em Nápoles, o autor concebeu uma lâmpada cortada a laser, cujo conceito era mostrar formas através da luz em vez de simplesmente iluminar. A intuição de que o movimento fosse de acordo com o som veio naturalmente, utilizando a luz como meio de comunicação e a música como a mensagem a ser traduzida visualmente. O produto resultante levou as seguintes perguntas: porquê a combinação de luz e som era aparentemente ‘cativante’ e porquê a escolha de trabalhar num produto tangível em vez de digital. A fase de investigação começou, dando forma ao estado da arte da dissertação. Uma série de fontes indispensáveis sobre as implicações biológicas e psicológicas do som e da luz começou a surgir, entre as quais se destacam três conceitos fundamentais: Psicoacústica, Sinestesia e Objectos Manuseáveis. Observando a paisagem musical, a forma como os artistas se apresentam presencialmente, em plataformas musicais e redes sociais, leva à seguinte reflexão: a nossa experiência sublinha a necessidade de completar a experiência auditiva envolvendo outro sentido: a vista. Reconhecendo a importância dos objectos Sinestésicos, foi realizada uma cronologia cujo resultado é uma colecção de figuras envolvidas na Música a Cores, em ser uma disciplina que progredia de mãos dadas com a música. Tendo identificado a Sinestesia audiovisual como base e lidando com o desenho da luz, o público alvo foi identificado em cantores e músicos. Através das entrevistas realizadas, os artistas expressaram a dificuldade em ter algo disponível para as performnce que acompanhasse a música. Surgiram assim elementos para redesenhar o primeiro protótipo e para confirmar a usabilidade do produto em locais pequenos. O resultado deste redesenho são três objectos diferentes, pela necessidade expressa de comunicar as várias frequências e o nível da música. As cores foram também introduzidas como elemento recorrente durante as entrevistas, e novos movimentos mecânicos foram adicionados. Devido ao corrente contexto de pandemia Covid-19 e à dificuldade em encontrar as ferramentas e laboratórios, não foi possível verificar devidamente a produção de Sinestesia.
- Repensar o transporte de pequenos equipamentos para escuteirosPublication . Gonçalves, Filipe Darci Vieira; Martins, João Paulo do RosárioO escutismo é uma associação sem fins lucrativos, e havendo uma escassez de fundos monetários para a aquisição de equipamentos é necessário efectuar angariações de fundos para tal, ou pedir apoios e patrocínios com o intuito de solicitar doações. Tendo em conta esta situação é imprescindível existir uma priorização das necessidades, aquando de algum investimento. Uma das necessidades sentidas pelos agrupamentos é a aquisição de caixas de armazenamento em plástico para o transporte de pequenos equipamentos; porém, este é um dos objetivos que fica, muitas vezes, para último nessa priorização. Deste modo, as caixas existentes não cumprem com as necessidades que surgem em campo, no decorrer das atividades escutistas, pois não foram desenhadas para esse fim. Neste sentido, surgiram como suporte da problemática as seguintes questões: Como pode o Design de Produto contribuir para a melhoria do transporte de equipamento para Escuteiros? Como criar um objeto lúdico e pedagógico, aplicando o método Aprender Fazendo, que se enquadra no Movimento Escutista? Estas questões de investigação do projeto têm como objetivo geral perceber de que forma o Design de Produto se pode relacionar com os Escuteiros, a fim de obter uma solução funcional e lúdica para assegurar um processo fácil de montagem e desmontagem, uma utilização eficaz, apresentando ainda como benefício a versatilidade, através de diferentes tipos de transporte. Este projeto de investigação assenta numa metodologia mista não intervencionista e intervencionista de base qualitativa, através de uma revisão teórica para obter uma melhor compreensão sobre a temática em causa. De seguida, foi desenvolvido um objeto “Faz-tu-mesmo”, direcionado para escuteiros dos 10 aos 18 anos. Posteriormente, o objeto foi avaliado através da realização de teste de usabilidade e de questionários avaliativos pelos Dirigentes pertencentes ao Agrupamento de Escuteiros 977-Ourém. Este projeto de investigação resultou num objeto DIY, “Faz-tu-mesmo”, e no seu Guia de Construção, respondendo, desta forma, aos objetivos e requisitos propostos, com uma vertente lúdica e pedagógica, consciencializando os jovens escuteiros para a temática da sustentabilidade. Espera-se que este projeto contribua para um aumento de futuros estudos sobre este tema, enriquecendo o Design de Produto associado ao Escutismo, fomentando o interesse dos jovens escuteiros para soluções práticas e funcionais que respeitem os princípios da sustentabilidade.
- Modularidade aplicada a embarcações maritimo-turisticasPublication . Monteiro, Sofia Vieira Borges Pardal; Borges, João Miguel Ferrão AboimO turismo vai muito além da atração de turistas para destinos paradisíacos, representando uma contribuição indispensável para o desenvolvimento de um país. O crescimento deste setor torna-o cada vez mais relevante para a economia, pela sua influência em inúmeros ramos que o rodeiam. No entanto, os recursos e a infraestrutura necessária para sustentar esse enorme crescimento do setor levou a um aumento da pressão sobre os recursos naturais, a biodiversidade e as comunidades locais. Num contexto marítimo-turístico (MT) a nível nacional, observa-se um cenário dominado pelo reaproveitamento de embarcações antigas ou originalmente destinadas a outra função sem a mínima adaptação e pela utilização da mesma embarcação para diferentes tipos de programas marítimos. Por outro lado no contexto internacional, os serviços marítimo-turísticos caracterizam-se por uma enorme dependência da sazonalidade, deparando-se com uma ampla variação do nível de procura, dificultada ainda pela variação das condições climáticas ente épocas. Em comum existe uma falta de investimento e inovação na construção ou reconstrução de embarcações com fontes de energias sustentáveis e adequadas ao tipo de atividade específico onde atuam. Os objetivos da investigação procuraram preencher esta lacuna, tanto a nível de adequação da embarcação aos requisitos de cada atividade, como da adaptação às condições impostas pela sazonalidade, considerando, simultaneamente, a inclusão de estratégias sustentáveis no setor. De forma a fazer o enquadramento do tema, analisaram-se os requisitos das atividades disponibilizadas e dos respetivos utilizadores, as necessidades e limitações da embarcação, as possibilidades para a integração da modularidade, bem como as vantagens e desvantagens das fontes de propulsão e materiais possíveis. Numa fase seguinte foram analisados e selecionados os dados mais relevantes para a posterior orientação do projeto, que constitui a etapa seguinte. Nesta investigação foi projetado um modelo que poderá representar, num futuro próximo, um contributo na construção de embarcações turísticas em sistemas modulares. De forma a alcançar tais objetivos, foi aplicada uma metodologia mista, fundamentada em três metodologias de base qualitativa não intervencionista e intervencionista. Esta inicia-se com a crítica da literatura, usada na fase seguinte para formalizar e testar uma hipótese através da investigação ativa, com entrevistas e casos de estudo. De seguida passa-se para a fase intervencionista de cariz projetual com a proposta de um modelo. Aplicando esta metodologia o objetivo será a consolidação da proposta para que o resultado da investigação seja um projeto inovador que responda aos requisitos atuais do mercado. O estudo de uma embarcação turística modular e sustentável pode representar um caminho para uma solução viável e promissora neste setor, sendo a falta de inovação e investimento, a pressão ambiental e a forte sazonalidade três problemáticas tão atuais e próximas da área de investigação.
- Model XLPublication . Santos, Diogo Quintão Robalo dos; Castro, Paulo Alexandre dos Santos deA mobilidade é algo que se torna vital e imprescindível numa sociedade. É possível integrar diversos conceitos de mobilidade e de tecnologia em equipamentos e/ou serviços. Atualmente, embora este tipo de conceitos sejam abordados de forma individual, procuram sempre melhorar a qualidade de vida do utilizador, e das pessoas que o rodeiam, e do próprio meio ambiente, sempre com o intuito de o tornar mais eficiente, eficaz e economicamente sustentável. No entanto, vigoram modos de produzir e utilizar os produtos sob estéticas e pressupostos pouco modernos e apelativos, quando comparados com outros de categoria equivalente, não correspondendo na totalidade às demandas e aos anseios de quem pretende usufruir. As sociedades abriram espaço para os veículos autónomos, considerados como o futuro do automóvel e da própria mobilidade, criando novos desafios para os construtores. Neste contexto e beneficiando da constante modernização e alteração do paradigma da mobilidade rodoviária, a presente investigação desenvolveu um veículo pesado para transporte de mercadorias e de condução autónoma com o intuito de otimizar o transporte de bens de consumo nas áreas interurbanas. Esta investigação recairá numa metodologia mista, não-intervencionista e intervencionista de caráter qualitativo. São utilizados métodos não intervencionistas aplicados no estado da arte e estudos de caso, e métodos intervencionistas, aplicados nas entrevistas e na investigação ativa, podendo corroborar as hipóteses levantadas e contribuir para um maior conhecimento nesta área de estudo.
- As novas tecnologiasPublication . Bento, Carlos Jorge Almeida; Dinis, Paulo Alexandre dos SantosO presente documento para obtenção do grau de mestre em Design de Produto aborda a temática da utilização das novas tecnologias digitais e em que medida a sua utilização pode beneficiar a metodologia projetual das empresas. Deste modo, através da realização de um estágio académico de índole profissional realizado na empresa Carpintaria Sucupira (CS), foram recolhidos dados relativos à metodologia projetual da empresa, sendo que a principal intenção da investigação será apresentar uma proposta inovadora, com o intuito de otimizar as estratégias utlizadas pela empresa, aquando da apresentação do projeto ao cliente, com recurso às novas tecnologias digitais. Assim, será realizado um estudo de caso em que se visa compreender de que forma é que as novas tecnologias podem melhorar a apresentação dos projetos aos clientes. Para isto, foram definidos três objetivos gerais: (i) Definir estratégias que contribuam para a otimização do processo de projeção da empresa; (ii) Compreender de que forma é que as novas tecnologias são vantajosas para a indústria do mobiliário; e (iii) Reconhecer de que forma as competências adquiridas no ciclo de estudos promovem o desenvolvimento profissional do estudante aquando do desenvolvimento de projetos. Perante esta situação foram também selecionados alguns instrumentos de recolha de dados, quer intervencionistas, quer não intervencionistas, sendo eles: aplicação de entrevistas e pesquisa e análise documental.
- Design na saúdePublication . Trovisco, Teresa Daniela Silvestre; Dinis, Paulo Alexandre dos SantosO projeto aborda a problemática das doenças crónicas respiratórias, mais especificamente doenças como a asma, alergias e doenças que afetam o foro nasal. Pretendeu-se encontrar uma solução que ajude os pacientes a controlar e a melhorar os sintomas da doença e as condições externas que influenciam a mesma. De uma forma autónoma, os pacientes podem assim aumentar a sua qualidade de vida ao lidarem melhor com a sua doença e ao disponibilizarem informações concretas ao seu médico especialista. Para isso são utilizadas as tecnologias emergentes de robótica e inteligência artificial como ferramenta fundamental para encontrar e desenvolver, em parceria com o design de produto, soluções precisas e personalizadas para uma doença mutável e permanente. Recorrendo à revisão da literatura e à consulta de especialistas, aprofundou-se o conhecimento destas patologias, compreendendo o que são e quais as soluções existentes para estes problemas, bem como a pertinência da atuação do design de produto dentro desta área; averiguou-se, junto de pacientes, quias são as condições, necessidades e dificuldades reais que enfrentam; perceber a evolução no setor da saúde e de que forma se vai transformar com a introdução das novas potencialidades tecnológicas como forma de compreender a doença, o paciente, o mercado e a quais as expectativas do público para este setor. As metodologias de investigação utilizadas incluem revisão literária e recolha de estatísticas, análise de equipamentos similares e de tecnologias aplicáveis nesta especialidade, e inquéritos aos pacientes com estas doenças que irão culminar numa formulação de personas. São também utilizados recursos para a definição de problema, nomeadamente, storyworld, mind map, proposition, stakeholders, swot, storyboard, visão de proposta de valor, business model canvas e blueprint de serviços, assim como compreender o problema e o público, identificar parceiros, recursos disponíveis, áreas de atuação, e definir soluções para gerar novas ideias. Para o desenvolvimento do conceito foram elaborados esquemas, desenhos, e simulações 3D que culminaram num protótipo. Com este projeto desenvolveu-se um equipamento capaz de melhorar a qualidade de vida e o dia-a-dia destes pacientes. Com esse objetivo foram elaboradas soluções de dispositivos inteligentes capazes de compreender a doença e a sua envolvente, melhorando a eficácia do tratamento através de um conjunto de atuações em diversas frentes, elevando o tratamento para lá da solução farmacológica convencional.
- Mobilidade aérea interurbana de passageirosPublication . Andrade, Mário Mak Pedro; Marcelino, José Rui de Carvalho MendesO aumento exponencial da população mundial traduz-se numa expansão massiva das cidades e grandes centros urbanos, existindo consequentemente cada vez mais tráfego e poluição. A abertura do espaço aéreo para um novo modo de transporte elétrico, constitui uma provável solução. É neste contexto que se inserem os conceitos emergentes de aeronaves VTOL (Vertical Take-Off and Landing) e, de entre estas, as eVTOL, que se destacam pelo recurso à propulsão elétrica, menos poluente. A longo prazo, este tipo de veículos poderá também contribuir para a diminuição da poluição emitida pela indústria aeronáutica, atualmente responsável por 2% das emissões de CO2. Nesta dissertação de Mestrado, de natureza teórico-prática, foi desenvolvida uma proposta de veículo aéreo autónomo de passageiros para médias distâncias, que responde ao atual contexto da mobilidade aérea interurbana. O desenvolvimento do projeto assenta numa metodologia mista de base qualitativa, intervencionista e não intervencionista. Para tal, foi realizada uma pesquisa mais aprofundada nesta temática, uma análise de estudo de casos, aplicada a conceitos já existentes, e a elaboração de um projeto de design iterativo, com o apoio de especialistas na área. No final, foi construído um modelo representativo do projeto, para testar e avaliar o aspeto formal e funcional - incluindo modo de voo - desta proposta de design. De forma a complementar o transporte de pessoas, foi elaborado um serviço, que não só facilita a deslocação até às instalações da aeronave, como a aquisição dos bilhetes
- Design de produto aplicado à área da higiene oralPublication . Henriques, Guilherme Ramos; Dinis, Paulo Alexandre SantosA presente investigação insere-se na área de Design de Produto no sector da higiene oral, mais propriamente, no redesenho dos tubos das pastas dentífricas. As pastas de dentes são um objeto de uso diário, presente no quotidiano de toda a população. Este objeto, apesar de ter sofrido algumas alterações ao longo do tempo – introdução de pastas sólidas, objetos de auxílio à remoção da pasta do interior do tubo, formato do mesmo, entre outros – ainda não é um objeto que responda às necessidades do consumidor e do meio ambiente de forma eficaz e sustentável. Do ponto de vista do utilizador, o manuseamento do objeto – tubo de pasta de dentes – não é completamente eficaz. Para além disso, acaba por acarretar uma maior despesa, ao implicar a compra de mais do que o necessário. O desperdício, quer de material, recursos e do próprio conteúdo em si, é também desproporcional e necessita de intervenção urgente. Como tal, a intervenção do Design nesta área, enquanto disciplina, pode tornar estes pequenos – mas tão importantes – objetos mais funcionais, rentáveis e contribuir para uma redução de custos, associados ao desperdício gerado pela indústria e consumo. Consequentemente, a pegada ecológica do sector e dos indivíduos pode ser diminuida, tornando estes tubos de pasta de dentes mais sustentáveis e melhorar a experiência da sua utilização. Este projeto de final de Mestrado baseia-se em metodologias não intervencionistas e intervencionistas de base qualitativa. A investigação ativa é também aplicada no desenvolvimento do projeto e do protótipo e os principais objetivos a alcançar são o aproveitamento da pasta dentífrica na sua totalidade e a eliminação de material e embalagens excessivas e desnecessárias. Um outro objetivo é a sensibilização da população para um consumo responsável e para o uso de embalagens mais sustentáveis.
- A empatia no designPublication . Casaca, Maria Inês de Oliveira; Almendra, Rita Assoreira; Pereira, João Batalheiro, coorientadorEsta investigação incide sobre o valor da empatia no Design para a compreensão e caracterização do problema social da experiência da pessoa idosa no contexto de institucionalização em ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas), e para o redesenho da interação partilhada entre a pessoa idosa, o cuidador, e dos múltiplos elementos que compõe essa experiência. A pertinência do tema escolhido prende-se com as tendências demográficas atuais, que demostram de forma inequívoca que somos uma sociedade envelhecida. Como tal, achou-se apropriado direcionar a intervenção para as questões do bem-estar e da perceção socialmente adquirida sobre a figura da pessoa idosa, tentando adequar-se o contributo social às necessidades impostas pela realidade que se vive. Naturalmente, a qualidade da interação entre o cuidador e o idoso influencia a qualidade do serviço prestado e, consequentemente, o bem-estar das duas partes que coexistem no mesmo ambiente. Neste sentido, pretende-se tratar sobretudo a importância da compreensão das necessidades, dos tempos e do valor da pessoa idosa, ativando cuidadores conscientes, motivados durante o exercício das suas funções e direcionados para responder em primeiro lugar às necessidades do utente. Através de uma metodologia mista intervencionista e não intervencionista, de base qualitativa, com alguns dados tratados quantitativamente, esta investigação propõe-se a analisar a experiência da pessoa idosa na ERPI e a compreender a sua relação/ interação com o cuidador assim como com os restantes elementos que compõe o contexto da instituição numa forma de exploração da amplitude do conceito de Design. Apesar de se privilegiar o Design Empático enquanto área fundamental desta investigação, apenas será possível um redesenho eficaz desta experiência partilhada através da conjugação com o design de ambientes, serviços, produto e comunicação. Espera-se demonstrar o valor que a intervenção do Design pode ter no sentido do contributo social, ao desenvolver um conjunto de estratégias que facilitem o relacionamento empático e a qualidade da interação humana entre a pessoa idosa e o cuidador formal, potenciando a melhoria do serviço prestado e o bem-estar das duas partes.