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Authors
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Abstract(s)
É geralmente aceite que a avaliação educacional é uma disciplina emergente, de
natureza científica, capaz de produzir conhecimento acerca das realidades sociais e de
formular juízos acerca do valor e do mérito de um determinado ente. A principal
finalidade deste artigo foi produzir reflexões que pudessem contribuir para o
desenvolvimento teórico e prático da avaliação em educação. Neste sentido foram tidas
em conta a diversidade de abordagens, perspectivas e teorias referidas na literatura e a
própria experiência do autor no domínio da avaliação. No essencial foram discutidas
três questões: a) a existência de uma grande diversidade de abordagens de avaliação e a
necessidade de um discernimento pragmático que promova práticas mais úteis, mais
consistentes e mais credíveis; b) o contributo que a avaliação orientada pela teoria
pode dar para clarificar e integrar uma variedade de abordagens próximas das
perspectivas objectivistas; e c) a relevância das práticas e das experiências vividas pelos
avaliadores e pelos participantes no enriquecimento teórico e prático das avaliações,
agregando as abordagens mais subjectivistas.
Entre as reflexões e conclusões apresentadas devem destacar-se a necessidade de se
consolidar a avaliação como disciplina científica, rejeitando a ideia de que se trata de
uma mera aplicação dos métodos das ciências sociais, a importância de se considerar
que a teoria e a prática são fontes complementares de produção de conhecimento, a
relevância da participação das pessoas nos processos de avaliação e a importância da
integração de perspectivas e de abordagens como forma de contrariar certas avaliações
modernas que não propõem mais do que uma certa domesticação da forma de reflectir
dos avaliadores acerca do que funciona e do que não funciona na hora de melhorar o
que quer que seja.
Description
Keywords
Avaliação educacional Teoria da avaliação Abordagens de avaliação Epistemologia da avaliação Práticas de avaliação Metodologia da avaliação
Pedagogical Context
Citation
Fernandes, D. (2010). Acerca da articulação de perspectivas e da construção teórica em avaliação educacional. In M. T. Esteban e A. J. Afonso (Orgs.), Olhares e interfaces: Reflexões críticas sobre a avaliação, pp. 15-44. São Paulo: Cortez.
