Publication
Acerca da articulação de perspectivas e da construção teórica em avaliação educacional
| dc.contributor.author | Fernandes, Domingos | |
| dc.date.accessioned | 2012-03-29T10:23:11Z | |
| dc.date.available | 2012-03-29T10:23:11Z | |
| dc.date.issued | 2010 | |
| dc.description.abstract | É geralmente aceite que a avaliação educacional é uma disciplina emergente, de natureza científica, capaz de produzir conhecimento acerca das realidades sociais e de formular juízos acerca do valor e do mérito de um determinado ente. A principal finalidade deste artigo foi produzir reflexões que pudessem contribuir para o desenvolvimento teórico e prático da avaliação em educação. Neste sentido foram tidas em conta a diversidade de abordagens, perspectivas e teorias referidas na literatura e a própria experiência do autor no domínio da avaliação. No essencial foram discutidas três questões: a) a existência de uma grande diversidade de abordagens de avaliação e a necessidade de um discernimento pragmático que promova práticas mais úteis, mais consistentes e mais credíveis; b) o contributo que a avaliação orientada pela teoria pode dar para clarificar e integrar uma variedade de abordagens próximas das perspectivas objectivistas; e c) a relevância das práticas e das experiências vividas pelos avaliadores e pelos participantes no enriquecimento teórico e prático das avaliações, agregando as abordagens mais subjectivistas. Entre as reflexões e conclusões apresentadas devem destacar-se a necessidade de se consolidar a avaliação como disciplina científica, rejeitando a ideia de que se trata de uma mera aplicação dos métodos das ciências sociais, a importância de se considerar que a teoria e a prática são fontes complementares de produção de conhecimento, a relevância da participação das pessoas nos processos de avaliação e a importância da integração de perspectivas e de abordagens como forma de contrariar certas avaliações modernas que não propõem mais do que uma certa domesticação da forma de reflectir dos avaliadores acerca do que funciona e do que não funciona na hora de melhorar o que quer que seja. | por |
| dc.identifier.citation | Fernandes, D. (2010). Acerca da articulação de perspectivas e da construção teórica em avaliação educacional. In M. T. Esteban e A. J. Afonso (Orgs.), Olhares e interfaces: Reflexões críticas sobre a avaliação, pp. 15-44. São Paulo: Cortez. | por |
| dc.identifier.isbn | 978-85-249-1623-6 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/5788 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Cortez Editora | por |
| dc.subject | Avaliação educacional | por |
| dc.subject | Teoria da avaliação | por |
| dc.subject | Abordagens de avaliação | por |
| dc.subject | Epistemologia da avaliação | por |
| dc.subject | Práticas de avaliação | por |
| dc.subject | Metodologia da avaliação | por |
| dc.title | Acerca da articulação de perspectivas e da construção teórica em avaliação educacional | por |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | São Paulo, Brasil | por |
| oaire.citation.endPage | 160 | por |
| oaire.citation.startPage | 115 | por |
| oaire.citation.title | Olhares e interfaces: Reflexões críticas sobre a avaliação | por |
| person.familyName | Fernandes | |
| person.givenName | Domingos | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-3713-6484 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 36778528400 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | bookPart | por |
| relation.isAuthorOfPublication | d81bcec3-5242-4554-b5bb-49e5af0ca2b7 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d81bcec3-5242-4554-b5bb-49e5af0ca2b7 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Acerca da articulação de perspectivas.pdf
- Size:
- 624.93 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.2 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
