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Acerca da articulação de perspectivas e da construção teórica em avaliação educacional

dc.contributor.authorFernandes, Domingos
dc.date.accessioned2012-03-29T10:23:11Z
dc.date.available2012-03-29T10:23:11Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractÉ geralmente aceite que a avaliação educacional é uma disciplina emergente, de natureza científica, capaz de produzir conhecimento acerca das realidades sociais e de formular juízos acerca do valor e do mérito de um determinado ente. A principal finalidade deste artigo foi produzir reflexões que pudessem contribuir para o desenvolvimento teórico e prático da avaliação em educação. Neste sentido foram tidas em conta a diversidade de abordagens, perspectivas e teorias referidas na literatura e a própria experiência do autor no domínio da avaliação. No essencial foram discutidas três questões: a) a existência de uma grande diversidade de abordagens de avaliação e a necessidade de um discernimento pragmático que promova práticas mais úteis, mais consistentes e mais credíveis; b) o contributo que a avaliação orientada pela teoria pode dar para clarificar e integrar uma variedade de abordagens próximas das perspectivas objectivistas; e c) a relevância das práticas e das experiências vividas pelos avaliadores e pelos participantes no enriquecimento teórico e prático das avaliações, agregando as abordagens mais subjectivistas. Entre as reflexões e conclusões apresentadas devem destacar-se a necessidade de se consolidar a avaliação como disciplina científica, rejeitando a ideia de que se trata de uma mera aplicação dos métodos das ciências sociais, a importância de se considerar que a teoria e a prática são fontes complementares de produção de conhecimento, a relevância da participação das pessoas nos processos de avaliação e a importância da integração de perspectivas e de abordagens como forma de contrariar certas avaliações modernas que não propõem mais do que uma certa domesticação da forma de reflectir dos avaliadores acerca do que funciona e do que não funciona na hora de melhorar o que quer que seja.por
dc.identifier.citationFernandes, D. (2010). Acerca da articulação de perspectivas e da construção teórica em avaliação educacional. In M. T. Esteban e A. J. Afonso (Orgs.), Olhares e interfaces: Reflexões críticas sobre a avaliação, pp. 15-44. São Paulo: Cortez.por
dc.identifier.isbn978-85-249-1623-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/5788
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCortez Editorapor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectTeoria da avaliaçãopor
dc.subjectAbordagens de avaliaçãopor
dc.subjectEpistemologia da avaliaçãopor
dc.subjectPráticas de avaliaçãopor
dc.subjectMetodologia da avaliaçãopor
dc.titleAcerca da articulação de perspectivas e da construção teórica em avaliação educacionalpor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulo, Brasilpor
oaire.citation.endPage160por
oaire.citation.startPage115por
oaire.citation.titleOlhares e interfaces: Reflexões críticas sobre a avaliaçãopor
person.familyNameFernandes
person.givenNameDomingos
person.identifier.orcid0000-0002-3713-6484
person.identifier.scopus-author-id36778528400
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublicationd81bcec3-5242-4554-b5bb-49e5af0ca2b7
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