Loading...
Research Project
Centre for History of the University of Lisbon
Funder
Authors
Publications
Gentes do saber: mestres medievais portugueses
Publication . Norte, Armando
De Córdova a Meca: a peregrinação dos letrados no al-Andalus do século XI
Publication . Miranda, Ana
A peregrinação a Meca – hajj – é um dos pilares do islão, um dever que todo o crente adulto, saudável e com recursos deve cumprir, pelo menos, uma vez na vida. A confluência de muçulmanos de diferentes origens para o centro terreno e espiritual do mundo islâmico reforça a identidade colectiva, ao mesmo tempo que, na óptica do crente, propicia a salvação da alma. Também os muçulmanos do al-Andalus, no extremo ocidente da dar al-Islam, cumpriram este preceito, sendo a peregrinação dos letrados a melhor documentada. O presente trabalho pretende ser uma aproximação simultaneamente quantitativa e qualitativa ao estudo do hajj dos sábios andaluzes durante o século XI, período em que se inscrevem três grandes reconfigurações políticas: a crise da fase final do califado omíada do al-Andalus, sedeado em Córdova, e consequente guerra civil; a
fragmentação em dezenas de reinos independentes – taifas – e, finalmente, a conquista almorávida. Pretende-se, pois, aferir como a peregrinação a Meca dos sábios do al-Andalus reflecte, neste período, as concepções de identidade e de salvação associadas a esse mesmo ritual, correlacionando o cumprimento do hajj quer com as mutações políticas então experienciadas, quer com a evolução, as motivações e as idiossincrasias
do grupo em causa.
"Iphigenia among the taurians", a homeless Iphigenia
Publication . Rodrigues, Nuno Simões, 1968-
This essay reflects on the condition of Iphigenia as a Greek woman exiled in a barbarian land, compounded by her situation as a single woman without children, city, or homeland. In short, Euripides' Iphigenia seems to embody the condition of any woman under the status of a servant in a foreign land in Classical Antiquity.
Toledot Yeshu as a framework of identity resistance. The Portuguese case: text and context (sixteenth–seventeenth centuries)
Publication . Tavim, José Alberto R. Silva
This essay focuses on extracts from Toledot Yeshu (Stories of Jesus) revealed in the trials of the Portuguese Inquisition from the sixteenth and seventeenth centuries. Considering explicit and longer versions, as well as allusions that seem to point to the Jewish story of Jesus or other texts opposing Christianity, this paper aims to understand why they were used, and in what context, and explain their utilization across time. Additionally, it also seeks to highlight how extracts from Toledot Yeshu were used in speeches of identity defense that were part of the cultural heritage of Jews in the Iberian Peninsula on the eve of the general expulsions in the late fifteenth century.
Dêxa Puíta Sócó(m)pé. Música em São Tomé e Príncipe: do colonialismo à independência
Publication . Chambel, Magdalena Bialoborska
Dêxa puíta sócó(m)pé. Música em São Tomé e Príncipe, do colonialismo à independência aborda as transformações do universo musical em São Tomé e Príncipe desde meados do século XIX, época da recolonização das ilhas e da construção de roças de café e cacau, até à década de 1990. A apresentação da realidade política, social, económica e cultural do arquipélago no período colonial e nos primeiros anos da independência serve de pano de fundo para a análise da atividade musical de vários grupos socioculturais – ilhéus, portugueses, trabalhadores contratados e seus descendentes – que habitavam o arquipélago. Uma atenção especial é dada às fronteiras – linhas que separam, visíveis e invisíveis –, que se deslocaram e se alteraram ao longo do período em apreço. A sua dinâmica, resultante da conjuntura local e internacional, refletiu-se na sociedade e, consequentemente, na música dos habitantes do arquipélago.
A construção do corpus de estudo – através da recolha de gravações da música, revisão da imprensa, consulta de materiais de arquivo, escritos e visuais, e realização de entrevistas – foi o ponto de partida para a descrição e a análise da música criada, recriada e interpretada nas ilhas. A contextualização proposta evidencia que o universo musical de um determinado território é dinâmico e reflete a sua situação política e social, mas não depende só dela. Embora resultando de circunstâncias várias, a música tem não só uma lógica própria, mas igualmente a capacidade de mobilizar para mudanças sociopolíticas.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
6817 - DCRRNI ID
Funding Award Number
UIDP/04311/2020