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Abstract(s)
Dêxa puíta sócó(m)pé. Música em São Tomé e Príncipe, do colonialismo à independência aborda as transformações do universo musical em São Tomé e Príncipe desde meados do século XIX, época da recolonização das ilhas e da construção de roças de café e cacau, até à década de 1990. A apresentação da realidade política, social, económica e cultural do arquipélago no período colonial e nos primeiros anos da independência serve de pano de fundo para a análise da atividade musical de vários grupos socioculturais – ilhéus, portugueses, trabalhadores contratados e seus descendentes – que habitavam o arquipélago. Uma atenção especial é dada às fronteiras – linhas que separam, visíveis e invisíveis –, que se deslocaram e se alteraram ao longo do período em apreço. A sua dinâmica, resultante da conjuntura local e internacional, refletiu-se na sociedade e, consequentemente, na música dos habitantes do arquipélago.
A construção do corpus de estudo – através da recolha de gravações da música, revisão da imprensa, consulta de materiais de arquivo, escritos e visuais, e realização de entrevistas – foi o ponto de partida para a descrição e a análise da música criada, recriada e interpretada nas ilhas. A contextualização proposta evidencia que o universo musical de um determinado território é dinâmico e reflete a sua situação política e social, mas não depende só dela. Embora resultando de circunstâncias várias, a música tem não só uma lógica própria, mas igualmente a capacidade de mobilizar para mudanças sociopolíticas.
Description
Keywords
São Tomé e Príncipe África - Música
Pedagogical Context
Citation
Chambel, Magdalena Bialoborska, Dêxa Puíta Sócó(m)pé. Música em São Tomé e Príncipe: do colonialismo à independência. Lisboa: Centro de História da Universidade de Lisboa, 2022.
Publisher
Centro de História da Universidade de Lisboa