Loading...
8 results
Search Results
Now showing 1 - 8 of 8
- A Review of Self-regulated Learning in TELEsPublication . Veiga Simão, Ana; Duarte, Fátima; Ferreira, PaulaIn this review on SRL in technology-enhanced learning environments (TELEs), a vast research on the recent and current studies shall be presented in an attempt to clarify what SRL is and if and how TELEs can have an impact on this approach on learning. The roles of the teacher and learner in this type of learning environment shall also be presented so as to sum up the important characteristics and responsabilities of each participant. Finally, a summary of different TELEs shall be described in order to provide exemplification for the theoretical propositions that are mentioned in this review.
- Propriedades Psicométricas do TELESTUDENTS-SRL. Implicações nas percepções dos alunosPublication . Ferreira, Paula; Veiga Simão, Ana; da Silva, Adelina Lopes; Ferreira, Aristides I.; Duarte, FátimaEste estudo procura apresentar as características psicométricas do questionário TELESTUDENTS-SRL. De acordo com as dimensões obtidas na análise, pretende-se descrever as opiniões dos alunos face às dimensões relacionadas com os ambientes de aprendizagem tecnologicamente enriquecidos (AATE) e saber se o AATE promovem a auto-regulação da aprendizagem. Para além disso, pretende-se saber se os recursos tecnológicos são importantes para o desempenho e para a aprendizagem. Este estudo integrou uma amostra (N=153) de estudantes de língua inglesa que obtiveram formação prévia acerca das potencialidades dos AATE para a aquisição do inglês como segunda língua. Estudos psicométricos mostram uma estrutura factorial ancorada em seis dimensões distintas (com 66% do total da variância explicada e alfas de Cronbach superiores a 75) que avaliam fases e componentes importantes da aprendizagem auto-regulada. Tal como esperado, os resultados mostraram ausência de diferenças significativas para as variáveis de caracterização socio-demográficas estudadas. Em todas as dimensões, os estudantes revelaram que este ambiente de aprendizagem ajudou-os no processo de auto-regulação (os valores médios variam entre 3.84 e 4.17 numa escala de 0 a 5 pontos). A análise dos resultados sugere novas reflexões par o desenvolvimento do questionário.
- NING: uma oportunidade de construção de trabalho de projectoPublication . Miranda, Guilhermina Lobato; Huisman, Ana; Santos, José Paulo; Rijo, Catarina; Santos, Afonso; Ramos, Francisco Nuno; Santos, Maria de Fátima; Silva, Cristina; Monteiro, Elvira; Veiga Simão, AnaEste artigo refere uma experiência em curso no ensino superior que está a usar uma metodologia de projecto e uma estratégia de tipo b-learning com recurso a ferramentas da Web 2.0, nomeadamente a Projectic, construída com base no NING, serviço que permite criar redes sociais. A criação deste ambiente virtual tem como finalidade construir um espaço de partilha de recursos sobre a metodologia de trabalho de projecto e da auto-regulação da aprendizagem. Desejamos que da iniciativa de um grupo, consigamos construir uma comunidade virtual de aprendizagem, tal como é defendida por Garrison & Anderson (2005) e posteriormente uma comunidade de prática (Wenger, 1998).
- Continuing vocational training in local government in Portugal, 2000-05. What has changed?Publication . Cabrito, Belmiro; Veiga Simão, Ana; Alves, Mariana Gaio; Almeida, AntónioLocal government in Portugal had a good opportunity to modernise through the Programa de Formação para as Autarquias Locais (Foral) [Training programme for local authorities], implemented between 2000 and 2005. Substantial financial resources were made available through the programme to retrain local government human resources in order to improve coordination between services, respond to requests from local inhabitants, and equip municipalities with technical and human resources. The programme was in operation for six years and its development and outcomes can now be assessed. Starting from an analysis of local authority ‘social balance sheets’ in two key years (2000 and 2005) and from information obtained as part of a process for assessing the impact of the Foral programme (2006), some of the changes brought about in local government due to the effects of the programme are presented and discussed.
- A aprendizagem estratégica : construção e avaliação de uma intervenção em estratégias de aprendizagem integrada no currículo escolarPublication . Veiga Simão, Ana; Silva, Adelina Lopes da, 1945-; Estrela, Maria Teresa, 1936-Para além de ser uma fonte de informação, uma das tarefas fundamentais da escola é dotar os alunos de estratégias de que lhes permitam reelaborar, transformar, contrastar e reconstruir criticamente os conhecimentos que vão adquirindo, ou seja, apostar no conhecimento estratégico. Em nosso entender, ajudar a estruturar a tarefa fundamental do professor - que o seu aluno aprenda e aprenda a aprender - é hoje uma das linhas chave da investigação em educação. Neste quadro, construir e avaliar uma intervenção em estratégias de aprendizagem, desenhada para ser aplicada no último ano da escolaridade obrigatória foi a meta principal deste estudo. Para além do trabalho de intervenção com os alunos, tendo em vista potencializar estratégias cognitivas, metacognitivas e motivacionais desenvolvemos uma acção formativa com os professores, visando estimular uma atitude reflexiva, activa e construtiva. O interesse científico em validar esta intervenção prende-se com a importância de a equacionar em contextos reais, podendo analisar-se o sentido da mudança efectuada e confrontá-la com o corpo de conhecimentos científicos existentes. Os resultados da primeira etapa - análise dos fundamentos teóricos, legislativos e estudo prévio das opiniões dos professores - constituíram o material de base para a fundamentação da proposta de intervenção e formação. O dispositivo de avaliação da intervenção assentou na comparação de três grupos "intactos", num desenho quasi-experimental. A intervenção pretendeu fomentar nos alunos uma regulação consciente e deliberada da sua acção. Evitando o ensino de técnicas de estudo de forma mecânica, ensinaram-se estratégias de aprendizagem em contextos em que elas resultassem funcionais, fomentou-se um clima de aula propício à reflexão, à dúvida e à pesquisa e equacionaram-se situações que ajudassem à transferência das estratégias de aprendizagem. Ajudar os professores a tomarem consciência dos processos que utilizam quando ensinam e a compreender os seus efeitos ajudando-os assim a controlar os seus processos mentais e a aumentar o conhecimento sobre o seu próprio funcionamento cognitivo foram os objectivos da formação. A investigação mostrou a possibilidade de utilização das estratégias de aprendizagem em sala de aula e integradas no currículo normal. Os resultados, de natureza vária, levaram-nos a uma reflexão final organizada em tomo de três questões: a) necessidade de formar professores em estratégias de aprendizagem; b) alunos em interacção ensino-aprendizagem e c) aconselhamento educacional em estratégias de aprendizagem.
- Learning in technology enhanced learning environments: Coming to grasps with the assessment of the complexity of the self-regulated learning process in technology-enhanced learning environmentsPublication . Veiga Simão, Ana; Duarte, Maria de Fátima; Ferreira, PaulaThe technological development of the twenty-first century has opened more interesting, powerful and attractive information sources and endless possibilities for technological enriched learning environment (TELEs) development. In these environments, the selfregulated learning (SRL) construct has been relevant and useful for the understanding of the process and attitudes that learners adopt when acquiring and developing knowledge and competencies. In light of this, the aim of this study is to present our methodological options that allowed us to capture the complexity of the self-regulating learning process in a TELE. More specifically we will present an assessment method for SRL s competencies that includes observation, a semi-strutured interview and stimulation recall,, in Web based task as well as the psychometric results of the TELESTUDENT- SRL questionnaire which allowed us to propose a new version of the instrument. With this aim we expect to contribute to the assessment of how SRL occurs in TELEs.
- Prevenção da violência entre pares/promoção da convivência nas escolas – um projecto colaborativoPublication . Freire, Isabel; Veiga Simão, Ana; Caetano, Ana; Sousa Ferreira, Ana Maria; Cardoso, Ana; Gouveia, SérgioNeste artigo apresentamos um projecto iniciado em 2004. Pretendendo-se estudar a problemática da violência entre pares na escola, este projecto inscreve-se numa perspectiva de educação para a paz e de construção de um clima de bem-estar e convivência nas escolas. Tem como princípio orientador o da colaboração entre as universidades e as escolas. O seu desenvolvimento, em contextos escolares diversos, organiza-se em duas fases distintas, que aqui vamos apresentar. Também referiremos os principais resultados de cada uma delas e dos subprojectos que lhe dão corpo, até agora produzidos.
- Contextos e Processos de Mudança dos ProfessoresPublication . Veiga Simão, Ana; Caetano, Ana; Flores, Maria AssunçãoNeste artigo apresenta-se uma proposta de um modelo para a compreensão e análise da mudança do professor com base em resultados de três estudos empíricos realizados em Portugal. Partindo da perspectiva da complexidade, a mudança é encarada como um processo que implica simultaneamente factores contextuais, que podem ou não ser sustentados por estruturas formativas, e factores pessoais associados à aprendizagem e ao desenvolvimento profissional no local de trabalho.