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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo procura apresentar as características psicométricas do questionário TELESTUDENTS-SRL. De acordo com as dimensões obtidas na análise, pretende-se descrever as opiniões dos alunos face às dimensões relacionadas com os ambientes de aprendizagem tecnologicamente enriquecidos (AATE) e saber se o AATE promovem a auto-regulação da aprendizagem. Para além disso, pretende-se saber se os recursos tecnológicos são importantes para o desempenho e para a aprendizagem. Este estudo integrou uma amostra (N=153) de estudantes de língua inglesa que obtiveram formação prévia acerca das potencialidades dos AATE para a aquisição do inglês como segunda língua. Estudos psicométricos mostram uma estrutura factorial ancorada em seis dimensões distintas (com 66% do total da variância explicada e alfas de Cronbach superiores a 75) que avaliam fases e componentes importantes da aprendizagem auto-regulada. Tal como esperado, os resultados mostraram ausência de diferenças significativas para as variáveis de caracterização socio-demográficas estudadas. Em todas as dimensões, os estudantes revelaram que este ambiente de aprendizagem ajudou-os no processo de auto-regulação (os valores médios variam entre 3.84 e 4.17 numa escala de 0 a 5 pontos). A análise dos resultados sugere novas reflexões par o desenvolvimento do questionário.
Description
Keywords
Aprendizagem auto-regulada Tecnologia Ambiente de aprendizagem Avaliação
Pedagogical Context
Citation
Ferreira, P. C., Veiga Simão, A. M., da Silva, A. L., Ferreira, A. I., & Duarte, F. (2009). Propriedades psicométricas do Telestudents-SRL. Implicações nas percepções dos alunos. Psicologia, Educação e Cultura, 13(1), 33-54.
