Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Sogabe, Milton Terumitsu

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Gama, nº5 (Jan./Jun. 2015)
    Publication . Queiroz, João; Silva, Kleber José da; Rodrigues, Maria Regina; Radulescu De Barrio De Mendoza, Mihaela; Herberto, Luís; Sogabe, Milton Terumitsu; Lopes, Almerinda; Brächer, Andréa; López Páez, M. Montserrat; Trentini Carneiro, Fernanda Maria; Barachini, Teresinha; Nogueira, Cícero de Brito; Pelayo, Raquel; Dias Da Fonseca, Maria Teresa; Figueiredo Vieira Da Cunha, Eduardo; Valesini, María Silvina; Baptistella, Rosana; Saá, Beatriz Suárez; Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira; Frazão, Carla Maria Reis Vieira; Adsuara, Manuel; Paim, Ivana Soares; Almeida De Mello, Júlia; Loeck Hernández, Juan; Prieto, Margarida P.
    A revista Gama prossegue o aprofundamento da sua linha editorial específica e dentro do projeto mais alargado de desafiar criadores a debaterem e apresentar a obra de outros criadores, dentro do espaço descentrado que é o universo dos idiomas ibéricos. Trata-se de, dentro deste tema mais abrangente, revisitar arquivos, autores de épocas um pouco recuadas, de resgatar do esquecimento o património que existe e urge apresentar, discutir, colocar em ação, fazer funcionar, pela voz dos artistas. A arte necessita de ser ativada por intermédio do pensamento, e com ele, do discurso. Há vozes silenciosas que aguardam olhos, ouvidos, inquietações, deslumbramentos. Quando uma peça é descoberta é como se voltasse a ser feita: esse é o paradoxo do documento. A arte é vestígio e ao mesmo tempo universalidade, eternidade. É local e total. É sempre, em simultâneo, sem contradição, facto e possibilidade, presença e ausência. Os vinte e quatro artigos apresentados neste número cinco da Revista Gama oferecem outros tantos pontos de vista sobre os discursos artísticos. Recupera-se obra desconhecida, mostram-se obras, descobrem-se autores desaparecidos. Aqui a arte depositou-se, precipitou-se, tornou-se visível ao resgate. O resgate, operação de amor, é feito por artistas. Os públicos estão no futuro, à nossa espera.