Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
72.37 KB | JPEG | |||
4.43 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A revista Gama prossegue o aprofundamento da sua linha editorial especĂfica e dentro do projeto mais alargado de desafiar criadores a debaterem e apresentar a obra de outros criadores, dentro do espaço descentrado que Ă© o universo dos idiomas ibĂ©ricos. Trata-se de, dentro deste tema mais abrangente, revisitar arquivos, autores de Ă©pocas um pouco recuadas, de resgatar do esquecimento o patrimĂłnio que existe e urge apresentar, discutir, colocar em ação, fazer funcionar, pela voz dos artistas. A arte necessita de ser ativada por intermĂ©dio do pensamento, e com ele, do discurso. HĂĄ vozes silenciosas que aguardam olhos, ouvidos, inquietaçÔes, deslumbramentos. Quando uma peça Ă© descoberta Ă© como se voltasse a ser feita: esse Ă© o paradoxo do documento. A arte Ă© vestĂgio e ao mesmo tempo universalidade, eternidade. Ă local e total. Ă sempre, em simultĂąneo, sem contradição, facto e possibilidade, presença e ausĂȘncia. Os vinte e quatro artigos apresentados neste nĂșmero cinco da Revista Gama oferecem outros tantos pontos de vista sobre os discursos artĂsticos. Recupera-se obra desconhecida, mostram-se obras, descobrem-se autores desaparecidos. Aqui a arte depositou-se, precipitou-se, tornou-se visĂvel ao resgate. O resgate, operação de amor, Ă© feito por artistas. Os pĂșblicos estĂŁo no futuro, Ă nossa espera.
Description
Keywords
Arte Estudos ArtĂsticos PeriĂłdicos
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa