Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Gama, nº6 (Jul./dez. 2015)Publication . Queiroz, João; Freitas, Marcos Paulo Martins de; BRONZE, MANUELA; Arçari, André Nascimento; Pohlmann, Angela Raffin; Teixeira, Henrique Augusto Nunes; Silva, Joana Raquel Barroso de Carvalho e; Amarante, Joana Aparecida da Silveira do; Gobatto, Marcelo Roberto; Demarchi, Rita de Cássia; Rey Villaronga, Gonzalo José; Mata Piñeiro, Manuel; Kanaan, Helena Araújo Rodrigues; Reis, Jorge dos; Albuquerque, Isabel; Belo Gonçalves, Marcela; Jerônymo, Ciliani Celante Eloi; Simões, Diana Margarida Rocha; Wandekoken, Katler Dettmann; Sousa, Cinara Barbosa de; Nascimento, Cinthya Marques do; Maneschy, Orlando; Pinto, Paulo Emílio Macedo; Elias, Cláudia Dias; Fonseca, Lúcia; Robinson Achutti, Luiz Eduardo; Villeroy Corona, Marilice; Viruete, Joaquín EscuderCrescer na intervenção e na comunicação é um dos objetivos da Revista Gama, estudos artísticos. Promove-se a comunicação, formal, dentro das regras da comunicação académica, através de textos cuja característica comum é serem escritos por artistas, sobre a obra de outros artistas. Este foi o critério base que inspirou o projeto das iniciativas associadas ao Congresso CSO (criadores sobre outras obras), que já completou seis anos de disseminação. A Revista Gama singularizou-se por convocar artistas e obras que de algum modo estariam esquecidos, desconhecidos, ou ainda pouco divulgados. Obras cuja execução tem raízes em passados mais ou menos recentes, mas que pelo excesso de discursos na contemporaneidade, não obtiveram a divulgação desejada. Este é um propósito de intervenção no conhecimento patrimonial: as obras existem, foram executadas, enriquecem o nosso património, mas há que as fazer funcionar, dar a conhecer, aos outros artistas, aos especialistas, ao grande público. Assim se reuniram neste número 6 da Revista Gama vinte e quatro artigos originais, procurando-se, na sua sequência e articulação, algumas relações de pertinência e afinidade. Olhares sobre arquivos, sobre acervos, sobre coleções, conjuntos muitas vezes fechados e em perigo de esquecimento, ou de incompreensão: uma entrada discreta que se abre para o interior de uma câmara escura, que é um espaço cheio de imagens por revelar.
- :Estúdio, vol.10, nº28 (Out./Dez. 2019)Publication . Queiroz, João; Lopes, Almerinda; Hernández Simal, Iratxe; caseirao, armando; Rodríguez Cañestro, Sheila; Garcerá Ruiz, Javier; Cole, Ariane Daniela; Maneschy, Orlando; Stoco, Sávio Luis; Lesnovski, Ana Flávia Merino; Larín, Letícia; Cantalozella, Joaquim; Rodrigues, Teresa Palma; Padilla Machó, Oscar; Viruete, Joaquín Escuder; Linhares, Mário; Corujo, Cecília; Alberti, Raquel Sampaio; Esther Santamaría Fernández, AnaNunca como agora se conviveu com tanta invisibilidade: as imagens são hegemónicas, omnipresentes, e por isso invisíveis. Já não são dramáticas, são virais. São baratas, pervasivas, instantâneas. Aceites no seu valor micro, as imagens são monetizada, transformadas em liquidez. As imagens, cada vez mais visíveis, são por isso invisíveis. De certo modo poderemos acompanhar estas perplexidades na presente edição, onde os artistas são desafiados à visibilidade, através dos artigos aqui reunidos.
- :Estúdio, nº31 (Jul./Set. 2020)Publication . Queiroz, João Paulo; Davila-Rubio, Andrea; Silva, António Fernando; Peças, Cheila; Loureiro, Domingos; Meira, L.; Penedos-Santiago, Eliana; Martins, Nuno; Cáceres Flores, Isabel; Llobet, Jasmina; Pons, Luis; Viruete, Joaquín Escuder; Morell Rovira, Jordi; Perienes, Luísa; Ramón Soriano, Maria del Mar; Maneschy, Orlando; Barbosa, Maria Christina; Melin, Regina; Silva, Daniela Torres Gelly De Castro E; Valesini, María SilvinaA propósito dos 14 artigos apresentados no N. 31 da Revista Estúdio, apresenta-se uma perspetiva sintética e interrogadora sobre as formas da arte, interrogando a sua ancoragem agarrada à subjetividade. Esta entidade desfaz-se como ponto de vista, mas permite a representação, para uma abstração estética. A Arte na mole dos tempos é então uma forma agarrada a uma perspetiva, uma imagem na retina semantizada. O contexto é de perigo, na emergência ambiental, expondo uma arte que pode ser doente, com o mal reificado do capital. O desafio é alto, para uma superação na Arte contemporânea.
- :Estúdio, vol.5, nº10 (Jul./Dez. 2014)Publication . Ramos, José Artur; Queiroz, João; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Prieto, Margarida P.; Pereira, Teresa Matos; Ortega Centella, Visitación; Valesini, María Silvina; Almozara, Paula; Trindade, António Oriol; López Raso, Pablo; Assis, Ana Cláudia de; Latka, Joanna; Martínez-Salazar, Guillermo; Nascimento, Cinthya Marques do; Maneschy, Orlando; Cartaxo, Zalinda; Sáez-Pradas, Fernando; Radulescu De Barrio De Mendoza, Mihaela; Campos, Ana Paula de; Naranjo-Ferrari, José; Gonzaga, Ricardo Maurício; França, Cláudia; Betrán Torner, María; Makowiecky, Sandra; Viruete, Joaquín Escuder; Serra, RuiA relação entre a arte e a transcendência é imemorial. Uma sociedade interroga-se sobre a vida e a morte, desenvolve rituais e estabelece mediações através da oferta de objetos, de sacrifícios, de representações, de práticas funerárias, de comportamentos que não surgem da necessidade biológica, surgem da necessidade pensada, ou melhor, surgem do espírito. A questão estabelece-se entre o pensamento e as coisas. As coisas, o seu destino, o seu processo, o seu devir, têm regularidades, e irregularidades. Sobre as regularidades, como a quantidade, a permanência, a repetição, podemos estabelecer representações, ou relações de conhecimento. Sobre as irregularidades, percebidas como arbitrárias, que provocam incerteza, vida e morte, destinos indeterminados, podemos pensar uma determinação exterior, que nos transcende na duração e no conhecimento. Ao lançar “Deus” como tema deste número da revista Estúdio teve-se a perceção inteira da sua profundidade. A condição humana faz-se da representação da sua finitude, na mesma medida da grandeza do que a transcende. Assim foi, neste número, o tema do desafio lançado pela Estúdio. Adicionou-se este tema ao escopo que a revista Estúdio sempre tem apresentado, e que a distingue, ao solicitar aos artistas e criadores que apresentem as suas perspetivas sobre as obras de seus companheiros de profissão, colocando um ênfase no estudo de artistas que são menos conhecidos, e dando prioridade aos originários dos países abrangidos pelos idiomas da revista, português e espanhol. Este número 10 da Estúdio, dedicado ao tema Deus, é constituído por 19 artigos, selecionados a partir de 46 submissões, a que se adicionou um dossier editorial, perfazendo assim um total de 21 artigos e 1 entrevista.
- Gama, nº11 (Jan./Jun. 2018)Publication . Queiroz, João; Martí, Sandra Amelia; Rafael, Sónia; Grando, Angela; Wandekoken, Katler Dettmann; Rahim, Shakil Y.; Valente Pereira, Cristóvão; Garcia-Gil, Teresa Fernanda; Marfil-Carmona, Rafael; Lampert, Jociele; Oliveira Carvalho, Francione; Almozara, Paula; Rementeria, Iskandar; Sobral, Keyla Cristina Tikka; Maneschy, Orlando; Souza, João Wesley de; Oliveira, Elisabete Silva; Oliveira, Daniele Gomes de; Viruete, Joaquín Escuder; Cartaxo, Zalinda; Cova, MassimoA memória precisa dos que a motivam e dos que a visitam. Uns, criadores no seu tempo, escrevem as suas delicadas articulações sem saber o seu destino. Outros, nos tempos vindouros, tentam captar a intentio auctoris sabendo que ela se esconde no tecido da criação, nos processos dos artistas. Estes talvez possam ter um ponto de vista que acrescenta algo de novo á matéria do conhecimento. A cultura, a memória dos outros, é também a nossa memória, aqui considerada em perigo. Para salvaguardar a memória pode-se revisitá-la, registá-la, criticá-la, revivê-la. Os espaços discursivos não são assim tantos, mas decerto que a Revista Gama é um deles: aqui se guardam visitas a criadores, se anotam e registam, aqui se resiste. Assim se convocam os artigos que compõem este número da revista Gama. O objetivo é presente: criar discursos de salvaguarda das propostas artísticas mais ou menos dispersas, mais ou menos em perigo, mais ou menos em desligamento. São reativações, renovações de olhares, releituras