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- Formação Educacional e Tecnológica. Uma Análise dos Avanços da Educação Ambiental no Ensino Técnico, Tecnológico e Politécnico / Brasil - PortugalPublication . VILHENA DE OLIVEIRA, ANDRÉ; NASCIMENTO VILHENA, NIDIANNE; Magalhães, JustinoAnálise dos avanços da Educação Ambiental no Ensino Técnico, Tecnológico e Politécnico, ocorridos no Brasil, Portugal, em especial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM - Campus Manaus Centro - CMC.
- Escritas e Cultura na Europa e no Atlântico ModernosPublication . Chartier, Roger; Rodrigues, José Damião; Magalhães, JustinoDesde Quinhentos que a escrita está presente como manuscrito e como impresso e, com ela, a leitura. A modernidade é impensável sem a cultura letrada das elites e sem a aplicação da escrita a novos domínios materiais, simbólicos, de governo e administração, socio-culturais, como também sem a aculturação escrita de novos públicos. Tendo a escrita como motivo central, "Escritas e Cultura na Europa e no Atlântico Modernos" desvela o mundo dos textos, ilustra os campos autoral, editorial, do leitor, comunicacional, intrínsecos à cultura escrita, toma a escrita como campo simbólico, de representação, poder e mobilização. E, enfim, apresenta a cultura escrita como constitutiva da Europa e do Atlântico modernos. Incidindo sobre uma realidade complexa e multidimensional, este livro traz a historicidade e a perspectiva histórica para o centro dos estudos humanísticos, sociais, culturais, educacionais.
- O manual escolar como fonte historiográficaPublication . Magalhães, Justino
- Educação e Memória. Arquivos e museus: desafios à prática educativa e à investigação históricaPublication . Magalhães, JustinoRetomo aqui, com carácter exploratório, o debate sobre Educação e Memória, que abri com a Comunicação apresentada no Congresso da Sociedade de História da Educação Brasileira, em Goiânia, e que terá seguramente outros desdobramentos, em futuras reflexões. Estamos mergulhados na história. Se vivemos hoje uma grande instabilidade, ela fica a dever-se fundamentalmente à nossa condição dupla de educandos e de sujeitos da História. A história é a ciência da memória, que, através da educação, sob a forma de rememoração, experiência e significado, se actualiza e substantiva. A memória histórica é propriedade colectiva e faculdade individual.É sobre a modalidade de educação que as memórias institucionais, colectivas e individuais, sendo património se convertem em activo cultural e pedagógico. A tese que aqui procuro sedimentar e ilustrar é a de que, sendo o presente educacional um momento axial, centrado no sujeito e dando curso a uma dialéctica entre o efémero e o permanente e a uma experiência, transformacional e simbólica, enraizada no passado mas com sentido de futuro, nele se cruzam e, em boa parte, se sobrepõem, os planos sócio-cultural e espácio-temporal da coetaneidade e da historicidade. O sujeito educativo é historiológico e histórico.
- Espanha e Portugal no Quadro Democrático. Entre a Bilateralidade Política e a Ofensiva EconómicaPublication . Magalhães, JustinoAs relações e as representações políticas, económicas e culturais entre Portugal e Espanha, no período subsequente à democratização, revestiam-se de alguma especificidade, no quadro geral das nações e não se desenvolveram de forma articulada e progressiva. O contexto e o sentido histórico evoluíram de uma relativa crise de relacionamento, gerada pela precocidade do processo de democratização português, para uma cooperação no contexto da democratização peninsular e da integração no federalismo europeu, dados alguns desafios comuns, para, por fim, se acentuar um quadro de diferenciação e bilateralidade marcado por concorrências de diversa natureza. Neste artigo, procede-se a uma análise sumária deste quadro e desta evolução, a partir de periódicos publicados ao tempo.
- O Elemento Civilizatório e a Educação nas Relações Históricas Portugal- Brasil/ Brasil-PortugalPublication . Magalhães, JustinoA relação histórica Portugal-Brasil/ Brasil-Portugal constitui-se como processo civilizatório, social, material e simbólico, em que a cultura escrita se desenvolve e se torna qualitativa e quantitativamente determinante, como recurso e meio, construídos e utilizados por uma diversidade de agentes - missionários, colonis, emigrantes, representantes políticos, mercadores. A história desta relação desafia a uma aproximação interdisciplinar entre a história cultural e a história da educação, no que se refere aos processos de colonização, missionação, escolarização, e ainda na singularidade da relação cultural estabelecida a partir de uma língua que evolui em comum de um e outro lado do Atlântico. Os objectivos fundamentais deste texto são introduzir essa abordagem interdisciplinar: situar a educação, enquanto factor instituinte das dimensões civilizacionais, no quadro da relação histórica Portugal-Brasil/ Brasil-Portugal; sistematizar as principais marcas de aculturação, reinvenção e interacção socio-cultural que caracterizam essa mesma relação.
- A História das Instituições Educacionais em PerspectivaPublication . Magalhães, JustinoProcede-se à análise da produção científica do II Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Constata-se uma diversidade temática e metodológica numa perspectiva de aproximação à educação na sua multidimensionalidade e na multifactorialidade. Procede-se à análise desta produção num quadro de fazer e ensinar história da educação. Enquadra-se esta produção na evolução da historiografia da educação e, por fim, apresenta-se a história das instituições educacionais como uma das linhas de renovação da historiografia da educação.
- Memória activa e transformação social – a educação na construção histórica da escola básica portuguesaPublication . Magalhães, JustinoA Modernidade (re)escreveu a relação entre a escola e o estado/ nação, instituindo a Escola como meio de informação e consolidação da estatalização e da regimentalização da nação, e reificando os conceitos de cidadania e de humanitas. Ainda que entre o imaginário e a realidade, no que se refere à construção historiográfica se observe uma grande distância epistémica, a cultura escolar foi orientada no sentido da disciplina e da formação de um cidadão comprometido com os destinos pátrios. Neste contexto, a cultura escolar foi frequentemente uma actualização, mas também uma activação da memória social, convertida em texto e (pre)texto para a educação. A associação entre história da educação e memória social assenta numa análise da cultura escolar, tomando como referência o estado-nação e tendo como principal pressuposto que a memória sócio-cultural se estrutura e se reveste de finalidades informativas de socialização e de enquadramento das gerações jovens, sob a forma currículo escolar.
- O Manual Escolar como Fonte HistoriográficaPublication . Magalhães, JustinoOs manuais constituem uma base da acção pedagógica e didáctica e como tal são a principal fonte de informação sobre a cultura escolar. É a inscrição na história cultural que potencia as valências do manual escolar como fonte histórica.
- Alquimias da escrita : alfabetização, história, desenvolvimento no mundo ocidental do antigo regimePublication . Magalhães, Justino
