Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Isabel André, uma geógrafa inquieta: textos Escolhidos
    Publication . Estevens, Ana; Carmo, André
    Há dois tipos de geógrafos. Os especialistas, que o mundo académico contemporâneo parece privilegiar, e os generalistas, que parecem ser cada vez mais raros e invulgares, criaturas de um tempo outro que não aquele em que hoje vivemos. Mergulhadores em apneia, os especialistas, deslocam-se com dificuldade por locais onde a luz penetra pouco e são muitas vezes, pela elevada exigência da função que desempenham, mais individualistas e autocentrados. Focados em parcelas infinitesimais da realidade, os especialistas parecem muitas vezes menosprezar a importância e o valor intrínseco que uma perspetiva integrada encerra. São os geógrafos do tempo rápido e dos riscos calculados e a lentidão é, para eles, potencialmente fatal. Os generalistas, por seu turno, são verdadeiros navegantes que com audácia percorrem longas distâncias em águas pouco profundas, mas nunca superficiais, aproveitando as correntes e os ventos dominantes, sentindo-se mais realizados quando não se encontram confinados a espaços recônditos, exíguos e pouco ventilados. São os geógrafos do tempo lento, que saboreiam com deleite as luminosas paisagens que diante deles se vão sucedendo e constantemente buscam novos desafios, nunca se deixando vencer nem pela inércia nem pelo medo do desconhecido [...]
  • Urban regeneration, Business Improvement Districts and retail revitalization: mind the gaps
    Publication . Mendes, Luís; Carmo, André
    Urban regeneration refers to projects that are designed to revitalize and improve the quality of areas in cities, involving an investment of private or public funds, based upon an understanding of the shortcomings of particular cities and what makes cities great. This volume includes five chapters that explore the concept of urban regeneration from a variety of perspectives. Chapter One includes a review of the scientific literature regarding the origin of the concept of urban regeneration, discusses the assumptions and defining traits associated with urban regeneration, and addresses business districts and the challenges they pose to the retail revitalization of urban environments. Chapter Two examines how it is possible to produce urban regeneration while preserving the identity of historic centers and minimizing the negative impacts of gentrification. Chapter Three presents reflections on the lessons learned from urban regeneration processes in the context of Southern European countries, with a special focus on the case of Barcelona. Chapter Four presents a case study of the Knocknaheeny estate in Cork city, Ireland, where a multi-annual regeneration masterplan has been implemented since 2013. Lastly, Chapter Five focuses on the different continental backgrounds for expropriation in Germany and South Korea and includes specific case studies for residential redevelopment projects based on three categories: effectiveness, justice, and legitimacy.
  • Cidade & cidadania (através da arte) : o teatro do oprimido na região metropolitana de Lisboa
    Publication . Carmo, André; Malheiros, Jorge Macaísta, 1966-
    Este projeto de investigação em geografia humana incide sobre as relações entre cidade e cidadania (através da arte). A partir do estudo das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa na Região Metropolitana de Lisboa, procuramos compreender melhor, e este é o fio condutor de todo este projeto, como (pode) contribui(r) a cidadania (através da arte) para a construção de cidades mais justas, e quais os desafios e limites que este processo enfrenta. Para cumprir este desiderato e sustentar empiricamente a nossa pesquisa, colocámos o enfoque no papel desempenhado pelos DRK e ValArt, grupos comunitários de Teatro do Oprimido constituídos, respetivamente, por jovens oriundos dos bairros do Alto da Cova da Moura (Amadora) e do Vale da Amoreira (Moita). Como se tem desenvolvido o Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa e de que modo intervém na Região Metropolitana de Lisboa? Serão o Alto da Cova da Moura e o Vale da Amoreira dois espaços urbanos injustos? Porquê? Quais os perfis e expressões de cidadania e cultura existentes nesses bairros? Como se processa a intervenção dos DRK e ValArt e quais os problemas abordados? Quais os limites e os desafios que enfrentam os seus protagonistas? Estas são algumas das perguntas a que este trabalho procura dar resposta. Não tendo a pretensão de considerar que as respostas encontradas encerram definitivamente um campo de investigação tão complexo quanto este, consideramos, no entanto, que representam já um início de conversa, um estímulo à continuação de um debate crítico e fundamentado acerca das relações entre cidade e cidadania; em suma, que abrem novos trilhos e possibilidades para futuras incursões geográficas.
  • Arte e cultura, hegemonia e resistência: uma leitura comparada de diferentes territórios de Lisboa
    Publication . Estevens, Ana; Carmo, André
    Neste artigo, colocamos em destaque a importância da arte e da cultura enquanto elementos de transformação da cidade contemporânea. Adotando uma perspetiva urbana crítica, desenvolvemos trabalho de campo etnográfico entre 2018 e 2019, tendo como ponto de partida as ambivalências da arte e da cultura na transformação dos territórios. Olhamos para três territórios de Lisboa onde a relação entre a cidade e as artes se destaca: o Intendente, enquanto caso de referência de políticas públicas que transformaram um espaço decadente num espaço da moda; Marvila, enquanto antigo espaço industrial que tem passado por importantes mudanças; e a Colina de Santana, enquanto espaço projetado para o futuro, onde o património edificado, estruturas e eventos culturais e artísticos alavancam o processo de transformação. As evidências sugerem que Lisboa tem replicado o modelo urbano neoliberal predominante. Para além disso, a dinâmica social de resistência, apesar de ténue e, muitas vezes, impotente para alterar as dinâmicas hegemónicas, é uma importante força nos territórios. Os três casos apresentados permitem compreender o sentido da mudança socioterritorial, ficando clara a importância da presença de património edificado classificado, estruturas e eventos artísticos e culturais na valorização dos espaços, fomentando a sua mercantilização e contribuindo para a competitividade urbana.
  • The place of recuperation: limits and challenges of urban recovery in post-austerity
    Publication . Mendes, Luís; Carmo, André
    This chapter begins with a description of how neoliberal urbanism has been inscribing itself into the Portuguese urban landscape, and discusses the role played by the state in this process. It focuses on the analysis of the new urban lease regime as a practice of neoliberal urbanism in Portugal, which promotes eviction, displacement and residential segregation. Among the most relevant instruments for this process to take place, one finds the new urban lease regime, in Portuguese, the novo regime do arrendamento urbano (NRAU). Concomitantly, urban neoliberalism has spread across the globalising world through the entrepreneurialisation of local governments, the privatisation of public services and the commodification of urban spaces. The chapter concludes that the emergence of social movements is a manifestation of post-austerity fixing-up, intending to function as recuperation agents that redefine the realm of possibilities, generate specific meanings for social alternatives, and make certain experiences and narratives more viable in the post-crisis scenario.
  • Regeneração urbana através da cultura e das artes: o caso do Barreiro
    Publication . Carmo, André; Matos, Filipe; Pereira, Sónia
    Adoptando uma perspectiva eminentemente hermenêutico-interpretativa, centrada na análise do discurso e das representações, este artigo pretende contribuir para a compreensão do actual processo de regeneração urbana do Barreiro. Se, por um lado, coloca a tónica no papel que nele desempenham a cultura e as artes, por outro, procura também descrever e interpretar as relações que se estabelecem com a memória e a identidade, enquanto traços constitutivos e definidores de um território profundamente marcado pelo seu passado. A partir da leitura crítica de um conjunto de 15 entrevistas realizadas a actores-chave que possuem um conhecimento aprofundado da realidade local, presente e passada, procura-se reconstituir uma narrativa inteligível que nos ajude a interrogar, a problematizar e a dar sentido ao processo investigado, designadamente ao nível das inter-relações e dinâmicas socioterritoriais existentes e dos discursos subjacentes.