Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 16
  • Pragmatic paradigm in information science research: A literature review
    Publication . Revez, Jorge, 1980-; Borges, Leonor Calvão
    In social science research, Pragmatic Paradigm was proposed as a philosophical basis for mixed methods research, supporting a third option to qualitative and quantitative methods dichotomy. The paradigm wars between these approaches often encouraged the application of rigid methodological frameworks and the temptation of creating ‘one size fits all’ epistemological solutions. To overcome these issues, pragmatism focused on obtaining the necessary data to answering research questions, rejecting pre-established methods design. Several studies performed analysis of mixed methods research presence in information science but those which mentions the pragmatic paradigm are poorly known. In this paper, we explore the rationale and the foundations of the pragmatic paradigm and its applications in information science research. Using a recent literature review (Web of Science and Scopus), the main objective is to understand pragmatic paradigm presence in information science literature, understanding if mixed methods researchers and others refer pragmatism as their philosophical basis. The analysis shows that information science research is not aware of the pragmatic paradigm as a methodological foundation neither recognize it as a basis for mixed methods research. Nevertheless, knowledge acquisition about information science field is still enriched through the study and observation of this paradigm choice.
  • Uma abordagem fenomenológica às organizações inteligentes: a perspetiva dos estudantes de pós-graduação
    Publication . Corujo, Luís, 1976-; Revez, Jorge, 1980-
    A avaliação dos sistemas de informação tem frequentemente relegado para segundo plano o elemento humano. Partindo da análise de Choo relativa à Organização e Gestão do Conhecimento no seio da Organização Inteligente, e da proposta metodológica da Fenomenologia, são investigadas as experiências de estudantes de cursos pós-graduados (2.º e 3.º Ciclos do Ensino Superior) lecionados em Portugal, relativamente aos procedimentos administrativos nas Instituições de Ensino Superior, perspetivados no âmbito dos sistemas de informação das organizações. Para o efeito, efetuam-se entrevistas eletrónicas estruturadas que permitem colher as perceções dos estudantes face aos sistemas de informação, particularmente no que se refere aos procedimentos administrativos, e que evidenciem fenómenos de insuficiência, falhas de conceção, funcionamento e desalinhamento, captados pelas vivências dos sujeitos, e que tenham resultado, por exemplo, em frustrações, sugestões de melhoria, etc. Os resultados informam sobre fenómenos reais, porque percecionados por várias pessoas, mas que não costumam ser documentados e, logo não estudados. De uma forma geral, as Instituições de Ensino Superior são percecionadas de forma positiva, apresentando ainda algumas falhas no funcionamento dos sistemas de informação.
  • O contributo das bibliotecas para a «vida do laboratório»: uma cartografia internacional teórica e prática
    Publication . Revez, Jorge, 1980-; Borges, Maria Manuel; Silva, Carlos Guardado da, 1971-
    Objetivo. A necessidade do acesso à informação científica, enquanto condição indispensável para a geração de novo conhecimento, confere à informação um papel central na produção e disseminação da ciência. Na relação entre informação e ciência, interroga-se o lugar que as bibliotecas ocupam. Desenho/Metodologia/Enfoque. Foi realizada uma recolha e análise da literatura internacional sobre o papel das bibliotecas na investigação científica. A partir da análise do seu conteúdo, a literatura foi agrupada em cinco categorias que formam o enquadramento teórico. Pela sua relevância, foi dada especial atenção aos trabalhos empíricos desenvolvidos no Reino Unido, Estados Unidos da América e Espanha. Resultados/Discussão. É apresentada uma estrutura bipartida —enquadramento teórico e estudos empíricos— que dá forma ao estado da arte. Na primeira parte, apresentam-se de forma breve as dimensões que convergem para uma definição teórica do problema do papel das bibliotecas na investigação científica. Na segunda parte, são apresentados os trabalhos internacionais que incidem particularmente na investigação empírica do apoio que estes sistemas de informação prestam à investigação científica. Conclusão. As bibliotecas ocupam um lugar que está em profunda reconfiguração. Por um lado, a oferta generalizada de informação parece tornar dispensável o papel das bibliotecas, mas por outro as bibliotecas permanecem na sua missão de acrescentar valor, oferecendo novos serviços e produtos, e contribuindo para o desenvolvimento científico. O estado da arte sobre a relação entre as bibliotecas e a investigação demonstra, de forma cabal, a robustez e a pertinência desta linha de investigação e sublinha a importância dos estudos empíricos como a melhor forma de nos aproximarmos da complexidade relacional que está presente na “vida do laboratório”. Originalidade/Valor. É uma análise sistemática da literatura relevante para o tema, onde se pretende construir um diálogo entre as dimensões teórica e empírica, a partir dos estudos que abordaram a relação entre as bibliotecas e a investigação científica.
  • A Nova Biblioteconomia na cidade de Lisboa: estudo de caso sobre a biblioteca pública Orlando Ribeiro
    Publication . Cerqueira, Marisa Carmo; Silva, Carlos Guardado da, 1971-; Revez, Jorge, 1980-
    No séc. XXI as bibliotecas têm sido entendidas, em teoria, como espaços administrados por bibliotecários, de suporte à comunidade e onde se promove a facilitação e a criação de conhecimento. Contudo, é necessário entender se, na prática, se desenvolvem e aplicam as novas propostas teóricas na área da biblioteconomia. Neste sentido, este estudo pretende descobrir e evidenciar, no contexto das bibliotecas públicas portuguesas, essas novas formas de abordagem, de forma a avaliar o potencial das bibliotecas e dos bibliotecários e a sua capacidade para fazer o bem e melhorar a sociedade. O enquadramento teórico deste relatório de estágio centra-se nas propostas teóricas que deram origem ao conceito de “nova biblioteconomia”, criado por R. David Lankes. Na mesma linha de pensamento serão também tidos em conta outros autores estrangeiros e portugueses que têm abordado temáticas semelhantes. Com este estudo procura-se compreender a circulação de ideias, teorias e práticas na Ciência da Informação, mediante a observação do quotidiano da Biblioteca pública Orlando Ribeiro, localizada no bairro de Telheiras, em Lisboa, e elemento da rede das BLX. No fim, pretender-se-á descobrir se a “nova biblioteconomia” é ou poderá ser ajustada à Biblioteca pública Orlando Ribeiro e à realidade portuguesa.
  • O apoio das bibliotecas à investigação científica em Portugal: uma revisão da literatura
    Publication . Revez, Jorge, 1980-; Borges, Maria Manuel
    A investigação científica assenta em conhecimento científico prévio, o que torna as bibliotecas num pilar fundamental de acesso ao conhecimento e à sua criação. Este artigo procura refletir sobre a relação entre a investigação científica em Portugal e as bibliotecas, que dão acesso a uma parte nuclear dos recursos de informação, centrada em duas vertentes: (i) o posicionamento das bibliotecas como suporte da investigação científica num ambiente de oferta generalizada de informação disponível em linha e (ii) o modo como são percecionados pelos investigadores os serviços oferecidos pelas bibliotecas de investigação e universitárias em Portugal. Este trabalho assenta numa revisão da literatura seguindo a proposta cronológica de Manuel Heitor (2015) para a evolução da ciência portuguesa. Os dados apresentam dois itinerários interpretativos que giram em torno dos contributos dos profissionais de informação e da investigação universitária em Ciência da Informação. Conclui-se que não existe ainda um estudo profundo dedicado ao apoio das bibliotecas à investigação científica, havendo espaço em aberto para a prossecução de um trabalho desta natureza.
  • Avaliar o impacto da formação realizada pelas bibliotecas universitárias: Análise de um programa de formação para docentes e investigadores
    Publication . Revez, Jorge, 1980-
    Este artigo analisa o conjunto dos dados obtidos após a avaliação de um programa de formação de docentes e investigadores em competências de recuperação, organização e marketing da informação. O programa foi implementado pela Biblioteca da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e dirigido à sua comunidade académica. Os participantes foram convidados a preencher dois questionários após a formação, referentes à satisfação e ao impacto sentido na aquisição de conhecimentos e na sua utilização. Os resultados confirmam a importância pedagógica deste tipo de dinâmicas que colocam a ação da biblioteca académica no centro da missão educativa do ensino superior.
  • Digital Curation and Costs: Approaches and Perceptions
    Publication . Corujo, Luís, 1976-; Silva, Carlos Guardado da, 1971-; Revez, Jorge, 1980-
    The production of large volumes of scientific information, considering its cost, requires approaches that ensure its maintenance, reuse and recovery. These concerns prompted the emergence of digital curation. We intend to discuss the relevant thinking concerning the costs of digital curation. This means addressing the definition of the concept and the issue of costs, based on the studies related to cost models. A literature review was conducted using B-On and RCAAP as research sources, exploring the perceptions of the authors regarding the digital curation and its costs. The views expressed were organized around a scheme based on the Digital Curation Centre (DCC) lifecycle and the reference model Open Archival Information System (OAIS). It is proposed a systematization of digital curation issues bridging the DCC life cycle view of the digital object curation to the OAIS reference model approach, using a cross view seized by cost models and plan/data management policies.
  • Organização do conhecimento durante o processo de investigação: utilização do ATLAS.ti em duas teses de Doutoramento
    Publication . Corujo, Luís, 1976-; Revez, Jorge, 1980-; Silva, Carlos Guardado da, 1971-
    Nas diferentes etapas do ciclo de vida da investigação, a geração de novo conhecimento espoleta a necessidade de executar tarefas de organização desse conhecimento. Ao mesmo tempo, em cada uma das etapas, a própria geração de conhecimento depende do apoio de tarefas de organização do conhecimento. Este trabalho pretende discutir a organização do conhecimento realizada no curso dos processos de investigação científica. Com base em duas experiências de investigação distintas, na área da Ciência da Informação, que consubstanciam este como um estudo multicaso, é problematizado o papel do software ATLAS.ti nos processos de organização do conhecimento. Este estudo parte do questionamento da existência de interrelações entre a Investigação Científica, as Ferramentas Tecnológicas e a Organização do Conhecimento, focando as potencialidades de uma ferramenta, que permite trabalhar os dados empíricos e executar a sua análise. Visa conhecer o grau de intervenção nos processos de organização do conhecimento subjacentes à investigação e o contributo geral, deste tipo de ferramentas tecnológicas, para a produção científica. Os casos relatados demonstram a existência de interrelações, uma vez que o ATLAS.ti permite trabalhar os dados empíricos e executar a sua análise, plasmando e facilitando mecanismos de organização do conhecimento, enquanto processo intelectual iterativo. O produto, ou seja a base de dados, que vai sendo construída a partir e na unidade hermenêutica, juntamente com os memorandos que relatam a evolução do processo, podem ser usados por outros para chegar a outras contextualizações, isto é, a um conhecimento diferente daquele que foi atingido por quem construiu o primeiro (tipo de) conhecimento. Mostra-se, assim, que esta utilização ajuda a manejar e a articular os dados durante o processo investigativo, o que fará emergir uma teoria, concretizando-se como novo conhecimento, que poderá dar origem a estudos futuros.
  • Práticas digitais nas unidades de I&D em Portugal: uma observação parcial da área das Humanidades
    Publication . Revez, Jorge, 1980-
    Introdução: Em que patamar digital estão as Humanidades portuguesas? A resposta a esta pergunta exige uma aproximação ao quadro teórico das Humanidades Digitais e uma aplicação deste quadro à situação da investigação científica portuguesa. É o primeiro estudo cruzado (não restrito a uma disciplina) sobre as práticas digitais na área das Humanidades em Portugal. Objetivo: O objetivo é analisar as práticas digitais na área das Humanidades em Portugal. Metodologia: Observámos uma amostra de 18 unidades de I&D portuguesas que atuam na área das Humanidades e identificámos os seus projetos de investigação em curso. Consideraram-se os projetos mais relevantes para a construção de um inventário e categorização das evidências da incorporação de ferramentas digitais no trabalho científico e na criação dos seus produtos finais. Resultados: Os resultados da análise a 25 projetos ativos e a uma linha de investigação mostram que as práticas digitais estão disseminadas e comunicadas de forma incipiente. Conclusões: A transformação preconizada pelo campo das Humanidades Digitais ainda se encontra numa fase inicial em Portugal.
  • Pragmatic paradigm in information science research: a literature review
    Publication . Revez, Jorge, 1980-; Borges, Leonor Calvão
    In social science research, Pragmatic Paradigm was proposed as a philosophical basis for mixed methods research, supporting a third option to qualitative and quantitative methods dichotomy. The paradigm wars between these approaches often encouraged the application of rigid methodological frameworks and the temptation of creating ‘one size fits all’ epistemological solutions. To overcome these issues, pragmatism focused on obtaining the necessary data to answering research questions, rejecting pre-established methods design. Several studies performed analysis of mixed methods research presence in information science but those which mentions the pragmatic paradigm are poorly known. In this paper, we explore the rationale and the foundations of the pragmatic paradigm and its applications in information science research. Using a recent literature review (Web of Science and Scopus), the main objective is to understand pragmatic paradigm presence in information science literature, understanding if mixed methods researchers and others refer pragmatism as their philosophical basis. The analysis shows that information science research is not aware of the pragmatic paradigm as a methodological foundation neither recognize it as a basis for mixed methods research. Nevertheless, knowledge acquisition about information science field is still enriched through the study and observation of this paradigm choice.