Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Precisar, sonhar, ‘inesperar’: animais de companhia e comunidades pessoais multiespéciesPublication . Policarpo, Verónica; Tereno, HenriquePrecisar, sonhar, “inesperar”: animais de companhia e comunidades pessoais multiespécies. Como contribuem os animais de companhia para (re)estruturar as comunidades pessoais humanas – entendidas como redes constituídas pelos elementos significativos dos nossos mundos microssociais? Numa investigação sobre os laços de amizade em Portugal, os animais surgiram espontaneamente como membros relevantes dos mapas pessoais dos participantes. Este artigo aborda este tópico, baseando-se em 30 entrevistas em profundidade a homens e mulheres entre os 21 e os 65 anos na Grande Lisboa, focando-se especificamente no modo como os animais chegam às comunidades pessoais a que pertencem. Destacamos três modos de entrada principais: para desempenhar uma função; para realizar um sonho; e de forma inesperada. palavras-chave: animais de companhia; comunidades pessoais multiespécies; comunidades pessoais; relações humano-animal.
- “Warming the house”: Children and animals “doing family”Publication . Policarpo, Verónica; Almeida, Ana Nunes de; Tereno, HenriqueIn this article, we explore the common worlds of children and companion animals, and ask how animals are contributing to the making of contemporary families, and of childhood therein. Departing from D. H. Morgan’s conceptualisation of family practices, we explore the possibility of extending this concept to children-animals relationships and ask whether it is possible to talk about children-animal practices. We draw on empirical data from 48 interviews conducted within 24 Portuguese families, with children aged 8–14, and living with at least one dog and/or one cat for six months or more. We propose that animals are actively doing family, and contributing to the making of contemporary childhood and parenthood. We conclude that there is theoretical and methodological potential in developing the concept of children-animal practices.