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- Young people and sex education: knowledge, sources and resourcesPublication . Ferreira, Tatiana; Vieira, Maria Manuel; Vilar, Duarte; Cunha, Vanessa; Pelixo, Paulo
- Mulheres, homens e vida familiar: a construção da igualdade no Portugal democráticoPublication . Marinho, Sofia; Atalaia, Susana; Cunha, Vanessa
- Invisibilidades no masculino: Comentário à intervenção de Vasco PrazeresPublication . Cunha, Vanessa
- Intenções de fecundidade nos núcleos parentais jovens: uma análise comparativa dos núcleos monoparentais, de casais “simples” e recompostosPublication . Cunha, Vanessa; Marinho, Sofia; Atalaia, SusanaA partir dos resultados do IFEC 2019, o presente artigo dá a conhecer as intenções de fecundidade de mulheres e homens residentes nos núcleos parentais jovens – monoparentais, de casais “simples” e recompostos sem e com filhos em comum. Através de modelos de regressão logística multinominal, análise de correspondências múltiplas (ACM) e de clusters, explora-se o impacto do tipo de núcleo parental e a relevância da conjugalidade e da parentalidade não residentes nas intenções de fecundidade. Os resultados confirmam a importância preditiva da diversidade interna dos núcleos parentais jovens na intenção de aumentar a fecundidade, principalmente no caso dos núcleos de casais recompostos sem filhos comuns. E atestam a relevância da parentalidade não residente: ter filhos e enteados fora do núcleo é um fator determinante nas intenções de fecundidade. A indecisão, que traduz alguma abertura para ainda aumentar a fecundidade, também se associa à diversidade interna dos núcleos, tendo a monoparentalidade e a recomposição sem filhos em comum um peso mais decisivo. Na intenção e na indecisão face à fecundidade, mulheres e homens partilham trajetórias biográficas, familiares e contextos materiais, confirmando a importância da existência de parceiros conjugais não coabitantes na intenção ou indecisão dos núcleos monoparentais. A não intenção está ancorada em trajetórias e contextos de vida genderizados, moldados pela diversidade interna dos núcleos parentais, em que a existência de filhos/enteados não residentes é decisiva.
- Jovens e Educação Sexual: conhecimentos, fontes e recurso [Relatório preliminar]Publication . Ferreira, Tatiana; Vieira, Maria Manuel; Vilar, Duarte; Cunha, Vanessa; Pelixo, PauloO presente relatório preliminar reúne os resultados do estudo “A educação sexual dos jovens portugueses 10 anos depois - conhecimentos e fontes”, realizado no âmbito de uma parceria entre investigadores de três instituições: o ICS – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, o CLISSIS - Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social, da Universidade Lusíada, e a APF - Associação para o Planeamento da Família. O estudo, iniciado em 2019 e agora concluído, pretendeu apurar os conhecimentos, as fontes de informação e os recursos dos/as jovens a frequentar o ensino secundário no que diz respeito à sexualidade. Tratou-se da 2ª edição de um estudo realizado em 2008 pelo ICS e pela APF, que então contou com a colaboração de 62 escolas portuguesas e 2621 alunos/as de todas as regiões do país. Mais de dez anos depois, pretendeu-se com esta 2ª edição apurar também o atual impacto da Educação Sexual Escolar, assim como de fontes de informação alternativas/complementares, sobre os comportamentos sexuais e afetivos dos jovens. Com efeito, desde 2008, a sociedade portuguesa conheceu profundas mudanças na vida dos/as jovens, entre as quais se contam o alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos (Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto), a crescente digitalização dos quotidianos juvenis e, no momento do inquérito que serve de base ao estudo, o contexto pandémico e o “dever geral de recolhimento domiciliário” imposto à população residente no contexto do Estado de Emergência. Por seu turno, foi criada no sistema de ensino a nova componente de currículo Cidadania e Desenvolvimento, resultante do DL n. 55/2018, de 6 de julho, que implementa a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania nas escolas. A sexualidade é, justamente, um dos domínios que constituem a componente curricular desta área. Motivos mais do que relevantes para o lançamento deste novo estudo, que agora se dá a conhecer. Este relatório preliminar visa apresentar o conjunto da informação coligida, de forma simples e visualmente atrativa, para um público alargado. A sua redação estrutura-se em seis partes: as cinco primeiras acompanham de perto a estrutura do inquérito que serviu de base ao estudo; a sexta oferece um conjunto de Infografias que dão destaque a alguns dos resultados mais relevantes do estudo de forma sintética e apelativa. Com autonomia entre si e relativamente ao relatório, as Infografias são elementos particularmente interessantes para efeitos de divulgação e dinamização de sessões sobre as temáticas que abordam.
- A situação dos casais em idade ativa no primeiro estado de emergência: fatores e impactos diferenciadoresPublication . Cunha, Vanessa; B. Correia, RitaEste capítulo analisa os impactos iniciais das medidas do primeiro estado de emergência na população em idade ativa partindo de indicadores macroeconómicos e resultados do inquérito ICS/ISCTE COVID-19 (1.ª ronda). Analisa-se a relação dos casais em idade ativa com o mercado de trabalho e conclui-se que os impactos eram já visíveis em março de 2020 para quem ficou em teletrabalho ou interrompeu a atividade profissional, penalizando sobretudo os agregados com filhos/menores.
- Jovens e educação sexual: contextos, saberes e práticasPublication . Vieira, Maria Manuel; Vilar, Duarte; Cunha, Vanessa; Ferreira, Tatiana; Pelixo, Paulo; Pinto, Paula; Sampaio, Ana; Pereira, Dulce Gamito