FPCE-UOE-HEEC- Artigos em Revistas Nacionais
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Recent Submissions
- Estudos comparados em História da Educação Colonial: Algumas considerações sobre a comparação no espaço de língua portuguesaPublication . Madeira, AnaEste trabalho constitui uma reflexão sobre as condições teóricas e metodológicas que se colocam à investigação em educação colonial, duplamente referidos à história da educação e à educação comparada, num mesmo espaço linguístico. Recupera da agenda de trabalho de ambos os campos disciplinares os contributos que permitem converter o olhar eurocentrado e autoreferenciado da investigação comparada em educação num conjunto de propostas capazes de integrar as experiências, os sentidos e as sensibilidades do outro num mesmo plano de análise. A reflexão tem por finalidade sugerir caminhos para identificar novos problemas de investigação integrando metodologias comparadas na análise do colonialismo, segundo uma perspectiva cultural. Ela propõe‐se, igualmente, sugerir uma tematização dos discursos sobre a educação — modelos pedagógicos, mecanismos de socialização, construção do aluno, formação das identidades, disciplinas e currículo, temporalidades escolares, etc. — em torno de uma mesma questão empírica, isto é, a da escola em contexto colonial.
- Da vontade unificadora do Estado à adaptação da escola pública às realidades locais: o papel dos governadores civis e dos comissários de estudos (anos de 1840-1860)Publication . Silva, Carlos Manique DaO artigo analisa a entrada no campo educativo de duas figuras institucionais: governadores civis e comissários de estudos. A preocupação maior é a de perceber até que ponto tais atores deram corpo a um projeto de uniformização pedagógica capaz de conferir unidade nacional à instrução pública.
- A Instituição Escolar como Objecto Historiográfico. Considerações a propósito do Colégio Campos Monteiro, em MoncorvoPublication . Magalhães, JustinoAs instituições educativas são complexidades que assumem a natureza de organismos em transformação e evolução. É possível construir uma história institucional, sobre o pedagógico, o social, o cultural, o educacional deste Colégio que existiu em Moncorvo por meados do século XX.
- O Local e a Educação: para a História do Município PedagógicoPublication . Magalhães, JustinoTraça-se um quadro evolutivo da legislação e da realidade escolar portuguesas, tomando como principal referência o Poder Local e muito particularmente o Município. Problematiza-se e documenta-se o conceito de Município Pedagógico.
- Eu pedagogo me confesso. Diálogos com Rui GrácioPublication . Novoa, AntonioEste artigo organiza-se de forma pouco habitual. A primeira parte tem como lema a frase de Rui Grácio: “A minha perspectiva é a de um pedagogo”. Procura-se interpretar o sentido desta afirmação, esboçando um perfil de pedagogo, analisando o desprestígio passado e presente das ciências da educação e elucidando alguns dos debates recentes sobre a escola. A segunda parte é constituída por uma antologia de textos de Rui Grácio, feita a partir da sua Obra Completa, publicada em três volumes pela Fundação Calouste Gulbenkian. Os trechos seleccionados são antecedidos por excertos de artigos publicados nos jornais portugueses nos últimos anos (retirei os nomes dos “comentaristas”, uma vez que se trata de colagens com distintas proveniências e o meu objectivo é apenas acentuar a banalidade da voz corrente sobre os assuntos educativos). O que surpreende neste exercício não é o seu carácter anacrónico, como seria de esperar ao colocar um autor a responder em 1950 ou 1960 a problemas levantados nos dias de hoje, mas justamente o seu carácter crónico, isto é, a permanência no tempo das mesmas questões e interrogações. Este artigo não é sobre Rui Grácio. É antes um modo de pôr o seu pensamento ao serviço de uma certa ideia de escola e de pedagogia. Para quem fez da sua vida um compromisso de intervenção cívica, esta é, talvez, uma das melhores homenagens que lhe podemos prestar.
- O lugar dos professores: terceiro excluído?Publication . Novoa, Antonio
- Novas disposições dos professores. A escola como lugar da formaçãoPublication . Novoa, Antonio
- Autobiografia inédita de António Sérgio. Escrita aos 32 anos no Livre d'Or do instituto Jean-Jacques Rousseau (Genève)Publication . Novoa, Antonio; Hameline, DanielEntre 1914 e 1916 António Sérgio esteve em Genève no Instituto Jean-Jacques Rousseau, onde conviveu com um 'micro-cosmos'muito influente no movimento internacional de renovação educativa. A circunstância de António Sérgio ter produzido para o Livro do Instituto uma autobiografia considerada exemplar - documento que se transcreve, reporduz em fac-símile e comenta neste artigo - serve de pretexto para uma reflexão sobre o contexto da produção autobiográfica e sobre a produção pedagógica deste intelectual, sublinhando a dimensão social de que a pedagogia sergiana era portadora.
- As palavras das imagens. Retratos de professores (séculos XIX-XX)Publication . Novoa, Antonio
