BFA - Teses de Doutoramento / Ph. D. Thesis
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- A persistência da forma urbanaPublication . Martins, Pedro Vasco de Melo; Fernandes, Sérgio Miguel Padrão; Pereira, Paulo Jorge GarciaA cidade permanece como uma das mais emblemáticas criações humanas, universalmente tida como um paradigma cultural. Após a crise provocada pelo movimento moderno, inúmeros autores procuraram a compreensão do objecto urbano, e sobretudo o entendimento da génese da sua forma. No entanto, esta enquanto resultado de um processo cumulativo em que concorrem inúmeras acções, e acidentes ao longo do tempo, tem um carácter extremamente complexo, dir-se-ia mesmo imperscrutável. Porém é neste processo evolutivo, intrínseco ao objecto urbano, que se encontra a chave para o seu entendimento. Analisando a forma urbana como o resultado de um acto contínuo de construção sobre elementos pré-existentes, aos quais novos elementos se impõem ou adaptam, é hipoteticamente possível através da leitura hermenêutica do tecido urbano recuperar os diferentes momentos da sua evolução e assim compreender a génese da sua forma. Dada a insustentabilidade de c expansão urbana indefinida, a reutilização da cidade existente na nossa contemporaneidade, pressupondo edificações novas de raíz ou a reabilitação de edifícios antigos, com maiores ou menores modificações, exige intervenções informadas e conscientes, sendo que estas assumem cada vez mais uma importância fundamental. Neste contexto a investigação visa, partindo do estudo do tecido contemporâneo, compreender a evolução da forma urbana e assim contribuir para o entendimento da cidade actual assim como para projecção do seu futuro.
- Biomódulo bimetal : módulo cinético bioinspirado para fachadas adaptativasPublication . Andrade, Tarciana; Beirão, José Nuno Dinis Cabral; Arruda, Amilton José VieiraA investigação busca propor um módulo cinético para fachadas adaptativas por bioinspiração, experimentação de material e algoritmo computacional. Possui natureza de pesquisa aplicada sob abordagem qualitativa. Foi estruturada em cinco fases: âmbito, descobrir, conceituar, solucionar, e avaliar/concluir. Por meio de metodologia de biomimética, revisão de literatura, contato com biólogos e três estudos de observação, chegou-se aos movimentos násticos (movimentos de planta independentes da direção do estímulo), e mais precisamente à gramínea Ammophila arenaria, com movimento reversível foliar. Ao desenvolver focus group multidisciplinar e analisar treze projetos cinéticos, identificou-se o material inteligente bimetal. Esse material responde à variação térmica e se curva quando aquecido. Em referência à morfologia foliar foram aplicados vincos na camada ativa do bimetal. Dez experimentos exploratórios evidenciaram que os vincos podem colaborar para a abertura do material diante do aumento de temperatura e fechamento ao se arrefecer (movimento contrário ao material sem intervenção). Protótipos dos módulos para autossombreamento de fachadas foram desenvolvidos com vincos por estampagem - os Biomódulos Bimetais. Experimento expôs amostras em ambiente aberto (no verão, outono e onda de calor). O tratamento estatístico dos dados identificou equações que explicam o comportamento dos biomódulos. Comprovou que são adaptáveis a diferentes condições climáticas. O algoritmo computacional integra as equações, gera variações paramétricas e simula a proteção por incidência solar. O real contributo da pesquisa reside na relevância dos vincos para o controle do comportamento do bimetal, que permite o movimento cinético dos biomódulos sem eletricidade ou qualquer dispositivo mecânico. Desafios técnicos existem como o tênue limite entre potencializar e prevenir o movimento dos biomódulos. Futuros estudos buscarão desenvolver protótipo de esquadria 1:1; analisar a fadiga do material, o desempenho térmico e de iluminação; planejar ciclo de vida e processo produtivo. Por fim, espera-se que os biomódulos contribuam para conforto térmico em edificações com energia quase zero.
- A construtibilidade no processo de projeto paramétrico colaborativoPublication . Monteiro, Verner; Veloso, Maísa Fernandes Dutra; Januário, Pedro Miguel GomesA incorporação da modelagem paramétrica ao processo de projeto computacional tem proporcionado aos arquitetos a possibilidade de experimentar formas geométricas sem precedentes, mas também tem trazido consigo a dificuldade de materialização do edifício projetado, que comumente não é considerada nas fases iniciais da concepção. Essa dificuldade de pensar a materialidade desde o princípio pode levar à descaracterização, nas fases posteriores, do que foi concebido inicialmente pelo projetista, podendo resultar em mudanças mais drásticas também na própria construção, quando não incorre em inviabilidade construtiva. Esse contexto traz ao processo de projeto uma forte necessidade de colaboração, que integre aspectos como estrutura, materiais, fabricação e construção. Nesse cenário, surge a questão: Como a construtibilidade interfere no processo de projeto paramétrico? Como hipótese, defendemos que a percepção da construtibilidade, quando priorizada desde as fases iniciais por equipes colaborativas, contribui para o projeto paramétrico, fazendo com que os aspectos construtivos sejam integrados à modelagem e consequentemente facilitem a materialização do edifício. O objeto compreende, portanto, a relação entre a construtibilidade e o processo de projeto paramétrico. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar como as questões relativas à construtibilidade, consideradas por uma equipe colaborativa, interferem no processo de projeto paramétrico. O método utilizado está dividido em compreensão do problema (fase I), proposição de uma solução (fase II) e sua validação (fase III). A fase de compreensão está amparada pelas etapas dos Referenciais Teórico-conceitual e Empírico, assim como da realização de Experimentos de Projeto. A de proposição é composta pela indicação de diretrizes metodológicas para projetos paramétricos focados na construtibilidade, validada (Fase III) por um painel internacional de especialistas da área. O principal resultado da pesquisa indica a confirmação da hipótese nos casos analisados, atestando que a priorização da construtibilidade leva a um processo de projeto paramétrico mais sistematizado e fluido, através da incorporação de aspectos construtivos à modelagem. A pesquisa contribui para a área de CAAD (Computer Aided Architectural Design), com um estudo sobre o impacto da construtibilidade no processo de projeto de Arquitetura e com a indicação de diretrizes metodológicas para um projeto paramétrico focado na construtibilidade.
- O design da informação e o jornalismo : a colaboração entre jornalistas e designers para a narração do acontecimento na reportagem jornalísticaPublication . Lotif, Juliana; Falcão, Gonçalo André Moço; Miranda, Eva RolimNeste trabalho foi investigado como as rotinas profissionais voltadas à construção de reportagens jornalísticas transmídia podem ser alteradas a partir da colaboração entre jornalistas e designers. Foram exploradas alternativas para o desenvolvimento de reportagens, a partir dos métodos de projeto de Design da Informação, das rotinas produtivas do Jornalismo, dos roteiros transmídia e das práticas colaborativas como forma de proporcionar um novo saber e uma nova prática ao jornalista e ao designer nesse contexto. Para isso, foi feita uma pesquisa exploratória nos campos do Jornalismo e do Design da Informação, bem como foi investigado o trabalho colaborativo, considerando as questões de autoria no Jornalismo e no Design. A partir do acompanhamento da produção e da veiculação de duas reportagens transmídia, desenvolveu-se um método, com dezoito etapas e suas respectivas atividades, denominado “‘Trama’: Método de Design da Informação Jornalística para Reportagem Transmídia”, que foi testado com profissionais de uma redação jornalística. Com o uso do “Trama” percebeu-se um maior protagonismo do designer, tornando o processo de construção da reportagem transmídia um trabalho colaborativo. Também foram notados ganhos na organização do trabalho e na antecipação de problemas junto ao público. Assim, foram geradas considerações sobre o trabalho de jornalistas e designers, proporcionando novas perspectivas para a relação entre as áreas e novas práticas para os campos.
- Predicción y proyección de hábitats de especies vegetales en paisajes urbanos : caso de estudio del proyecto Puente Verde de Queluz en Sintra, PortugalPublication . Meza, Alejandra; Cancela, Jorge Manuel FrazãoEn esta investigación, se explora la viabilidad de los Modelos de Distribución de Especies (SDMs) en el ámbito del ordenamiento del territorio, utilizando como caso de estudio el Proyecto de Ejecución del Ponte Verde de Queluz (PE-PVQ) en Sintra, Portugal. Este proyecto tiene como objetivo utilizar 17 especies vegetales autóctonas con el propósito de fomentar la continuidad ecológica a lo largo del Río Jamor. Estas 17 especies vegetales constituyen el objeto de estudio. El propósito principal de esta investigación es desarrollar SDMs para predecir el hábitat actual y proyectar hábitats futuros para las especies propuestas. Estos análisis se basan en dos escenarios de cambio climático del siglo XXI de Nivel 1, SSP2-4.5 y SSP5-8.5, según el Sexto Informe de Evaluación del Panel Intergubernamental sobre Cambio Climático (AR6 IPCC). Estos modelos sirven como herramientas para la gestión del paisaje, en respuesta a los impactos del cambio climático antropogénico y la pérdida de biodiversidad. La investigación aborda la siguiente pregunta: ¿Cómo la interpretación y descripción parcial de los hábitats actuales y futuros, considerando escenarios de cambio climático, pueden concretar acciones para la conservación y restauración del paisaje vegetal en contextos urbanos? Específicamente, en los concelhos de Sintra, Oeiras y Amadora, a través del Proyecto Intermunicipal del Eixo Verde e Azul do Rio Jamor (EVA), particularmente, dentro del PE-PVQ. En conclusión, esta investigación ofrece una metodología replicable, escalable y comprensible para los SDMs. Estas herramientas son esenciales para la gestión del paisaje urbano en el contexto del cambio climático y la biodiversidad. El estudio identifica especies resilientes para PE-PVQ y sugiere aplicaciones prácticas en la planificación urbana, como refugios y corredores climáticos urbanos. Además, contribuye a una planificación urbana efectiva, comprendiendo interacciones complejas entre el cambio climático antropogénico y la biodiversidad, particularmente en cambios en la distribución de hábitats de especies.
- O design de comunicação na inovação social : aplicação a contextos de territórios de baixa densidade populacionalPublication . Melo, Ana; Silva, Marco António Neves daA inovação social desenvolve um conjunto de processos que se apropriam de recursos existentes num determinado contexto e os recombinam com o objetivo de encontrar soluções para o bem comum e a sustentabilidade. Através da intervenção de designers, especialistas em práticas exploratórias, estratégicas e criativas, as iniciativas de inovação social podem ser potenciadas e aumentar o seu impacto. O design para a inovação social tem um papel decisivo na criação de soluções transformadoras para o interior de Portugal, que encara problemas de desertificação populacional e, simultanemente, apresenta oportunidades de transição para a sustentabilidade. A investigação é focada na ação do design de comunicação nesses processos, examinando quais os seus contributos e propondo estratégias para despoletar e facilitar a inovação social design-led em territórios de baixa densidade. Desenvolveu-se uma metodologia de investigação mista, intervencionista e não-intervencionista, recorrendo a métodos qualitativos. À revisão da literatura e a um estudo de casos múltiplos sobre iniciativas de inovação social seguiu-se uma investigação ativa aplicada às Aldeias de Montanha, um conjunto de aldeias na Serra da Estrela afetado pela desertificação populacional. Os resultados incluem o desenvolvimento de uma plataforma digital para a ativação de comunidades híbridas; e um modelo de living lab estrategicamente orientado para a ativação de design para a inovação social no território. Ambos foram avaliados por um conjunto de especialistas. A investigação conclui que o design de comunicação aporta valor distintivo à inovação social devido a capacidades de produção de significados, materialização visual, visibilidade, amplificação e legibilidade, design para a comunicação e produção de artefactos de comunicação visual que respondem a necessidades das iniciativas. Conclui-se também que a ativação de inovação social nos territórios, sistemática e prolongada no tempo, pode beneficiar de um sistema orientado pelo design para a co-criação, capacitação e aprendizagem mútua entre comunidades, stakeholders, designers e alunos de design.
- Hiper-imagem : a imagética hipermoderna em design de modaPublication . Santos, Luís Ricardo Coentreiras dos; Montagna, Gianni; Neto, Maria João de Mendonça e Costa Pereira
- Diseño y patrimonio cultural : estrategias para la valoración y comunicación del patrimonio cultural de la ciudad de GuayaquilPublication . Pilay, Lourdes; Silva, Marco António Neves daTerritories and their heritage reflected in their cultural heritage can be studied from different perspectives depending on the purpose of the research. The doctoral research approaches the strategic characteristic of graphic design as an articulator and interlocutor between the city of Guayaquil and its material cultural heritage. In this relationship, the aim is to recognize methodologies, applications, and best practices of communication from the perspective of design, to value the graphic heritage of a locality. The problem of the study is centered around rediscovering the identity through these objects. Over time, the urban landscape has been changing, and along with it, the architectural heritage has also been disappearing, significantly reducing the visual memory of these buildings. This highlights the fragility of this heritage. Daily, we observe ornate objects, gates, signs, moldings, and striking geometric and organic patterns that suddenly appear on the facades of heritage houses, capturing our attention and speaking to the visual culture of the place and its projection. To achieve this goal, a theoretical review was conducted on aspects such as material culture, heritage, and design. The proposed working methodology is based on three main approaches: case study analysis, ethnography, and the development of graphic design projects. Through direct observation and qualitative data collection, it aims to take the first step towards documenting and recovering these graphic heritages, emphasizing the value of memory, the craftsmanship of the objects, and the visual everyday life of Guayaquil. As university professors, researchers, and graphic designers, we consider it important to preserve graphic heritages and ensure their care through the dissemination of their attributes and characteristics. In line with this, the pilot project "Silent Heritage" was developed, aiming to showcase the historical context of neighborhoods and their forged iron ornaments. Through editorial and typographic strategies, it proposes the transmutation of the material object into a cultural object, fostering reinterpretation of these elements of local architecture and promoting their appreciation and communication in society.
- Explorações artísticas em design de moldes : a impressão da pele num suporte bidimensional como processo para cartografar um corpoPublication . Nogueira, Nuno; Simões, Inês da Silva AraújoO desenho de um molde, para lá de um desenho técnico catalisador entre tecido bidimensional e corpo tridimensional, é um desenho que projecta o corpo segundo concepções históricas, anatómicas, experienciais e artísticas. Esta investigação assume o design de moldes como uma prática que 1) afere e desenha a tridimensionalidade do corpo – como aliás a entenderam os alfaiates do século XIX que sistematizaram o ofício possibilitando o crescimento da indústria de vestuário. Durante o século XX, a indústria de vestuário relegou a disciplina de Design de Moldes para um estatuto técnico, desprovido de criatividade. Esta investigação propõe resgatar a componente exploratória que motivou os alfaiates oitocentistas, entendendo o design de moldes como uma prática que 2) explora diferentes formas de representar o corpo numa superfície bidimensional. O objectivo não é o de sistematizar um novo processo, mas de devolver o cariz artístico e interpretativo da disciplina. Entende-se que o desenho do molde – consequência do design de moldes – se insere numa categoria especial de desenhos, pois embora a sua materialidade seja distinta daquela da peça de roupa, a sua avaliação só é feita através do objecto tridimensional que constrói. Esta investigação explora uma abordagem artística e experimental para a aferição da tridimensionalidade do corpo, informada por trabalhos de artistas plásticos e performativos contemporâneos que assentam em vestígios visuais deixados pelo corpo num suporte bidimensional. A investigação é teórico-prática, de cariz qualitativo e exploratória por natureza. A componente teórica apropria-se de conceitos que não sendo do âmbito do Design de Moldes ajudam a promover a disciplina enquanto área criativa que discursa sobre o corpo. Baseado no conceito de mimésis enquanto processo que depreende uma narrativa lógica intrínseca ao trabalho artístico e onde podem existir diferentes hierarquias relacionais entre sujeito, objecto e meio de representação de um trabalho (Rasmussen 2008), a componente teórica discorre sobre os conceitos de metonímia – entendida como um processo de representação simbólica por contiguidade (Stiles 1987; 1998) – e da relação mapa-território – para reflectir sobre a relação entre o corpo [território] e a sua representação [mapa] (Gombrich 1984 [1960]; Korzybsk 2000 [1933]). A componente prática e experimental desta investigação é fundamentada pela componente teórica, e utiliza a impressão com tinta [metonímia] deixada pela pele [território] num suporte bidimensional como informação para a construção de um molde [mapa] e subsequente construção de um protótipo que materializa a relação mapa-território. Utilizou-se um único participante para explorar esta abordagem. Justifica-se a escolha de um único participante com o método ‘feito-à-medida’, amplamente utilizado no contexto do vestuário, ou com a relação artista-modelo (Altfest 2017). Porque o processo para obter o molde é tão importante como o molde em si, e porque o método utilizado para aferir a tridimensionalidade do corpo é inabitual em design de moldes, são materializados três momentos deste processo de modo a validar a investigação: 1) o processo, capturado através de vídeo; 2) os moldes obtidos através do processo metonímico; 3) o protótipo subsequente. A validação é tripartida: um primeiro momento onde o processo é auto-avaliado, utilizando o método auto-etnográfico (Schouwenberg e Kaethler 2021; Ellis et. al. 2011); um segundo, onde o processo e protótipo são avaliados pelo modelo, através de uma entrevista semi-estruturada, e que corresponde a uma avaliação interna; e um terceiro tempo onde os elementos são interpretados e discutidos por um grupo de especialistas e académicos, composto por artistas plásticos, performers e designers, através de entrevistas semi-estruturadas e correspondendo a uma avaliação externa. Todas as avaliações – auto, interna e externa – são entendidas à luz dos modelos relacionais da mimésis, apresentados por Rasmussen (2008). Espera-se que esta investigação contribua para o entendimento do Design de Moldes enquanto disciplina criativa, cuja criatividade está [também] presente no processo de aferição da tridimensionalidade do corpo e cuja atitude artística desse processo é evidente na representação do corpo que produz. Espera-se ainda que ao utilizar um processo que imprime a superfície da pele num suporte bidimensional se alerte para a componente sensorial táctil que os artefactos produzidos em design de moldes têm.
- Designers no processo de city branding : uma abordagem integradaPublication . Malamud, Paula; Silva, Marco António Neves da; Patrocínio, GabrielO city branding é uma estratégia de governança que almeja, a partir da identidade de uma cidade, gerar atratividade do público externo (visitantes, investidores, talentos) e qualidade de vida para o público interno (cidadãos). Seu processo é complexo, de longo prazo, com diversas etapas e múltiplos atores. É realizado por equipes multidisciplinares, que se relacionam com residentes e outros stakeholders, das esferas política, econômica e social. Se por um lado o city branding é complexo, por outro lado, a atividade do design tem evoluído para lidar com questões cada vez mais complexas, intangíveis e estratégicas. Os designers podem intervir ao longo do processo de city branding de diversas formas e em diversos papéis. No entanto, verifica-se que existem apenas estudos pontuais e fragmentados sobre a intervenção dos designers no processo de city branding. Não há, portanto, uma visão holística sobre o tema. Uma visão que integre designers, pessoas e território considerando todas as etapas do processo. Desta forma, esta investigação objetivou, a partir de uma abordagem integrada, compreender como, quando e por que ocorre a intervenção dos designers no city branding. A metodologia foi qualitativa, utilizando entrevistas exploratórias, revisão da literatura e estudo de casos. No final, elaboramos um diagrama conceitual que foi avaliado por especialistas de design e place branding. Este diagrama visa proporcionar a designers, gestores públicos e demais atores uma perspectiva alargada da atuação dos designers na construção, implementação e gestão das marcas das cidades. Design e city branding são duas disciplinas transformadoras, e essa investigação, ao fazer a convergência entre ambas, visa apresentar os benefícios que a atividade do design pode proporcionar ao city branding, assim como valorizar a atuação dos designers e gerar valor para os territórios.
