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Explorações artísticas em design de moldes : a impressão da pele num suporte bidimensional como processo para cartografar um corpo

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Abstract(s)

O desenho de um molde, para lá de um desenho técnico catalisador entre tecido bidimensional e corpo tridimensional, é um desenho que projecta o corpo segundo concepções históricas, anatómicas, experienciais e artísticas. Esta investigação assume o design de moldes como uma prática que 1) afere e desenha a tridimensionalidade do corpo – como aliás a entenderam os alfaiates do século XIX que sistematizaram o ofício possibilitando o crescimento da indústria de vestuário. Durante o século XX, a indústria de vestuário relegou a disciplina de Design de Moldes para um estatuto técnico, desprovido de criatividade. Esta investigação propõe resgatar a componente exploratória que motivou os alfaiates oitocentistas, entendendo o design de moldes como uma prática que 2) explora diferentes formas de representar o corpo numa superfície bidimensional. O objectivo não é o de sistematizar um novo processo, mas de devolver o cariz artístico e interpretativo da disciplina. Entende-se que o desenho do molde – consequência do design de moldes – se insere numa categoria especial de desenhos, pois embora a sua materialidade seja distinta daquela da peça de roupa, a sua avaliação só é feita através do objecto tridimensional que constrói. Esta investigação explora uma abordagem artística e experimental para a aferição da tridimensionalidade do corpo, informada por trabalhos de artistas plásticos e performativos contemporâneos que assentam em vestígios visuais deixados pelo corpo num suporte bidimensional. A investigação é teórico-prática, de cariz qualitativo e exploratória por natureza. A componente teórica apropria-se de conceitos que não sendo do âmbito do Design de Moldes ajudam a promover a disciplina enquanto área criativa que discursa sobre o corpo. Baseado no conceito de mimésis enquanto processo que depreende uma narrativa lógica intrínseca ao trabalho artístico e onde podem existir diferentes hierarquias relacionais entre sujeito, objecto e meio de representação de um trabalho (Rasmussen 2008), a componente teórica discorre sobre os conceitos de metonímia – entendida como um processo de representação simbólica por contiguidade (Stiles 1987; 1998) – e da relação mapa-território – para reflectir sobre a relação entre o corpo [território] e a sua representação [mapa] (Gombrich 1984 [1960]; Korzybsk 2000 [1933]). A componente prática e experimental desta investigação é fundamentada pela componente teórica, e utiliza a impressão com tinta [metonímia] deixada pela pele [território] num suporte bidimensional como informação para a construção de um molde [mapa] e subsequente construção de um protótipo que materializa a relação mapa-território. Utilizou-se um único participante para explorar esta abordagem. Justifica-se a escolha de um único participante com o método ‘feito-à-medida’, amplamente utilizado no contexto do vestuário, ou com a relação artista-modelo (Altfest 2017). Porque o processo para obter o molde é tão importante como o molde em si, e porque o método utilizado para aferir a tridimensionalidade do corpo é inabitual em design de moldes, são materializados três momentos deste processo de modo a validar a investigação: 1) o processo, capturado através de vídeo; 2) os moldes obtidos através do processo metonímico; 3) o protótipo subsequente. A validação é tripartida: um primeiro momento onde o processo é auto-avaliado, utilizando o método auto-etnográfico (Schouwenberg e Kaethler 2021; Ellis et. al. 2011); um segundo, onde o processo e protótipo são avaliados pelo modelo, através de uma entrevista semi-estruturada, e que corresponde a uma avaliação interna; e um terceiro tempo onde os elementos são interpretados e discutidos por um grupo de especialistas e académicos, composto por artistas plásticos, performers e designers, através de entrevistas semi-estruturadas e correspondendo a uma avaliação externa. Todas as avaliações – auto, interna e externa – são entendidas à luz dos modelos relacionais da mimésis, apresentados por Rasmussen (2008). Espera-se que esta investigação contribua para o entendimento do Design de Moldes enquanto disciplina criativa, cuja criatividade está [também] presente no processo de aferição da tridimensionalidade do corpo e cuja atitude artística desse processo é evidente na representação do corpo que produz. Espera-se ainda que ao utilizar um processo que imprime a superfície da pele num suporte bidimensional se alerte para a componente sensorial táctil que os artefactos produzidos em design de moldes têm.

Description

Tese de doutoramento. Design. Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura. 2024

Keywords

Design de moldes Mimésis Metonímia Mapa-território Corpo Pattern Design Mimesis Metonymy Map-Territory Body

Pedagogical Context

Citation

NOGUEIRA, Nuno Lopes Mateus Pinto - Explorações artísticas em design de moldes : a impressão da pele num suporte bidimensional como processo para cartografar um corpo. – Lisboa : FA, 2024 – Tese de doutoramento

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Publisher

Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura

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