CFCUL - Artigos em Revistas Nacionais
Permanent URI for this collection
Depósito de artigos publicados em revistas nacionais
Browse
Recent Submissions
- What Theatre can do Ecologically: Thoughts on the Empathic Ecocritical Dimension of PlaytextsPublication . Corrêa, Graça P.This article provides a critical awareness of a major controversy at the intersection of ecology and theatre, namely the notion that the theatre medium is inherently anthropocentric, due to its primary focus on human subjects and culture, and its use of the environment as a secondary player or mere background. By probing into a work of the dramatic canon not associated to ecology in normative terms (The Homecoming by Harold Pinter, 1964), and a contemporary work that directly addresses climate change (Lungs by Duncan Macmillan, 2011), the article reveals how they both contribute towards the ethical--political-aesthetic dimension of ecology suggested by ecophilosopher Félix Guattari.
- The Anthropic Cosmological Principle: A Thematic Case of Teleology and Causality in Contemporary SciencePublication . Barbosa, JoãoThe successive versions of the anthropic cosmological principle reintroduced teleology in cosmology, articulating it with two forms of mechanical causality – probabilism and determinism. According to the thematic analysis of science proposed by Gerald Holton, we can say that teleology is the opposing thema (the antithema) of mechanical causality. A return of teleology easily creates suspicions because mechanical causality dominates contemporary science, and teleology is widely considered an obsolete kind of scientific reasoning. Furthermore, in the anthropic cosmological principle, teleology has a deep anthropocentric feature. From the thematic point of view, the teleology of the anthropic cosmological principle is in counter-cycle. However, the cyclical functioning of themata suggests that perhaps teleology is not forever condemned to the past or to a marginal presence in scientific thought.
- Gerner,A.(2020).Hacking into Cybertherapy: Considering a Gesture-enhanced Therapy with Avatars (g+TA). Kairos. Journal of Philosophy & Science,23(1) 32-87. https://doi.org/10.2478/kjps-2020-0004Publication . Gerner, AlexanderThis paper will philosophically extend Julian Leff’s Avatar therapy paradigm (AT) for voice-like hallucinations that was initially proposed for treatment-resistant Schizophrenia patients into the realm of gesture-enhanced embodied cognition and Virtual Reality (VR), entitled g+TA (gesture-enhanced Avatar Therapy). I propose an philosophy of technology approach of embodied rhetorics of triadic kinetic “actions” in the sense of Charles Sanders Peirce that transforms the voice hallucination incorporated by an avatar- and that can confront acousmatic voice-like hallucinations with a method of gesture synchronization and dyssynchronization and gestural refusal of interaction that the player with the Avatar can resist in full embodiment. This paper therefore introduces a gesture-enhanced, extended version of Cybertherapy with Avatars that tackle multimodal bodily experience of voice-like hallucinations beyond mere visual or auditory stimulation. This is put forward theoretically in a 4E-cognition approach that expands Avatar Therapy with gestures into VR.
- Representar o mundo, sobreviver ao apocalipse. A ecologia marítima de Arthur Bispo do RosárioPublication . Miguel, MarlonEsse ensaio explora a intrínseca relação entre escatologia e o imaginário do mar na obra do artista Arthur Bispo do Rosário. Bispo era um homem negro que passou a maior parte de sua vida em instituições psiquiátricas. Há uma importante afinidade entre seus delírios psicóticos e a produção de várias centenas de objetos, muitos deles barcos ou formas que mantém uma relação com o mar. Seus objetos podem ser portanto considerados a partir das marcas deixadas pelo trauma do comércio de escravos no Atlântico e abrem reflexões sobre colonialidade e racismo estrutural no contexto brasileiro.
- O Ponto Ómega de Teilhard de Chardin. Do Contraponto com o Átomo Primitivo de Georges Lemaître à Projeção em Teorias CosmológicasPublication . Barbosa, JoãoEste artigo incide sobre o Ponto Ómega, um conceito essencial na metafísica evolucionista de Teilhard de Chardin. Em certas passagens sobre o Ponto Ómega, Teilhard menciona a hipótese do Átomo Primitivo, uma teoria sobre o início do universo proposta por Georges Lemaître, outro padre jesuíta contemporâneo que também era cientista. Embora Teilhard e Lemaître sejam essencialmente evolucionistas, além de padres jesuítas, a suas metafísicas evolutivas e as suas filosofias da ciência são radicalmente divergentes, e duas importantes diferenças são aqui apresentadas - sobre um eventual determinismo cósmico e sobre a relação entre conhecimento científico e crenças religiosas. Este artigo também mostra como o conceito original de Teilhard se projetou em duas teorias cosmológicas nas quais revela uma transfiguração essencial ao perder a sua matriz antrópica e religiosa inicial - o princípio antrópico cosmológico, proposto pelos físicos John Barrow e Frank Tipler, e a Teoria do Ponto Ómega proposta mais tarde por Frank Tipler.
- Implicação Existencial: Dois Conceitos.Publication . Zilhão, António
- Filosofia da Mente e Ciências CognitivasPublication . Zilhão, António
- Heurísticas Rápidas e Frugais, Encontro de Probabilidades e IncontinênciaPublication . Zilhão, AntónioCreio que a intuição de acordo com a qual certas acções e não outras seriam incontinentes tem sentido e merece ser preservada. Mas para que esse desiderato seja satisfeito, é necessário encontrar uma descrição plausível das condições de possibilidade do fenómeno que é capturado por essa intuição. Apesar dos seus inegáveis méritos analíticos, creio que a proposta de Davidson é cognitivamente implausível, uma vez que se baseia numa distinção continente/incontinente que torna a acção continente materialmente irrealizável. Neste ensaio apresento uma descrição dessas condições de possibilidade que, ao mesmo tempo que preserva alguns dos méritos analíticos da proposta de Davidson, tem sobre esta última a vantagem de ser cognitivamente plausível. Em particular, esta minha proposta apela para um contraste essencial entre processos explícitos de raciocínio deliberativo e heurísticas rápidas e frugais e supõe que a nossa mente tem um carácter modular. Qualquer proposta de caracterização de um fenómeno só merece ser preservada se se mostrar útil de um ponto de vista explicativo. Na parte final da minha comunicação, argumento a favor da utilidade explicativa da minha proposta mostrando como ela pode ser usada para dar conta de um intrigante fenómeno cognitivo, o qual se encontra amplamente documentado na literatura relevante. Trata-se dos casos nos quais agentes humanos persistem em seguir estratégias de “encontro de probabilidades” mesmo quando as circunstâncias que poderiam justificá-las não se verificam e os agentes estão na posse das competências cognitivas explícitas que lhes permitiriam ter adoptado as estratégias apropriadas às circunstâncias.
- O Problema Mente-Corpo na Primeira Década do Século XXI: Uma Visita Guiada por Pontos-Chave da Paisagem FisicistaPublication . Zilhão, AntónioNos últimos anos do século XX e nos primeiros anos do século XXI assistiu-se, no âmbito da teorização materialista acerca do problema mente-corpo, a um ressurgimento da perspectiva conhecida como ‘teoria da identidade tipo-tipo’ (e.g., Block, Stalnaker, Papineau). Neste ensaio procuro analisar se este ressurgimento veio acompanhado de elementos novos que permitiriam distingui-lo essencialmente das propostas originais dos anos 1950 (e.g., Smart, Place, Feigl). Em particular, procuro determinar se as objecções que levaram ao declínio destas teriam finalmente encontrado uma resposta adequada. A conclusão a que chego é que isso não aconteceu; defendo, por isso, que não devem alimentar-se grandes expectativas em torno deste ressurgimento; o problema mente-corpo continua por resolver.
- Towards the techno-social UncannyPublication . Gerner, Alexander MatthiasThis paper explores a technical unfinished half-method [Halbzeug] of a metaphorology (Blumenberg) of the technological other in its variations and the philosophical mise-en-scène of the techno-social uncanny. The roboticist Mori had revived the concept of a technological uncanny in human machine interaction in the spatial metaphor derived from a diagram of an uncanny valley in the reaction of a human being shaking an artificial hand in order to show why we feel a certain eeriness in relation to technological artefacts, a topic that gains importance today to reflect human technological automata relations with robots/AI/Avatars that mimic and socially resonate with humans and may even drive further technological transhumanism. Although in an artefact design approach uncanniness is said to be avoided in the human-like automaton-human encounter this paper dwells on the critic of techno-social otherness avoidance by technological overcoming of obstacles and thus argues for a cybernetic uncanny that can’t be avoided. This paper introduces in a broader sense than Mori’s a philosophical dramaturgy of Emmanuel Levinas’ temporal notion of the relation to the other, including a preliminary metaphorological variation of the temporal techno-social uncanny.