Repository logo
 

FBA-CIEBA: Revista Croma

Permanent URI for this collection

A Revista CROMA publica artigos originais na área de Estudos Artísticos com o objetivo de debater e disseminar a inovação e a investigação nesta área do conhecimento. Trata-se de apresentar pesquisa, dentro da Arte, feita pelos artistas. Promove a publicação de artigos que deem a conhecer artistas, menos conhecidos, mas de qualidade, que tenham uma componente implicação social, com preferência pelo arco de países de expressão de línguas ibéricas. A revista CROMA segue princípios de qualidade científica, pluralismo e relevância cultural.

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 125
  • Croma: vol.9, nº18 (Jul./Dez. 2021)
    Publication . Queiroz, João; Mello, Regina Lara Silveira; Orestes Silveira, Isabel; Morell Rovira, Jordi; Setton, Debora; Susigan, Cristina; Almeida, Elaine Karla de; Rosenkjar, Raira; Pons, Luis; Llobet, Jasmina; Lesnovski, Ana Flávia Merino; Domínguez-Torres, Andrea; Netto dos Santos, Caio; Vidal, José Manuel Vidal; González Reyes, Amaya; Ferreira Júnior, Antonio Herci; Idzi, Taila Suian; Veneroso, Maria Do Carmo De Freitas; Cidade, Daniela Mendes
    O 18º número da revista croma apresenta 15 artigos que prosseguem os objetivos editoriais desta revista. Trata-se de desafiar os autores ou criadores apresentar a obra de outros artistas preferencialmente originários dos países de expressão portuguesa ou espanhola.
  • Croma: vol.9, nº17 (Jan./Jun. 2021)
    Publication . Queiroz, João; Pohlmann, Angela Raffin; Tavares, Reginaldo da Nóbrega Tavares; Oliveira, Rita A. Ribeiro Frutuoso de; Pereira, Teresa Matos; Vicari Zanatta, Cláudia; Braga, Márcia Machado; Blanco-Barrera, Ramon; Garcia-Jimenez, Maria del Mar; Firmeza, Yuri; Valente, António; Makowiecky, Sandra; Santiago Martín De Madrid, Paula; Paraguai, Luisa; Pinheiro, Beatriz ; Amaral, Beatriz Pinheiro Do; Amaral, B.F.P; Pinheiro, B.; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Strambi, Marta Luiza; Pereira, Dilar; García González, Silvia; Inácio, Sara
    Os quinze artigos que aqui se reúnem, nesta edição da Revista Croma, são também as propostas para uma nova política, esclarecida, crítica, e mais exigente. Podem observar-se padrões de intervenção, que partem de algumas dimensões comuns: a interpelação do observador, a criação de novos públicos, a proposta de contribuir para uma mudança alargada, partindo de questões a que não são alheias as problemáticas contemporâneas. As questões de género, a emancipação pós-colonial, a sustentabilidade, as migrações, a massificação, a globalização, o fim das ideologias e a ascensão do populismo, entre outras, constituem os contextos da atualidade
  • Croma: vol.7, nº14 (Jul./Dez. 2019)
    Publication . Queiroz, João; Maddonni, Alejandra; Vetromila, Márcio de Moraes; Pohlmann, Angela Raffin; Pérez-Jofre Santesmases, Ignacio; Susigan, Cristina; Ramos, Mariana; Azevedo De Souza, Samara; Silva, Rogério; Stori, Norberto; Maranhão, Romero de A.; Pontes, José; Radulescu De Barrio De Mendoza, Mihaela; Carvalho, José Marcos Cavalcanti de; Tedesco, Elaine Athayde Alves; Ferrari, Solange dos Santos Utuari; Da Cruz Senna, Nádia; Sacco, Helene Gomes; Penido, Adriana; Veneroso, Maria do Carmo de F.; Brächer, Andréa; Gonçalves, Sandra Maria Lucia Pereira
    A arte inclui no seu sistema os mesmos processos que reproduzem o poder ou que renovam as suas retóricas através de astúcias de resistência. Criou-se me tempos a proposta radical de uma arte emancipada, independente de referencialidade para além dos valores plásticos. Esta radicalidade escondia afinal um conformismo otimista e modernista: a arte “abstrata” era conservadora, decorativa, e não incomodava afinal ninguém. Aqui se mostra a oportunidade deste desafio, da chamada de artigos que esta Revista Croma 14 convocou: o desafio é entrar no caleidoscópio das ilusões sem perder o norte, sem abdicar do sentido último da cultura, que é mais humanidade, mais inteira, mais consciente.
  • Croma: vol.7, nº13 (Jan./Jun. 2019)
    Publication . Queiroz, João; Figueiredo Vieira Da Cunha, Eduardo; Radulescu De Barrio De Mendoza, Mihaela; Gueller, Viviane; Dillon, Verónica; Ferreira, Nuno M. Gonçalves Pinto; Vidagañ, María; Cidade, Daniela Mendes; Batista De Assis, Sissa Aneleh; Grando, Angela Maria; Sánchez Sampedro, Amaya; Oliveira Carvalho, Francione; Monteiro, Matheus Assunção Braz; Villa, Danillo; Oliveira, Ronaldo Alexandre de; Sampaio Ferraz, Tatiana; Marques, Ines Andrade; Macedo, Juliana Gouthier; Nogaledo Gómez, Laura
    Nesta procura continuada de reunir escritos de artistas sobre outros criadores se reuniram neste número da Revista Croma dezasseis artigos que têm em comum a determinação interventiva e emancipada. Provoca-se o inconformismo, ensaia-se o pensamento. A intervenção advém do estatuto, do capital simbólico associado à autoria. O estatuto político da arte centra o artista e tona-o vocal. A sua perspetiva, a sua síntese, a sua fantasia, são agora meios para uma mediação junto de todos, em direção a uma transformação fundamental e construtora de um dos pontos essenciais da cultura: a arte emancipada. Com a emancipação da arte, criou-se uma nova referencialidade, um novo descentramento, um olhar exterior, um olhar do homem sobre o homem, um olhar político mediado pelas formas pensadas.
  • Croma: vol.6, nº12 (Jul./Dez. 2018)
    Publication . Queiroz, João; Paiva, Francisco; García-Gil, Teresa Fernanda; Apolónio, Laura; Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira; Rauscher, Beatriz; Araújo, Viviane Gil; Nascimento, Cinthya Marques do; Martins, Tatiana da Costa; Viladomiu Canela, Àngels; Barachini, Teresinha; Makowiecky, Sandra; Venzon, André; Maio, Ana Zeferina Ferreira; Zanatta, Cláudia Vicari; Fandiño, Alba; Souza, Marise Berta de; caseirao, armando; Mello, Regina Lara Silveira; Campoy, Rafael
    A Inflação de imagens e as imagens armadilha. A formatação industrial de discursos, as crescentes movimentações de mercadorias e agências publicitárias fazem surgir novas autorias, imagens não artísticas mas muito persuasivas. São as imagens armadilha, imagens com uma capacidade bélica, imagens destruidoras, que vão ocupar todo o território do imaginário. A liberdade está ameaçada, o pensamento parece ser cada vez mais único, a criatividade exprime-se nos divertidos consumos.
  • Croma: vol.6, nº11 (Jan./Jun. 2018)
    Publication . Queiroz, João; PARDO, BEATRIZ CAVIA; Cancio, Arturo; Sousa, Ana Matilde Diogo de; Morell Rovira, Jordi; Kerinska, Nikoleta Tzvetanova; García Calvente, Pablo; Gordeeff, Eliane Muniz; Cantalozella, Joaquim; Negre, Marta; Mibielli, Bruna Penna; Marcondes, Neide; Marcondes Martins, Nara Silvia; Neves, Sónia Patrícia Inácio; Valesini, María Silvina; Rodrigues, Manoela Dos Anjos Afonso; Bacildo, Walter Costa; Cirillo, José; Braga, Márcia Machado; Rodrigues, Teresa Palma; Nery, Roseli Aparecida da Silva
    Astúcias para uma implicação. A proposta é de convocar o público, transportá-lo para dentro da obra, implicá-lo, transformá-lo, modificá-lo. O mundo global comporta ameaças sociais, culturais, ecológicas, identitárias. As obras contemporâneas recorrem a todos os possíveis suportes, e fazem das tecnologias mais um tecido discursivo de mediação. O que importa é fazer chegar as notícias, que tendem a ser más. A crise atual potencia talvez uma maior criatividade e uma menor arrogância retórica. Todos podem passar a intermediar o processo artístico, de dentro para fora.
  • Croma: vol.5, nº10 (Jul./Dez. 2017)
    Publication . Queiroz, João; Maneschy, Orlando; Pereira, Teresa Matos; Lópes Páez, M. Montserrat; Gonçalves, Flávio; Padilla Machó, Oscar; Paraguai, Luisa; Pires, Susana Maria; RAMÍREZ-DOMÍNGUEZ, SARA; GONZÁLEZ PALACIOS, MARÍA DEL ROCÍO; Corbato, Román; Silva, Thais Gomes da; Azevedo De Souza, Samara; Rita, Dora Iva; Loureiro, Domingos; Geraldo, Sheila Cabo; Suniaga Marín, Susana
    Cidadania e arte, uma questão de revolução. A perfeição do gosto académico reproduz a perfeição do Estado absoluto, a disciplina é descoberta e lança mão de toda a coreografia: os gestos significam, e por isso os gestos são determinados no novo ballet da política esclarecida. Então como é que a revolução chega às artes? Precisamente por as artes funcionarem a um ponto tão modelar e exigente, nas academias, que vão ser chamadas a fornecer novos espelhos da nova perfeição programática. Quando a revolução começa a anunciar-se, os artistas vão reivindicar a representação apolínea da revolução, perfeita como as artes decorativas, como as alamedas de Versailles. Neste número da revista Croma apresenta-se uma seleção de artigos que, além de tratarem a obra de artistas pelo olhar de outros artistas, fazem-no apontando perspetivas implicadas, comprometidas, relacionais.
  • Croma: vol.5, nº9 (Jan./Jun. 2017)
    Publication . Queiroz, João; Salvatori, Maristela; Figueiredo Vieira Da Cunha, Eduardo; Nunes, Fábio Oliveira; Dolores Gallego, María; Geirinhas; Blanco-Arroyo, María-Antonia; Velloso, Beatriz Pimenta; Rodríguez-Palacios, Daniel; Teixeira, Ângela Castelo Branco; Sousa, Ana Matilde Diogo de; Fernández-Nóvoa Vicente, Elena; García Becerra, Iria; Bouzas Loureiro, Nuria; Mibielli, Bruna Penna
    Implicação e viragem. O paradigma é cada vez mais relacional ao mesmo tempo que a criação de públicos entra dentro da esfera de ação do autor. É um dos aspectos multiformes do “educational turn” nas artes: o discurso artístico, curatorial, mediático e de gestão institucional orienta-se para uma maior interação relacional, através da convocação de novos públicos, mais visitantes, mais interação pelas redes e dispositivos móveis, mais implicação informal através de novos espaços e de novos circuitos de circulação, mais implicação formativa dos artistas na produção de discursos sobre a arte, mais ênfase na formação artística através da formação pós graduada de artistas, com novas soluções de inserção académica, como a pesquisa baseada na prática, entre muitas outras instâncias. Aqui, nesta revista, centramos aquelas instâncias de implicação, comprometimento, intervenção.
  • Croma: vol.4, nº8 (Jul./Dez. 2016)
    Publication . Queiroz, João; Prates, Katia Maria Kariya; Ortuzar González, Mónica; Ibañez de Gauna, Concepción Elorza; Iruretagoiena Labeaga, Zuhar; Pereira, Teresa Isabel Matos; Farran Nicolau, Gemma; Nani Da Fonseca, Annelise; Vidal Vidal, José Manuel; González Reyes, Amaya; Pires, Susana Maria; Mafra, Priscila Zanganatto; Gonçalves, Thaís; Pires, Lara; Mata Piñeiro, Manuel; Rey Villaronga, Gonzalo José; Soto Solier, Pilar Manuela; Silva, Rogério
    Arte: ativar o humano. Dentro do desafio do “Congresso CSO, Criadores Sobre outras Obras,”– em que artistas são chamados a escrever sobre a obra de outros artistas, no âmbito dos países de língua portuguesa ou espanhola, – a Revista Croma interessa-se pelas instâncias de intervenção, implicação, aproximação junto das comunidades, de excluídos, de comunidades menos diferenciadas. Há um vasto campo de ação onde têm surgido movimentos para novas relações, conhecimentos, atitudes e práticas. Se a dimensão relacional tem vindo a ser problematizada com maior insistência no contexto da crítica contemporânea, especialmente na vertente que se debruça sobre o efeito ideológico do orientalismo e da realidade pós-colonial, então os 16 artigos que se alinham nesta edição fornecem leituras alternativas sobre as dinâmicas da arte contemporânea. Sobre as relações sociais tecem-se ligações intermediadoras. Os seus resultados habitam as cidades, geram novas formas de pensar, renovam discursos, promovem identidade. Trata-se de habitar de novo os espaços vazios, de ativar o humano, que é também onde se podem encontrar as novas formulações artísticas.
  • Croma: vol.4, nº7 (Jan./Jun. 2016)
    Publication . Queiroz, João; Lança, Filipa Pontes; Monteiro Borges, Clarissa; Tedesco, Elaine Athayde Alves; Figueiredo Vieira Da Cunha, Eduardo; Kanaan, Helena Araújo Rodrigues; Silva, António Fernando; Feijóo-Cid, María-Luz; Costa, Diana; Mata Piñeiro, Manuel; Tomé, Joana; Stori, Norberto; Maranhão, Romero de Albuquerque; López Páez, M. Montserrat; Rodríguez-González, Manuela-Elizabeth; Navarrete Álvarez, Laura; Silva, Ana Maria Garcia Nolasco da; Sampaio, Maria Everalda Almeida; Palmela, Ana
    Arte em transe. De um modo especializado, dentro do projeto criadores sobre outras obras, a revista Croma interessa-se pela implicação, a intervenção, e a valorização. Nesta sétima edição reuniram-se 17 artigos que tomam como ponto comum a abordagem de obras que exigem diferentes formas de participação. As propostas artísticas não funcionam sem a interação das pessoas. O seu suporte vital, funcional, o seu sentido, estas dimensões, materiais e imateriais, convergem para as pessoas vivas que com elas atuam. Sobre estes artigos podemos promover diferentes abordagens. Mas interessará estudar o que motivou os temas apresentados. Podem detetar-se regularidades dentro dos espaços de implicação que privilegiamos na revista Croma. Quais são estas regularidades? Encontramos alguns núcleos problematizadores comuns: o género, a inclusão, a migração, o corpo, a identidade.