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REIT - Mestrados em Ensino

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Regime Jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário (Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro). Despachos referentes a cada área de Mestrado em Ensino: cf. Cursos de Mestrado em Ensino - http://www.ul.pt

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  • Kamishibai : "Teatro de papel" – Uma metodologia transdisciplinar
    Publication . Antunes, Marta Castelhano Coelho Neves; Abreu, Filipe Manuel Ribeiro de, 1970-
    No presente relatório expõe-se um relato do projeto implementado na Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, que se constituiu por uma Unidade Didática (U.D.) de ilustração para Kamishibai, um teatro tradicional ilustrado de origem Japonesa, numa turma de Educação Visual, do 7º ano, da Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço no Agrupamento de Escolas de Santa Catarina. O Kamishibai pressupõe um teatro de suporte portátil, constituído por uma caixa, na qual passam pranchas com a ilustração de cenas de uma história, com texto no verso, em relação às quais um narrador realiza uma leitura interpretada. A história escolhida para a ilustração foi a "Lenda de Linda-a-Velha" (1982), com o objetivo de os alunos conhecerem melhor o contexto em que se insere a escola e se envolverem mais com a comunidade escolar, projetando-se também a possibilidade da peça de teatro ilustrada ser apresentada a outras turmas do Agrupamento. A U.D. foi implementada através de uma abordagem transdisciplinar, deste modo em articulação curricular com as disciplinas de Português, T.I.C. e com o Centro de Recursos Educativos/Biblioteca. A U.D. teve a duração efetiva de seis aulas, com uma sessão adicional organizada pela equipa da biblioteca, que serviu como arranque da mesma, culminando em sete aulas no total.
  • Estratégias promotoras da motivação de alunos do 11º ano de escolaridade no tema das rochas sedimentares
    Publication . Silva, Mara Alexandra Rosa Gaspar da; Faria, Cláudia, 1967-
    A motivação para aprender é um dos fatores mais importantes no processo de ensino e aprendizagem e nem sempre está presente. Desde o início do século XXI, tem se detetado um desinteresse crescente dos alunos pelas ciências, que a consideram muitas vezes difícil, aborrecida e irrelevante para as suas vidas. De acordo com vários autores, os alunos aprendem melhor e estão mais motivados para aprender se acreditarem que essa aprendizagem lhes será útil (relevância), que o estudo não lhes irá exigir um esforço adicional ou impedir de fazer outras coisas que gostam (taxa de esforço), e se acreditarem que serão bem-sucedidos (expetativa de sucesso). Como tal, a componente investigativa realizada no âmbito do Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (RPES), teve como objetivo principal estudar estratégias que promovam fatores impulsionadores da motivação nos alunos do 11.º ano de escolaridade no tema das rochas sedimentares. Será avaliado o impacto das atividades investigativas, da realização de e-quizzes e do trabalho de grupo na promoção da relevância que os alunos atribuem às rochas sedimentares, na diminuição da taxa de esforço e no aumento das expetativas de sucesso que os mesmos associam a essa temática, respetivamente. A razão da escolha desta unidade didática deveu-se à constatação de que os alunos revelavam baixa motivação para aprender a mesma. Esta investigação teve lugar, antes, durante e após a intervenção letiva realizada no mês de abril numa escola localizada no concelho de Sintra. A metodologia adotada segue uma abordagem qualitativa, através da realização de inquéritos por questionário, complementados com a informação recolhida no diário de bordo e entrevistas realizadas aos alunos. A turma alvo deste estudo é constituída por 20 alunos, 5 dos quais frequentam a disciplina de PLNM (Português Língua Não Materna). Os resultados mostram que as atividades investigativas, a realização de e-quizzes e o trabalho de grupo têm várias potencialidades, nomeadamente na promoção dos fatores de motivação: relevância, taxa de esforço e expetativa de sucesso. Estas no entanto, mostraram-se insuficientes no aumento da motivação de todos os alunos da turma em estudo por diversas razões, como é analisado no presente relatório, realçando a complexidade associada à motivação.
  • Potencialidades educativas do trabalho colaborativo numa abordagem inquiry sobre estratigrafia e rochas sedimentares numa turma de 11º ano
    Publication . Baeta, Tiago Filipe Serras; Ferreira, Sílvia Cristina dos Reis, 1979-
    Na sociedade do século XXI, as gerações mais novas dos países mais desenvolvidos demonstram uma tendência crescente de desapreço em relação à Ciência. Estudos comparativos como o Relevance of Sciente Education ou o Programme for International Student Assessment mostram uma falta de entusiasmo dos alunos pela Ciência. Os avanços científico-tecnológicos refletidos no quotidiano têm levado a um consenso entre agentes governativos sobre a importância da Ciência e do seu ensino para a Sociedade. Torna-se assim essencial dotar os alunos de uma visão integrada da Ciência e de competências transversais para se adaptarem, enquanto futuros membros independentes da Sociedade. O desenvolvimento destas competências surge em metodologias pedagógicas com componente colaborativa, promovendo uma responsabilização individual, aprendizagem ativa, características de comunicação e exposição oral, debate de ideias, etc. Uma abordagem baseada no questionamento insere-se na corrente do construtivismo, onde o ensino se centra numa aprendizagem mais pessoal, autónoma e ativa por parte do aluno, sendo este responsabilizado pelo próprio processo de aprendizagem, tornando as suas experiências mais significativas no desenvolvimento de novo conhecimento, atuando o professor como moderador. Os alunos questionam, investigam e exploram tópicos para construir ativamente a sua compreensão dos mesmos, incentivando o pensamento crítico, a resolução de problemas e as habilidades de aprendizagem independente em diferentes domínios. No presente estudo, pretendeu-se investigar as potencialidades educativas do trabalho colaborativo numa turma de 11.º ano. O estudo realizado seguiu uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa, onde as atividades se desenvolveram segundo uma abordagem inquiry num contexto dentro e fora da sala de aula. A recolha de dados traduziu-se na observação participante das aulas, na aplicação de questionários antes e após a intervenção, na análise documental e na entrevista a alunos em grupo focal. Os dados recolhidos mostraram que o trabalho colaborativo aliado a uma abordagem inquiry permitiu aprofundar competências transversais como o pensamento crítico e criativo, resolução de problemas e relacionamento interpessoal, tornando a aprendizagem mais dinâmica e aprofundando melhor os conteúdos científicos. Os resultados também revelaram que o trabalho colaborativo foi desafiante para os alunos, observando-se algumas dificuldades ao nível do relacionamento interpessoal e da capacidade de responsabilização individual, que pode ter comprometido o trabalho colaborativo em alguns grupos de trabalho. Os alunos demostraram também algumas fragilidades no inquiry, especificamente nos momentos da atividade de campo e preparação de pósteres. No geral, apesar dos desafios apresentados, os alunos ficaram mais motivados com as aulas lecionadas e com o tema da Estratigrafia e Rochas Sedimentares.
  • Contributo das visitas de estudo na promoção das aprendizagens e do interesse dos alunos do 8º ano, em relação ao tema "Funcionamento dos ecossistemas"
    Publication . Ribeiro, Helga Cristina Rosa; Reis, Pedro, 1965-
    O presente relatório descreve a investigação desenvolvida no âmbito da prática de ensino supervisionada, inserida no contexto da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional IV, do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia. O nosso trabalho investigativo adotou como objetivo estudar o contributo das visitas de estudo na promoção das aprendizagens e do interesse dos alunos, do 8.º ano, em relação ao tema “Funcionamento dos ecossistemas”. Para além do objetivo referido, intentou-se conhecer as conceções dos alunos acerca das visitas de estudo antes e após a sua realização, e determinar as dificuldades sentidas por eles ao longo da intervenção didática, que seguiu uma abordagem de ensino baseada em investigação. Partindo de questões de investigação, os alunos realizaram atividades que lhes conferiram uma maior responsabilidade na construção das suas aprendizagens, com destaque para a realização de duas visitas de estudo – uma ao Parque da Paz, direcionada para a resolução de problemas, e outra ao Museu da Água, orientada por um guia. A investigação assumiu um cariz qualitativo e um paradigma interpretativo, cujos dados resultaram da aplicação de diversos métodos e instrumentos de recolha de dados incluindo o diário de bordo, observação com recurso a grelhas de avaliação, inquérito por questionário e recolha e análise dos trabalhos produzidos pelos alunos. Os resultados demonstram que as visitas de estudo contribuíram para o incremento do interesse dos alunos para o estudo do tema. Porém, alguns alunos não as entenderam como aulas práticas, o que terá limitado o contributo das visitas para a construção de aprendizagens essenciais. As atividades realizadas fomentaram o desenvolvimento de capacidades a nível de raciocínio e resolução de problemas, bem como relacionadas com o trabalho em grupo. Face às dificuldades na concretização do trabalho de campo, considera-se importante reforçar estas atividades para o ensino das Ciências Naturais, ao longo dos vários níveis de ensino, bem como estratégia que permita o desenvolvimento de diversas competências essenciais ao cidadão do século XXI.
  • Perceber as potencialidades da estratégia "Think-Pair-Share" na promoção da mudança conceptual na aprendizagem da temática "Imunidade e controlo de doenças" em alunos do 12º ano
    Publication . Mariano, Sara Isabel Lima Silva Morais; Faria, Cláudia, 1967-
    As conceções alternativas são uma preocupação nas aulas de ciências porque os alunos assimilam conceitos durante o seu crescimento que podem não concordar com o conhecimento científico atual e podem até ser antagonistas do que está a ser ensinado em sala de aula. O incentivo à mudança conceptual pode ocorrer através da estratégia “Think-Pair-Share”, que se baseia no trabalho colaborativo e pretende que os alunos reflitam, discutam e partilhem as respostas sobre um determinado assunto. Neste contexto, foi desenvolvido um estudo no âmbito da Iniciação à Prática Profissional do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, que procurou compreender as potencialidades da estratégia “Think-Pair-Share” na promoção da mudança conceptual na aprendizagem da temática da imunidade e controlo de doenças. Os participantes do estudo correspondem a uma turma de 12.º ano de Biologia, constituída por 21 alunos, e a intervenção realizou-se numa escola do concelho de Lisboa. Para a investigação utilizou-se uma abordagem qualitativa, seguindo um paradigma interpretativo, com o objetivo de analisar as potencialidades da estratégia “Think-Pair-Share” nas aprendizagens dos alunos e no desenvolvimento de competências, as dificuldades sentidas e a opinião dos alunos relativamente à estratégia aplicada. A recolha de dados foi realizada através da observação das aulas, inquéritos por questionário aos alunos e análise documental. Os resultados obtidos mostram que a estratégia “Think-Pair-Share” tem potencialidades na promoção da mudança conceptual, tendo havido uma evolução positiva nas conceções alternativas dos alunos. Para além disso também foi possível observar o desenvolvimento de competências relacionadas com a comunicação, tendo os alunos percepcionado a importância do feedback e do respeito pela opinião dos outros, assim com da escuta ativa. No entanto, os alunos sentiram dificuldades relativas ao tempo disponível e à informação fornecida para a realização das atividades.
  • O método da sala de aula invertida na disciplina de Economia A como estratégia para incentivar o envolvimento e motivação dos alunos
    Publication . Alvarenga, Frederico Vilariça; Cabrito, Belmiro Gil, 1949-; Rodrigues, Ana Luísa Fonseca, 1974-
    O presente relatório desenvolve as noções do método da sala de aula invertida e estuda o impacto que o método pode ter no envolvimento e motivação dos alunos na sala de aula. O Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (RPES) foi desenvolvido na Escola Secundária António Sérgio no Porto, numa turma de 10º ano de Economia A. A metodologia de ensino-aprendizagem da sala de aula invertida pretende usar novas tecnologias, tais como vídeo-aulas para os alunos assistirem em casa, para incentivar o interesse dos alunos e pretende desenvolver questões associadas às influências do método da sala de aula invertida no envolvimento dos alunos e nas suas motivações, potenciais desafios, e benefícios da sua implementação. Apesar do método da sala de aula invertida mostrar potencial no aumento do envolvimento dos alunos, desafios emergiram devido à falta de compromisso dos alunos em assistirem às vídeo-aulas. A experiência demonstrou a necessidade de dedicação e planeamento para uma implementação com sucesso do método.
  • O contributo da gamificação na motivação dos alunos : aplicado a uma turma de Economia A do 11º ano
    Publication . Duarte, Susana Cristina Jesus dos Santos; Correia, Anabela Batista
    Nos últimos anos, o tema da motivação tem sido objeto de extensa investigação em diversos contextos e sob múltiplas perspetivas. No presente estudo, o conceito de motivação é explorado no âmbito da Educação, com a compreensão de que a excelência no processo de ensino-aprendizagem é alcançada através do fortalecimento da motivação tanto dos alunos como dos professores. A preocupação dos professores com a motivação dos alunos é atualmente uma questão amplamente reconhecida. Destaca-se, assim, a importância de enfrentar o desafio de manter os alunos motivados, independentemente da disciplina ou unidade curricular. Diversos autores defendem que a implementação de metodologias ativas promove um envolvimento mais aprofundado dos alunos no processo educativo, enquanto desenvolve as suas capacidades de pensamento crítico. Neste contexto, e com o intuito de mitigar o problema da desmotivação dos alunos, o presente trabalho visa analisar o contributo da gamificação para a motivação dos alunos. Este estudo é aplicando a uma turma de Economia A do 11.º ano, tendo como objetivo responder às seguintes questões de investigação: “Qual a influência da gamificação na motivação dos alunos?”; “Quais os constrangimentos encontrados através da utilização da gamificação em sala de aula?” e “Qual a perceção dos alunos sobre o uso da gamificação na promoção da sua motivação para a aprendizagem?”. Para responder a estas questões, foram planeadas e lecionadas cinco aulas, com a duração de 90 minutos cada, integrando diversas atividades de gamificação desenvolvidas com os alunos da turma cooperante. No que concerne à componente de investigação, este trabalho adota metodologias qualitativas recorrendo a múltiplas fontes de recolha de dados, nomeadamente, observação participada, grelhas de observação, inquéritos por questionário e diários de campo. Os resultados obtidos neste Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (RPES) indicam que a aplicação da gamificação tem um impacto positivo na motivação dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
  • Abordagem STEM no ensino do tópico "Dinâmica da particula"
    Publication . Faria, Rui Miguel Lopes Brogueira de Jesus; Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
    Este trabalho tem como objetivo conhecer de que forma uma abordagem STEM na aprendizagem do tópico “Dinâmica” contribui para o processo de aprendizagem dos alunos. Mais especificamente, a investigação a realizar sobre a prática de ensino pretende responder a três questões orientadoras, relativas à eventual mudança de atitudes dos alunos, à evolução da capacidade de resolução de problemas e, por último, às aprendizagens realizadas e principais dificuldades dos alunos. Neste sentido, foi desenvolvida uma proposta de intervenção didática, baseada em tarefas, nas quais os conceitos são introduzidos a partir de situações reais, num contexto STEM, sendo os alunos convidados a articular estes novos conceitos com os seus conhecimentos anteriores, numa abordagem colaborativa e de construtivismo social, com o objetivo de dar resposta às questões colocadas. A proposta didática consiste, na implementação de um conjunto de tarefas, com uma duração total de 12 tempos letivos, entre março e maio de 2021. Na sequência do contexto pandémico que se viveu nessa altura, as tarefas iniciais foram implementadas por videoconferência, e utilizando ferramentas colaborativas digitais. Neste trabalho é adotada uma metodologia de investigação qualitativa, recorrendo aos seguintes métodos de recolha de dados: documentos escritos (pré-teste e pós-teste, produções escritas elaboradas pelos alunos) e observação participante. Os participantes pertencem a uma turma de alunos do ensino secundário (12.º ano), de uma escola da área da grande Lisboa. A turma é composta por 28 alunos, de idades compreendidas entre os 17 e os 19 anos. Conclui-se que a capacidade de resolução de problemas tem uma ligeira evolução positiva, e que a utilização de componentes STEM contribui para o interesse, envolvimento e motivação dos alunos. Os principais conceitos são bem compreendidos, no entanto foram detetadas algumas dificuldades dos alunos ao nível da identificação vetorial das forças de ligação.
  • Interesse pelas ciências – Qual a influência do cientista na sala de aula?
    Publication . Pacheco, Rui Cruz; Faria, Cláudia, 1967-; Lobo, Sandra
    O desenvolvimento de um país depende do seu desenvolvimento científico e este, para acontecer, precisa de cientistas. No entanto, a sociedade depara-se com um desinteresse pelas profissões científicas. Existe uma série de estereótipos negativos associados ao cientista e ao trabalho em Ciência, que dificultam a colmatação da falta de cientistas que diversos países reportam. Das várias metodologias passíveis de ser aplicadas à comunidade escolar, para aumentar o interesse dos alunos pelas Ciências, destaca-se, neste trabalho, a visita do cientista à sala de aula. Na interação com os alunos, o profissional da Ciência tem a capacidade de mudar perspetivas e de se tornar um modelo a seguir para possíveis futuros cientistas. Paralelamente, alguns temas científicos a ser abordados em aula, como o caso da Biologia de Plantas, são pouco bem recebidos pelos alunos. Aliando estas duas questões, a prática de ensino supervisionada incluiu, numa sequência de aulas do subdomínio curricular “Obtenção de matéria por seres vivos autotróficos” (numa turma do 10.º ano de escolaridade), um momento de contacto com uma cientista, que abordou temas didáticos e questões sobre o que é ser cientista e como funciona o trabalho em Ciência. Para avaliar o impacto da intervenção nas opiniões e crenças dos alunos sobre Ciência, cientistas e carreiras científicas, bem como na aprendizagem de conteúdos, foram realizados questionários de afinidade e de avaliação. Estes permitiram estabelecer uma comparação do panorama da turma antes e depois do contacto com a convidada. Tratando-se de alunos de Ciências e Tecnologias, a sua perceção em relação à Ciência foi pouco influenciada pela intervenção da cientista. Por seu lado, os cientistas passaram a ser vistos mais como pessoas comuns, não obrigatoriamente génios e tendencialmente aborrecidos. Ao mesmo tempo, assistir relato realista do trabalho científico resultou numa diminuição da vontade de ingressar numa carreira científica. Ao nível das aprendizagens, verificou-se compreensão da matéria e articulação de conhecimentos.
  • Contributos da metacognição para o ensino e aprendizagem da história
    Publication . Procópio, Alexandra Sofia Mendes; Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
    O presente relatório sobre a prática de ensino supervisionada teve como objeto de estudo uma turma do 7º ano de escolaridade na Escola Básica Dr. António Augusto Louro no Seixal, durante o ano letivo de 2023/2024, à qual foram lecionadas os domínios “Conhecer o passado para compreender o presente e melhorar o futuro” e “A herança do mediterrâneo Antigo”, especificamente, o subdomínio “Os Gregos no século V a.C.: o exemplo de Atenas.”. A prática letiva foi desenvolvida, principalmente, com base na teoria da aprendizagem significativa de David P. Ausubel, mas também usufruiu dos contributos pedagógicos de Paulo Freire, John Flavell e do patrono da escola António Augusto Louro. A investigação realizada no segundo semestre letivo, teve como propósito a análise e reflexão sobre os contributos da Metacognição para o ensino e aprendizagem da História, verificando se a aplicação deste método, através da criação de atividades, estratégias e instrumentos específicos, proporcionou uma melhor compreensão da História, melhorando os resultados escolares dos alunos e motivando-os para a aprendizagem, através do desenvolvimento de competências cognitivas, ao mesmo tempo que se procurou colmatar algumas das suas dificuldades de aprendizagem.