Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Kamishibai : "Teatro de papel" – Uma metodologia transdisciplinar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulfpie058774_tm.pdf6.54 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No presente relatório expõe-se um relato do projeto implementado na Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, que se constituiu por uma Unidade Didática (U.D.) de ilustração para Kamishibai, um teatro tradicional ilustrado de origem Japonesa, numa turma de Educação Visual, do 7º ano, da Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço no Agrupamento de Escolas de Santa Catarina. O Kamishibai pressupõe um teatro de suporte portátil, constituído por uma caixa, na qual passam pranchas com a ilustração de cenas de uma história, com texto no verso, em relação às quais um narrador realiza uma leitura interpretada. A história escolhida para a ilustração foi a "Lenda de Linda-a-Velha" (1982), com o objetivo de os alunos conhecerem melhor o contexto em que se insere a escola e se envolverem mais com a comunidade escolar, projetando-se também a possibilidade da peça de teatro ilustrada ser apresentada a outras turmas do Agrupamento. A U.D. foi implementada através de uma abordagem transdisciplinar, deste modo em articulação curricular com as disciplinas de Português, T.I.C. e com o Centro de Recursos Educativos/Biblioteca. A U.D. teve a duração efetiva de seis aulas, com uma sessão adicional organizada pela equipa da biblioteca, que serviu como arranque da mesma, culminando em sete aulas no total.
The following report describes an account of the project implemented in the Supervised Teaching Practice of the Masters in Teaching of Visual Arts, which consisted of a Didactic Unit (U.D.) of illustration for Kamishibai, a traditional illustrated theater of Japanese origin, in a Visual Education class, from the 7th year, of Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço at Agrupamento de Escolas de Santa Catarina. Kamishibai is configured as a portable theater, consisting of a box, in which boards are placed with illustrations of scenes from a story, with text on the back, to which a narrator performs an interpreted reading. The story chosen for the illustration was the Legend of Linda-a-Velha, with the desire that students become more involved with the school community and its involving territory. With this objective in mind it was also idealized that the finalized play could be presented to other classes in the school. The Didactic Unit was implemented through a transdisciplinary approach, thus in curricular articulation with the subjects of Portuguese, Computer Science and with the Educational Resources Center/Library. The Didactic Unit lasted six classes, with an additional session organized by the library team, which served as a kick-off of the project, culminating in seven classes in total.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2024, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação

Keywords

Transdisciplinaridade Teatros de papel Ilustração Artes visuais Narrativa visual Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2024

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License