Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O método da sala de aula invertida na disciplina de Economia A como estratégia para incentivar o envolvimento e motivação dos alunos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulfpie058962_tm.pdf2.74 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório desenvolve as noções do método da sala de aula invertida e estuda o impacto que o método pode ter no envolvimento e motivação dos alunos na sala de aula. O Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (RPES) foi desenvolvido na Escola Secundária António Sérgio no Porto, numa turma de 10º ano de Economia A. A metodologia de ensino-aprendizagem da sala de aula invertida pretende usar novas tecnologias, tais como vídeo-aulas para os alunos assistirem em casa, para incentivar o interesse dos alunos e pretende desenvolver questões associadas às influências do método da sala de aula invertida no envolvimento dos alunos e nas suas motivações, potenciais desafios, e benefícios da sua implementação. Apesar do método da sala de aula invertida mostrar potencial no aumento do envolvimento dos alunos, desafios emergiram devido à falta de compromisso dos alunos em assistirem às vídeo-aulas. A experiência demonstrou a necessidade de dedicação e planeamento para uma implementação com sucesso do método.
The present report develops the notions of the flipped classroom method and studies the impact that this method can have on student engagement and motivation in the classroom. The Supervised Teaching Practice Report (STPR) is developed at António Sérgio Secondary School in Porto, with a 10th-grade Economics A class. The flipped classroom teaching-learning methodology aims to use new technologies, such as video lectures for students to watch at home, to encourage student interest. It seeks to explore issues related to the influences of the flipped classroom method on student engagement and motivation, potential challenges, and the benefits of its implementation. Although the flipped classroom method showed potential for increasing student engagement, challenges emerged due to a lack of commitment from students to watch the video lessons. The experience demonstrated the need for dedication and planning for successful implementation of the method.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade , 2024, Universidade de Lisboa. Instituto de Educação

Keywords

Sala de aula invertida Envolvimento dos alunos Aprendizagem ativa Tecnologias digitais Economia - Estudo e ensino Motivação dos alunos Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2024

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License