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Potencialidades educativas do trabalho colaborativo numa abordagem inquiry sobre estratigrafia e rochas sedimentares numa turma de 11ยบ ano

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Abstract(s)

Na sociedade do sรฉculo XXI, as geraรงรตes mais novas dos paรญses mais desenvolvidos demonstram uma tendรชncia crescente de desapreรงo em relaรงรฃo ร  Ciรชncia. Estudos comparativos como o Relevance of Sciente Education ou o Programme for International Student Assessment mostram uma falta de entusiasmo dos alunos pela Ciรชncia. Os avanรงos cientรญfico-tecnolรณgicos refletidos no quotidiano tรชm levado a um consenso entre agentes governativos sobre a importรขncia da Ciรชncia e do seu ensino para a Sociedade. Torna-se assim essencial dotar os alunos de uma visรฃo integrada da Ciรชncia e de competรชncias transversais para se adaptarem, enquanto futuros membros independentes da Sociedade. O desenvolvimento destas competรชncias surge em metodologias pedagรณgicas com componente colaborativa, promovendo uma responsabilizaรงรฃo individual, aprendizagem ativa, caracterรญsticas de comunicaรงรฃo e exposiรงรฃo oral, debate de ideias, etc. Uma abordagem baseada no questionamento insere-se na corrente do construtivismo, onde o ensino se centra numa aprendizagem mais pessoal, autรณnoma e ativa por parte do aluno, sendo este responsabilizado pelo prรณprio processo de aprendizagem, tornando as suas experiรชncias mais significativas no desenvolvimento de novo conhecimento, atuando o professor como moderador. Os alunos questionam, investigam e exploram tรณpicos para construir ativamente a sua compreensรฃo dos mesmos, incentivando o pensamento crรญtico, a resoluรงรฃo de problemas e as habilidades de aprendizagem independente em diferentes domรญnios. No presente estudo, pretendeu-se investigar as potencialidades educativas do trabalho colaborativo numa turma de 11.ยบ ano. O estudo realizado seguiu uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa, onde as atividades se desenvolveram segundo uma abordagem inquiry num contexto dentro e fora da sala de aula. A recolha de dados traduziu-se na observaรงรฃo participante das aulas, na aplicaรงรฃo de questionรกrios antes e apรณs a intervenรงรฃo, na anรกlise documental e na entrevista a alunos em grupo focal. Os dados recolhidos mostraram que o trabalho colaborativo aliado a uma abordagem inquiry permitiu aprofundar competรชncias transversais como o pensamento crรญtico e criativo, resoluรงรฃo de problemas e relacionamento interpessoal, tornando a aprendizagem mais dinรขmica e aprofundando melhor os conteรบdos cientรญficos. Os resultados tambรฉm revelaram que o trabalho colaborativo foi desafiante para os alunos, observando-se algumas dificuldades ao nรญvel do relacionamento interpessoal e da capacidade de responsabilizaรงรฃo individual, que pode ter comprometido o trabalho colaborativo em alguns grupos de trabalho. Os alunos demostraram tambรฉm algumas fragilidades no inquiry, especificamente nos momentos da atividade de campo e preparaรงรฃo de pรณsteres. No geral, apesar dos desafios apresentados, os alunos ficaram mais motivados com as aulas lecionadas e com o tema da Estratigrafia e Rochas Sedimentares.
In the 21st century society, the younger generations in the most developed countries demonstrate a growing tendency to disregard Science. Comparative studies such as the Relevance of Science Education or the Program for International Student Assessment show a lack of enthusiasm among students regarding Science. The scientific-technological advances reflected in everyday life have led to a consensus among government agents on the importance of Science and its teaching for Society. It is therefore essential to provide students with an integrated view of Science and of transversal skills to better allow them to adapt as future independent members of Society. The development of these skills arises in pedagogical methodologies with a collaborative component, promoting individual responsibility, active learning, communication characteristics and oral presentation, debate of ideas, etc. An approach based on inquiry is part of the constructivism learning theory, where teaching focuses on more personal, autonomous and active learning of the student, allowing more responsibility in terms of the learning process, making their experiences more meaningful in the development of new knowledge, with the teacher acting as moderator. Students inquire, investigate and explore topics to actively build their understanding of them, encouraging critical thinking, problem solving and independent learning skills across different domains. In the present study, we intended to investigate the educational potential of collaborative work in an 11th grade class. The study was carried out following a methodology of qualitative and interpretative nature, where the activities were developed according to an inquiry approach in an inside and outside of classroom contexts. Data collection took the form of participant observation of classes, the application of questionnaires before and after the intervention, document analysis and interviews with students in a focus group interview. The data collected showed that collaborative work combined with an inquiry approach allowed students to deepen transversal skills such as critical and creative thinking, problem solving and interpersonal relationships, making learning more dynamic and deepening scientific content. The results also revealed that collaborative work was challenging for students, with some difficulties observed in terms of interpersonal relationships and the ability to take individual responsibility, which may have compromised collaborative work in some work groups. The students also demonstrated some challenges in inquiring, specifically during field activities and poster preparation. Overall, despite the challenges presented, students were more motivated by the classes taught and the topic of Stratigraphy and Sedimentary Rocks.

Description

Relatรณrio da prรกtica de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3ยบ ciclo do Ensino Bรกsico e Ensino Secundรกrio, 2024, Universidade de Lisboa. Instituto de Educaรงรฃo

Keywords

Construtivismo Trabalho colaborativo Rochas sedimentares Geologia - Estudo e ensino Estratigrafia - Portugal Relatรณrios da prรกtica de ensino supervisionada - 2024

Pedagogical Context

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