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- 3-step analysis of public finances sustainability : the case of the European UnionPublication . Afonso, António; Rault, ChristopheWe use a 3-step analysis to assess the sustainability of public finances in the EU27. Firstly, we perform the SURADF specific panel unit root test to investigate the mean-reverting behaviour of general government expenditure and revenue ratios. Secondly, we apply the bootstrap panel cointegration techniques that account for the time series and cross-sectional dependencies of the regression error. Thirdly, we check for a structural long-run equation between general government expenditures and revenues via SUR analysis. While results imply that public finances were not unsustainable for the EU panel, fiscal sustainability is an issue in most countries, with a below unit estimated coefficient of expenditure in the cointegration relation with revenue as the dependent variable.
- 3-step analysis of public finances sustainability: the case of the European UnionPublication . Afonso, António; Rault, ChristopheWe use a 3-step analysis to assess the sustainability of public finances in the EU27. Firstly, we perform the SURADF specific panel unit root test to investigate the mean-reverting behaviour of general government expenditure and revenue ratios. Secondly, we apply the bootstrap panel cointegration techniques that account for the time series and cross-sectional dependencies of the regression error. Thirdly, we check for a structural long-run equation between general government expenditures and revenues via SUR analysis. While results imply that public finances were not unsustainable for the EU panel, fiscal sustainability is an issue in most countries, with a below unit estimated coefficient of expenditure in the cointegration relation with revenue as the dependent variable.
- 30 anos de investigação sobre externalidades do IDE para as empresas domésticas : que conclusões?Publication . Crespo, Nuno; Fontoura, Maria PaulaDurante as últimas três décadas, surgiu uma vasta literatura sobre a existência potencial de externalidades do IDE para as empresas domésticas traduzidas em ganhos de produtividade. Esta ocorrência relaciona-se com o facto de as empresas multinacionais possuírem activos intangíveis que podem ser transmitidos às empresas domésticas. A análise empírica não dá, contudo, indicações claras sobre o fenómeno. Neste artigo, analisamos o mais vasto conjunto de estudos sobre este tema até hoje analisado, tomando em consideração a ocorrência de externalidades intra e inter¬sectoriais. Destacamos a diversidade de canais e respectivos efeitos através dos quais as externalidades para as empresas domésticas se podem materializar. Delineamos ainda rumos para uma melhor clarificação dos factores condicionantes da ocorrência do fenómeno, tendo em consideração que diversos estudos empíricos têm mostrado que este existirá, provavelmente, apenas para um sub-grupo de empresas domésticas e/ou quando estiverem reunidas determinadas condições.
- 60%, -4% and 6%, a tale of thresholds for EU fiscal and current account developmentsPublication . Afonso, António; Coelho, José CarlosWe study the relationship between the budget balance and the current account balance for European Union (EU) countries, using quarterly data from 1995 to 2020. Through the use of panel Granger causality tests and a panel SUR model, we conclude that the relationship is bi-directional for the EU panel as a whole. Furthermore, we find that in Eurozone countries, before 2010, for those countries with an average current account balance-to- GDP ratio outside the range of -4 to 6%, and also in countries whose average debt-to- GDP ratio is greater than 60%, the impact of the budget balance on the current account balance is greater. Conversely, in non-Eurozone countries, after 2010, in countries with a current account balance-to-GDP ratio of -4 to 6%, and also in countries with an average debt-to-GDP ratio of less than 60%, the impact of the fiscal balance on the current account balance is less relevant.
- Abertura ao exterior : uma inevitabilidade para as pequenas economias insulares e condição essencial para o desenvolvimento sustentável de S. Tomé e PríncipePublication . Santo, Armindo EspíritoEste texto discute, muito rapidamente, por que razão as pequenas economias insulares são pressionadas a abrirem-se ao exterior e quais as condições pelas quais devem orientar o seu processo de desenvolvimento sustentável. Em particular, o texto discute qual deve ser a orientação externa da economia de S. Tomé e Príncipe para a sua internacionalização no contexto atual da economia mundial. Dadas as características estruturais da economia de S. Tomé e Príncipe, nomeadamente a persistência dum setor produtivo decadente, instituições económicas, políticas e sociais muito frágeis, e uma dotação de recursos humanos com importantes limitações, a abertura ao exterior deve ser considerada como crucial para a promoção do seu desenvolvimento. Ademais, este país depende exclusivamente de fluxos externos para a sua sobrevivência. Destarte, uma tal abertura é primordial na medida em que constitui um incentivo ao investimento directo estrangeiro, que é fundamental ao financiamento de actividades produtoras de riqueza com vista à redução sustentável do desemprego e da pobreza. Maior abertura ao exterior tenderá a fazer aumentar progressivamente o investimento direto estrangeiro e ajuda externa, os quais constituem um importante fator, senão mesmo, o único de momento, para a inserção de S. Tomé e Príncipe na atual economia mundial globalizada. Para que uma tal abertura contribua para o seu desenvolvimento, propõe-se que ela deva ser conduzida com base em estratégias económicas congruentes com a especificidade das pequenas economias insulares. Isto é, que as atividades económicas selecionadas se adequem à pequena dimensão e isolamento do território de maneira a contornar os efeitos negativos das deseconomias de escala. Mas também a estabilidade política, boa governação e valorização dos recursos humanos são essenciais.
- A abordagem do ciclo de vida. Aplicação ao produto turísticoPublication . Gonçalves, Vítor da Conceição; Águas, PauloO ciclo de vida é, actualmente, um conceito bastante difundido, tanto ao nível do marketing como do posicionamento estratégico, embora com aplicação relativamente reduzida devido a dificuldades de operacionalização. Com este trabalho pretende-se contribuir para um melhor esclarecimento do conceito e para a sua efectiva aplicação, em particular ao produto turístico. O trabalho encontra-se estruturado em dois grandes blocos. No primeiro bloco desenvolve-se o quadro conceptual de referência para aplicação prática no segundo bloco. Assim, começa-se por definir o objecto (produto turístico) para depois se apresentar e discutir o conceito do ciclo de vida com a explicação das diferentes fases e respectivas implicações estratégicas. A anteceder o estudo do caso Algarve faz-se referência a propostas de métodos para identificação da fase.
- Uma abordagem espacial a economia dos transportes e comunicaçõesPublication . Pontes, José PedroEste survey reflecte o ponto de vista da teoria económica espacial sobre os Transportes e Comunicações. Neste sentido, seguindo Voith (1991), pode afirmar-se que o seu objecto corresponde menos aos aspectos técnicos da oferta de Transportes e Comunicações e mais aos aspectos da sua procura. Nesta, a ênfase não reside nas variações de curto prazo, decorrentes de escolhas modais ou de número de viagens por populações espacialmente fixas, mas nas variações de longo prazo associadas a mudanças nas populações por motivo de alterações residenciais ou de local de trabalho. A justeza desta opção é empiricamente confirmada pelo facto de a elasticidade da procura de um serviço de transporte em relação ao preço ou à qualidade a longo prazo exceder largamente o valor de curto prazo
- Accumulation of capital, production functions and models of economic growthPublication . Amaral, João Ferreira doThis paper is about the possible interdependence of the assumptions related to the properties of the process of accumulation of capital and the properties of the production function as they are used in models of economic growth. The case of a semi-bounded substitution production function exemplifies this kind of interdependence and the consequent restrictions that may condition economic growth.
- Accuracy of european stock target pricesPublication . Almeida, Joana; Gaspar, Raquel M.Equity researches are conducted by professionals, who also provide buy/hold/sell recommenda- tions to investors. Nowadays, target prices determined by nancial analysts are publicly available to investors, who may decide to use them for investment purposes. Studying the accuracy of such analysts' forecasts is, thus, of paramount importance. Based upon empirical data on 50 of the biggest (larger capitalisation) European stocks over a 15{year period, from 2004 to 2019 and using a panel data approach, this is the rst study looking at overall accuracy in European stock markets. We nd that Bloomberg's 12-month consensus target prices have no predictive over future market prices. Panel results are robust to company xed e ects and sub-period analysis. These results are in line with the (mostly US-based) evidence in the literature. Extending common practice, we perform a comparative accuracy analysis, comparing the accu- racy of target prices with that of simple capitalisations of current prices. It turns out target prices are not better in forecasting, than simple capitalisations. More interestingly, by analysing also the relationship between both measures { target prices and capitalised prices { we nd evidence that capitalised prices partially explain how target prices are determined. Even when considering individual regressions, accuracy is still very low, but varies considerably across stocks.
- O acesso à água e ao saneamento nos países em desenvolvimento : a União Europeia, as ONGDs e o caso de Bafatá na Guiné-BissauPublication . Gentili, Davide; Mah, LuísEste documento nasce da readaptação da tese de mestrado “O acesso à água e ao saneamento nos países em desenvolvimento: a União Europeia, as ONGDs e o caso de Bafatá na Guiné Bissau” realizada no decorrer de 2014 e defendida em Novembro do mesmo ano. O trabalho enquadra-se no tema da cooperação internacional com os Países em Desenvolvimento (PD) no sector da água, do saneamento e da higiene (WASH)3 e tem o propósito de investigar de que forma as boas práticas, acordadas pelos doadores internacionais, para o acesso à água e ao saneamento, influenciam o trabalho das ONGDs que atuam neste sector. Assim, procurou-se analisar como é que a União Europeia (UE), o mais importante doador no sector WASH a nível internacional, tem influenciado o trabalho no sector WASH da ONGD portuguesa – TESE – Associação Para o Desenvolvimento. Procurou-se observar de que forma a TESE interpreta as orientações da UE no sector WASH, tentando compreender se se verifica uma cega adaptação às linhas orientadoras de forma a captar os fundos, ou se ao contrário existe uma visão que orienta as ações da TESE independentemente da disponibilidade dos financiamentos. A UE, na primeira década de 2000, tem fortalecido o seu empenho no sector WASH, financiando inúmeros projetos de cooperação e contribuindo ativamente no debate político internacional. Entre os critérios que levaram à escolha da TESE, para além da proximidade geográfica e da oportunidade de colaboração com os membros da organização, figura o facto desta ser uma das poucas ONGD em Portugal empenhadas na cooperação no sector WASH no espaço lusófono. Esta, ao longo da última década, tem-se afirmado como organização de referência no panorama das ONGDs portuguesas estando envolvida em vários projetos no sector da água e do saneamento. Desde o seu nascimento até hoje, verificou-se uma evolução substancial da organização, que passou a ter uma estrutura estável e objetivos bem definidos. Com o tempo a TESE foi definindo um modelo de intervenção próprio à organização. Entre os projetos realizados destaca-se um, Bafatá Misti Iagu (BMI), cofinanciado pela UE em Bafatá, na Guiné Bissau (GB). Este será objeto de análise enquanto estudo de caso. Entre fevereiro e maio de 2014, foi acompanhado o trabalho diário da sede da TESE em Lisboa. Foram analisados os documentos que orientam a cooperação e as linhas de financiamento da UE no sector WASH e comparados com os resultados do caso de estudo sobre Bafatá, escrever o contexto de intervenção do projeto BMI. provenientes da análise dos documentos dos projetos realizados pela TESE, das avaliações dos projetos e das entrevistas realizadas aos membros atuais e anteriores da ONGD5. A comparação foi focada principalmente sobre: (1) os objetivos desejados, os grupos alvo, as ações propostas e a abordagem promovida nas ações; (2) a abordagem sobre as questões chave do acesso e da gestão dos serviços hídricos. Aqui procurou-se comparar os princípios inerentes a questões institucionais e de gestão (Qual o modelo de gestão do recurso que é promovido?), sociais e económicas (Qual o valor atribuído à água, na equidade, nos direitos humanos, na equidade de género, na qualidade dos serviços promovida, e nas questões de propriedade, preço, tarifação dos serviços?), e finalmente ambientais, de informação, educação, comunicação e tecnológicas6. Desta análise resultou uma substancial aproximação entre as orientações da UE e os projetos realizados pela TESE. Este resultado se torna mais interessante tendo em consideração que a linha de financiamento com a qual a TESE financiou o projeto BMI em 2009 não incluía orientações específicas sobre o sector da água e a definição dos objetivos, dos resultados esperados, das atividades e mais em geral da abordagem, não estando sujeita aos critérios de elegibilidade da CE no sector WASH. No que diz respeito os objetivos desejados, os grupos alvo, as ações propostas e a abordagem promovida nas ações encontra-se uma alta correspondência de visão. As ações da TESE englobam quer uma componente infraestrutural (construção e reabilitação de infraestruturas, implementação de medidas de prevenção da poluição e proteção da água), quer medidas direcionadas à melhoria da gestão dos recursos de forma a garantir a durabilidade da intervenção (sensibilização para a utilização correta dos recursos e educação para a higiene, reforço e gestão das instituições no sector da água). Entre as medidas partilhadas pela EU e a TESE direcionadas à gestão dos recursos encontra-se a da gestão da procura, a qual, porém, não foi aplicada indiscriminadamente nos projetos realizados pela TESE, sendo que cada vez houve uma identificação prévia do contexto e das suas necessidades. A afinidade de visão entre a CE e a TESE se mantém constante, se bem com alguma diferença, olhando para os princípios chave de acesso e gestão aplicados na implementação do projeto BMI (Ver Tabela A). Este não surgiu pela abertura de uma linha de financiamento, mas sim pela identificação das necessidades e das oportunidades de cooperação em Bafatá, numa ótica de complementaridade e de integração com as outras iniciativas em curso. Os resultados esperados não foram definidos para responder às condições de elegibilidade do Apelo para a Apresentação de Candidaturas (ou Call for Proposal -CfP-), mas sim para ter o melhor impacto do ponto de vista da sustentabilidade económica, humana e ambiental. A definição destes resultados deriva de um padrão de intervenção próprio da TESE, que pode sofrer alterações segundo o contexto e as exigências das linhas de financiamento, mas que na substância não é alterado. Através da análise dos projetos realizados pela TESE foi possível identificar um modelo de intervenção próprio da organização. Este modelo, fio condutor entre os projetos, é parte integrante da sua estratégia de cooperação. Tendo em conta o observado, pode-se afirmar que a TESE tem uma visão que orienta as suas ações no sector WASH, não limitando-se a aplicar ipsis verbis o que é pedido nas CfP da CE. Contudo, como vimos, existe uma boa correspondência nos objetivos e nas boas práticas aprovadas pela CE e a visão e o trabalho da TESE. Na comparação dos objetivos, dos princípios e das ações propostas, pode-se deduzir que, tendo como exemplo a aplicação do princípio da gestão da procura, não há execução das boas práticas reconhecidas internacionalmente sem uma prévia análise do contexto de intervenção.