Browsing by Issue Date, starting with "2023-01-19"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Instrumentos jurídicos, econômicos e sociais para a gestão das águasPublication . Fragoso, Lavínia Silveira de Mendonça; Saraiva, Rute Neto Cabrita e GilO presente trabalho justifica-se em virtude de sua atualidade e relevância no cenário jurídico e político, posto que a água é indispensável à sobrevivência na Terra, não havendo nenhum outro recurso natural que possa lhe substituir. Assim, por se tratar de um bem ambiental finito e escasso, deve ser manejado com parcimônia, seguindo as melhores técnicas disponíveis, mediante planejamento prévio e em total observância aos ditames legais previstos em seu regramento. A gestão racional das águas é peça-chave para garantir a disponibilidade hídrica à população mundial, num esforço conjunto que envolve Poder Público, sociedade civil organizada e população em geral. Buscou-se investigar os principais instrumentos utilizados para a gestão da água, tanto os jurídicos, como os econômicos e sociais, através de pesquisa bibliográfica com revisão da literatura sobre a matéria, colacionando a posição da doutrina abalizada que se debruça sobre o tema, os problemas envolvidos, e por fim, analisar a eficácia de tais mecanismos face a esse imprescindível e insubstituível recurso natural.
- Margaret Thatcher: dos discursos e pensamento político à ascensão do euroceticismo britânico (1988-2016) – Análise da sua influência no Bruges Group e no UKIPPublication . Santos Lima, Alef William dos; Castro, Andreia Soares e; Simões, Rafael ClaudioA presente dissertação visa contribuir para o debate acerca da atuação e influência política da ex-primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, durante o cargo entre 1979 e 1990, e como mesmo depois no regresso à Câmara dos Comuns e como Baronesa – Membro da Câmara dos Lordes – até à sua morte em 2013 impactou no movimento eurocético, estimulando a sua ascensão no Reino Unido e servindo como um discurso/pensamento continuum no Bruges Group e no UKIP. Com base na análise dos seus discursos e pensamento político em ordem cronológica, através de unidades de análise, estabelecemos um vínculo com os discursos dos eurocéticos e analisamos em seguida como influenciaram o Bruges Group e o UKIP, e as ações de ambos nas décadas seguintes visando maior engajamento e protagonismo no cenário político e suas consequências. Conclui-se que os discursos e o pensamento eurocético de Thatcher influenciaram a ascensão do euroceticismo pós-1988, institucionalizando-se, primeiro, no Bruges Group, em 1989, e, em 1993, com a fundação do UKIP. Conclui-se também que Thatcher, o Bruges Group e o UKIP obtiveram um importante papel em conter os avanços da integração no Reino Unido. A nível teórico, o estudo salienta que Thatcher e o Bruges Group enquadravam-se na vertente soft euroscepticism (não desejavam a retirada da integração, mas reformas institucionais), mas com o aprofundamento positivado no Tratado da União Europeia em 1993, passam a adotar o hard euroscepticism (desejo de retirar-se da integração) e o UKIP que já nasce nessa vertente. Enquanto Thatcher passa a retirar-se aos poucos da vida pública, o Bruges Group e o UKIP continuam seu legado eurocético até ao Referendo do Brexit.
- ISBE & Cochrane Portugal Newsletter nº 228: Rastreio do cancro da próstataPublication . Carneiro, António Vaz; Rachadell, Juan José; Lupi Manso, NunoEsta Newsletter (NL) resulta de uma parceria entre o Instituto de Saúde Baseada na Evidência e a Cochrane Portugal, e tem como objectivo disponibilizar informação sobre áreas importantes para a prática clínica, com base na melhor evidência científica disponível. São incluídos estudos relevantes, criticamente avaliados pela sua validade, importância dos resultados e aplicabilidade prática, resumidos numa óptica de suporte à decisão. É dada prioridade a estudos de causalidade incluindo-se ainda, quando justificado, estudos qualitativos e metodológicos, assim como revisões científicas. O conteúdo da NL é da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autor(es).
- Integração da energia solar térmica em processo de secagem industrial de resíduos urbanos (Combustível derivado de resíduos)Publication . Rodrigues, Ana Luísa Matos André; Fragoso, Rita do Amaral; Loureiro, David PereiraA presente dissertação pretende demonstrar a possibilidade e mais-valia da integração da energia solar térmica em processos de secagem industrial, no caso em concreto, na secagem de Combustível Derivado de Resíduos (CDR) proveniente de resíduos urbanos (RU), possibilitando a continuidade do funcionamento do secador industrial com exclusivo recurso a Fontes de Energia Renovável (FER), garantindo assim que a qualidade do produto que sofre secagem é também ela obtida não recorrendo a fontes de energia fóssil o que contribui diretamente para a descarbonização da indústria e para o controlo de custos com o combustível, bem como assegurar os princípios da sustentabilidade económica e ambiental subjacente à atividade da empresa. Sendo o sol uma fonte de energia de fácil obtenção, não poluente e inesgotável, a energia solar, apresenta-se como a grande solução de independência energética, ainda que possa ter que ser aliada a outras FER. Esta fonte de energia tem particular interesse de utilização em processos industriais, considerando que uma variedade de processos industriais exige calor em alguma parte do seu processo. Em Portugal, em 2019, o consumo total de energia final no setor industrial representou 29,5% do consumo total de energia final em todos os setores, sendo que destes 14,6% do consumo de energia final no setor industrial estão associados à produção de calor. A utilização de energia térmica nos processos industriais ocorre a múltiplas temperaturas e de acordo com a gama exigida assim se classifica a mesma em baixa, média ou alta. A tecnologia mais adequada para obtenção de calor através de Energia Solar Térmica para Processos Industriais (SHIP, no inglês) é determinada considerando a temperatura exigida no processo industrial e a gama de temperaturas operacionais dos diferentes coletores solares disponíveis no mercado. De modo a garantir uma adequada integração da energia solar térmica num processo industrial é essencial efetuar a avaliação da sua viabilidade técnica e económica.
- Large-scale genomic analysis of global Klebsiella pneumoniae plasmids reveals multiple simultaneous clusters of carbapenem-resistant hypervirulent strainsPublication . Spadar, Anton; Perdigão, João; Campino, Susana; Clark, Taane G.Background Klebsiella pneumoniae (Kp) Gram-negative bacteria cause nosocomial infections and rapidly acquire antimicrobial resistance (AMR), which makes it a global threat to human health. It also has a comparatively rare hypervirulent phenotype that can lead to severe disease in otherwise healthy individuals. Unlike classic Kp, canonical hypervirulent strains usually have limited AMR. However, after initial case reports in 2015, carbapenem-resistant hypervirulent Kp has increased in prevalence, including in China, but there is limited understanding of its burden in other geographical regions. Methods Here, we examined the largest collection of publicly available sequenced Kp isolates (n=13,178), containing 1603 different sequence types (e.g. ST11 15.0%, ST258 9.5%), and 2174 (16.5%) hypervirulent strains. We analysed the plasmid replicons and carbapenemase and siderophore encoding genes to understand the movement of hypervirulence and AMR genes located on plasmids, and their convergence in carbapenem-resistant hypervirulent Kp. Results We identified and analysed 3034 unique plasmid replicons to inform the epidemiology and transmission dynamics of carbapenem-resistant hypervirulent Kp (n=1028, 7.8%). We found several outbreaks globally, including one involving ST11 strains in China and another of ST231 in Asia centred on India, Thailand, and Pakistan. There was evidence of global flow of Kp, including across multiple continents. In most cases, clusters of Kp isolates are the result of hypervirulence genes entering classic strains, instead of carbapenem resistance genes entering canonical hypervirulent ones. Conclusions Our analysis demonstrates the importance of plasmid analysis in the monitoring of carbapenem-resistant and hypervirulent strains of Kp. With the growing adoption of omics-based technologies for clinical and surveillance applications, including in geographical regions with gaps in data and knowledge (e.g. sub-Saharan Africa), the identification of the spread of AMR will inform infection control globally.
- Hemoglobinopatias e seu diagnóstico laboratorialPublication . Duarte, Patrícia Alexandra Oliveira; Silva, Isabel Cristina Gomes Falcão de Bettencourt Moreira da; Stilwell, Maria Inês Crespo Silva Marques de CarvalhoAs hemoglobinopatias constituem as doenças monogénicas recessivas mais frequentes a nível mundial. Resultam de alterações nos genes que regulam a síntese direta das cadeias de globina da hemoglobina. Em indivíduos normais a síntese de alfa e beta globina é regulada por 4 genes localizados nos cromossomas 16 e 2 nos cromossomas 11. Dividem-se em dois grandes grupos, hemoglobinopatias quantitativas, quando se verifica uma alteração quantitativa na síntese de um tipo de cadeias globínicas (talassemia e persistência hereditária de hemoglobina fetal) e hemoglobinopatias qualitativas ou estruturais, quando existe uma modificação estrutural de um tipo de cadeias globínicas (caso da anemia falciforme ou drepanocitose). Estimam-se que existam cerca de 270 milhões de portadores de hemoglobinopatias e cerca de 300-500 mil casos de nascimentos de crianças com anemia falciforme e formas severas de talassemia. Em Portugal, as hemoglobinopatias mais frequentes são a anemia falciforme, a beta-talassemia major e intermédia. Assim sendo, foi criado um programa nacional de controlo de hemoglobinopatias com o objectivo de prevenir, diagnosticar e fornecer tratamento adequado às formas graves da doença. A deteção de portadores de hemoglobinopatias é iniciada com um hemograma e a partir dos seus resultados procede-se à análise das hemoglobinas utilizando vários métodos como a eletroforese das hemoglobinas e focagem isoelétrica e à quantificação das hemoglobinas A2 e fetal através de técnicas como HPLC (caracterização de fenótipo). No entanto, a confirmação ou caracterização do genótipo de alguns destes distúrbios só pode ser feita através de técnicas de biologia molecular. A prevenção destas patologias assenta na deteção de possíveis portadores e respectivos cônjuges, aconselhamento genético de casais de risco e diagnóstico pré-natal.
- Residência alternada, parentalidade partilhada e género: Perspetivas, Práticas e DesafiosPublication . Cunha, Filomena Rodrigues da; Cláudia Casimiro Ferreira da Costa; Sofia Pappámikail da Costa MarinhoEste estudo teve como objetivo compreender as práticas, perceções, desafios e dinâmicas parentais de pais e mães em práticas sociais de residência alternada em diferentes contextos sociais e com diferentes percursos de entrada nesse regime, por decisão consensual e em práticas de residência alternada impostas pelo tribunal, numa perspetiva de relações de género. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa no âmbito da qual foram realizadas 19 entrevistas, 13 mães e 6 pais, cujo conteúdo foi analisado com recurso a análise categorial. Observa-se que pais e mães relacionam a residência alternada à partilha igualitária das responsabilidades parentais e ao direito da criança a manter presente na sua vida, após a separação ou divórcio dos pais, pai e mãe. As assimetrias de género entre os pais no que respeita ao seu envolvimento nos cuidados às crianças, bem como à repartição entre eles desses cuidados, alicerçam barreiras no acesso à residência alternada e na construção de uma relação parental para além da relação conjugal. As práticas, as perceções e as dinâmicas parentais em residência alternada estão sob a influência das crenças e estereótipos de género. Em simultâneo, observam-se processos relacionais e dinâmicas de género em curso que perspetivam a construção e desconstrução social de conceções de paternidade e de maternidade.
- The Impact of Non-Pathogenic Bacteria on the Spread of Virulence and Resistance GenesPublication . Dionisio, Francisco; Domingues, Célia P. F.; Rebelo, João S.; Monteiro, Francisca; Nogueira, TeresaThis review discusses the fate of antimicrobial resistance and virulence genes frequently present among microbiomes. A central concept in epidemiology is the mean number of hosts colonized by one infected host in a population of susceptible hosts: R0. It characterizes the disease’s epidemic potential because the pathogen continues its propagation through susceptible hosts if it is above one. R0 is proportional to the average duration of infections, but non-pathogenic microorganisms do not cause host death, and hosts do not need to be rid of them. Therefore, commensal bacteria may colonize hosts for prolonged periods, including those harboring drug resistance or even a few virulence genes. Thus, their R0 is likely to be (much) greater than one, with peculiar consequences for the spread of virulence and resistance genes. For example, computer models that simulate the spread of these genes have shown that their diversities should correlate positively throughout microbiomes. Bioinformatics analysis with real data corroborates this expectation. Those simulations also anticipate that, contrary to the common wisdom, human’s microbiomes with a higher diversity of both gene types are the ones that took antibiotics longer ago rather than recently. Here, we discuss the mechanisms and robustness behind these predictions and other public health consequences.
- Patogénese e diagnóstico da infeção pelo vírus de epstein-barr : importância da latência viralPublication . Balhico, Rita Isabel Pinto; Pereira, José Miguel Azevedo; Albuquerque, Ana Margarida da CruzO presente trabalho integra o plano de estudos do Mestrado em Análises Clínicas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e constitui um dos seus principais objetos de avaliação. Este divide-se em duas partes: a primeira consiste num relatório de estágio de natureza profissional e a segunda é constituída pela monografia. No relatório é apresentado o local onde decorreram as diferentes valências do estágio e pretende ser um resumo da experiência adquirida durante esse período, descrevendo os produtos biológicos, ensaios, metodologias e equipamentos utilizados em cada valência e a importância de cada uma em ambiente de laboratório hospitalar. Refere também os procedimentos adotados pelo laboratório ao nível do controlo de qualidade interno e avaliação externa da qualidade. O estágio decorreu entre 1 de junho e 12 de outubro de 2021 e foi realizado no Laboratório de Patologia Clínica do Hospital CUF Tejo em Lisboa que é gerido pelo Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa. As valências de Bioquímica, Hematologia e Microbiologia serão apresentadas neste relatório sendo que a valência de Microbiologia também teve uma componente realizada no Laboratório Central do Grupo Germano de Sousa. Na segunda parte deste trabalho – que corresponde à monografia – é apresentada uma revisão da literatura com o tema: “Patogénese e diagnóstico da infeção pelo vírus de Epstein-Barr: importância da latência viral”. O vírus de Epstein-Barr encontra-se difundido por todo o globo e desde a sua descoberta nos anos 60 continua a intrigar investigadores e clínicos que estudam o seu efeito na população humana. A monografia aborda as características deste vírus e a forma como este desenvolve doença nas mais variadas formas e a razão pelo qual nem todos os que estão infetados irão desenvolver doença. Irá ser também abordado como as propriedades de latência viral contribuem para a propagação deste vírus bem como o diagnóstico da infeção e perspetivas futuras no combate ao Epstein-Barr.
- A experiência estético-musical no museu de artePublication . Teixeira, Giles Bruno Valla; Pereira, Fernando António BaptistaThis research project focuses on the phenomenology of art appreciation, with and without music, within a museum environment. Its main goal is to try and understand why, in what way and to what extent music may interfere and have an impact on art viewers’ aesthetic experience. A musical project was devised and implemented in order to obtain first-hand feedback on the intended research phenomenon. Selected participants were invited to engage with art - with and without music - according to their artistic education and respective visual skills. The interviewed participants’ global assessment is that music is an aesthetic experience facilitator and changes art’s perception by adding new layers of meaning. Contrary to some theories reported in the literature, empirical evidence has shown that music is a powerful art interpretative tool. It allows audiences - art experts and non-experts alike - to have a deeper immersive experience and a further meaningful engagement with artworks, thus enhancing their overall art enjoyment. This study contributes to the literature by researching an under-investigated theme, the musical-aesthetic experience, and by proposing a conceptual model that seeks to outline and explain the structural essence and the procedural logic of the respective aesthetic phenomenon. Framed within interdisciplinary, inclusive, communicative and creative museum education programmes, music should be encouraged and occasionally welcomed as a stimulating sound investment in XXI century art galleries