Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-25"
Now showing 1 - 10 of 39
Results Per Page
Sort Options
- A modelagem como ferramenta criativa: aplicação no processo de desenvolvimento criativo em design de modaPublication . Andrade, Janaína Araújo Silva; Simões, Inês da Silva AraújoA modelagem é parte integrante do processo produtivo na indústria da moda, na qual permite diferentes construções e adaptações para o desenvolvimento de vestuário. A investigação tem como principal objetivo a quebra de paradigmas sobre o processo criativo em design de moda e busca avaliar, testar e determinar alternativas criativas que incluem a modelagem bidimensional como recurso criativo para aplicação na construção de roupas. Apresenta-se na revisão da literatura uma abordagem teórica das áreas do Design de Moda e da Modelagem, sendo que a primeira relaciona criatividade, processo criativo e metodologias convencionais de criação. A segunda busca apresentar conceitos e métodos de modelagem, além de salientar sua importância e potencial criativo nas práticas do design de moda. De abordagem qualitativa, coleta-se dados por meio de estudo de casos de designers de moda, a fim de identificar os tipos de métodos adotados no processo de criação e compreender se existe uma relação de troca entre criação-modelagem. Nesta perspectiva, é proposto uma prática experimental, que apresenta uma análise de diferentes experimentos, resultando em potenciais ferramentas criativas nas quais visam despertar o interesse de alunos e profissionais em aplicá-las no seu próprio processo criativo, simplificando e unificando as linguagens entre o pensar, sentir e fazer.
- A aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de uma e-rede localPublication . Pereira, Emanuel Vindeirinho; Dorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972-; Calha, Mário João BarataO presente relatório descreve o projeto de intervenção intitulado” Aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de uma E-Rede Local”, implementado na Escola Secundária de São João da Talha, numa turma de 10.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, na disciplina de Redes de Comunicação, no módulo 3 “Redes de Computadores Avançado”. A prática de ensino supervisionada decorreu ao longo de 22 tempos letivos, com a duração de 50 minutos cada, e teve como objetivos a aquisição dos conceitos da camada 3 do modelo Open System Interconnection (OSI), routers, protocolos, Internet Protocol (IP), Routing Information Protocol (RIP), Address Resolution Protocol (ARP), classes de IP e submáscaras, com recurso à metodologia de aprendizagem baseada em projetos. O projeto que foi apresentado aos alunos consistiu na restruturação de uma rede local de uma microempresa, dividido em três fases: i) conhecer a estrutura da rede atual e efetuar o levantamento de requisitos da microempresa; ii) planear a conceção da nova rede; e iii) simular a nova rede local. Com o objetivo de avaliar a rede desenvolvida pelos alunos, bem como a sua conceção, foram utilizadas grelhas de observação de aula e de monitorização do projeto. Para além destes, foram aplicados outros instrumentos de avaliação com o intuito de verificar, se a abordagem baseada em projetos contribuiu para a consolidação dos conceitos de redes de computadores avançado. Os resultados obtidos evidenciam uma melhoria das aprendizagens dos alunos, podendo-se afirmar que a metodologia adotada teve um impacto positivo na consolidação de conhecimentos.
- Arquitetura Eco-SustentávelPublication . Moshkivska, Anna; Crespo, José Luís MouratoÀ medida que as alterações climáticas se agravam e os recursos naturais da Terra tornam-se mais escassos, por efeito de um grande aumento da população mundial e de um consumo descuidado, o papel da arquitetura torna-se cada vez mais importante na mitigação destes efeitos. Sendo as áreas da Arquitetura e da Construção áreas de grande impacto ambiental negativo, têm, pelo mesmo motivo, um grande potencial em fazer a diferença e acompanhar o desenvolvimento sustentável. Numa tentativa de contribuir para a discussão da sustentabilidade e ecologia na arquitetura, surge esta dissertação. Pretende-se com esta investigação fornecer diretrizes para uma prática arquitetónica eco-sustentável. Assim, este documento descreve a insustentabilidade na arquitetura, investigando os processos de construção de impacto ambiental negativo, os materiais insustentáveis mais comuns e, a ineficiência energética dos edifícios. São descritas, também, tipologias arquitetónicas que de alguma forma procuram reduzir os impactos no meio ambiente, quer através do desenho, quer através do uso de tecnologias. Desta forma, foi possível chegar a um conceito de Arquitetura Eco-Sustentável e, definir os seus princípios. Através desses princípios, estabeleceram-se uma série de critérios de práticas eco-sustentáveis, sintetizadas num guia. O guia foi testado num projeto de arquitetura académico e, em cinco casos de estudo existentes.
- A cidade da pedra: uma reinterpretação da matéria da cidadePublication . Brejo, Ana Margarida Ferreira; Cavaco, Cristina Soares Ribeiro Gomes; Oliveira, Francisco Carlos Almeida do Nascimento eA natureza dos elementos que compõem a cidade e o espaço urbano — materiais urbanos — bem como a sua organização espacial e funcional, tem sido uma questão central na história da arquitetura e do urbanismo, refletindo, por sua vez, modelos de desenvolvimento e organização da sociedade. Desde finais do século XIX novos materiais passaram a fazer parte do cardápio de construção do espaço urbano contemporâneo, introduzindo escalas e lógicas morfológicas até aqui desconhecidas. Tomando como área de intervenção o núcleo histórico de Pêro Pinheiro, em Sintra, mais particularmente a Fábrica Pardal Monteiro (antiga fábrica de corte e transformação da pedra natural), o presente trabalho propõe uma reflexão sobre o sentido dual da matéria urbana, bem como sobre a sua reinvenção. Por um lado, adota-se o sentido mais elementar da matéria física. A partir da pedra como material e elemento constituinte basilar, questiona-se a lógica elementar da arquitetura e explora-se a pedra como material de composição e constituição do espaço e forma arquitetónicos. Por outro, no sentido da morfologia urbana e do entendimento da cidade enquanto sistema compósito cuja forma resulta da composição de elementos ou materiais urbanos, procura-se repensar o pólo empresarial de Pêro Pinheiro enquanto matéria emergente deste novo urbano extensivo e fragmentário. A proposta de criação de um novo centro de inovação e investigação sobre a pedra é o motor para se explorar a prática elementarista do projeto, seja ele à escala do urbano ou da arquitetura. A hipótese de investigação reflete sobre o potencial que o elementarismo, enquanto teoria e prática de projeto, tem para responder a uma condição de complexidade do mundo contemporâneo.
- Reabilitação do antigo Paço Episcopal de LeiriaPublication . Anastácio, Beatriz Lourenço; Salvador, Fernando Sanchez; Pereira, Paulo Jorge GarciaO presente Projeto Final de Mestrado tem como principal objetivo adaptar o antigo Paço Episcopal de Leiria numa unidade hoteleira, tendo como início da sua história o século XVII, durante o qual e em séculos subsequentes serve o seu propósito original. Posteriormente, já no século XIX e na transição para o século XX passa a ter uma função militar. Viria ainda a servir de abrigo aos retornados de África, após a queda do Estado Novo em Portugal, no ano de 1974/1975. Tem como função atual albergar o Comando Distrital de Leiria e a Polícia de Segurança Pública. A intervenção passa por implementar neste edifício uma unidade hoteleira, que visa suprimir a carência desta área no território onde este se insere. O projeto de intervenção assenta no princípio de respeito para com a preexistência e a intervenção de uma forma consciente, com o objetivo de enriquecer o edifício. Esta unidade hoteleira pretende oferecer quartos para pernoitar na cidade, mas também áreas de lazer e de restauração, e ainda dar apoio à cultura com espaços expositivos e um auditório.
- Do ouro do Brasil à "Viradeira" : uma proposta didáticaPublication . Varela, Raquel Cardeira; Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-O nosso plano de trabalhos centrar-se-á sobre o período entre o ciclo do ouro do Brasil e a chamada “Viradeira”. A nossa proposta didática analisará e concentrar-se-á sobre a conjuntura económica da segunda metade do século XVII até ao Tratado de Methuen; os efeitos do ouro do Brasil para Portugal; a política económica e social pombalina; a política pombalina e o fomento industrial; a viragem para a indústria manufatureira; a prosperidade comercial de finais do século XVIII, a “Viradeira”. O plano de trabalhos organiza-se da seguinte forma: resumo, introdução, contexto escolar e turma, enquadramento curricular e didático, unidade didática (enquadramento científico e estratégia didática), plano do subdomínio, plano de aulas, notas conclusivas.
- Reciclagem e reanimação do espaço infraestruturalPublication . Rijo, Mafalda Pinheiro; Spencer, Jorge Manuel Fava; Santos, João Rafael MarquesO presente Projeto Final de Mestrado teve seguimento no trabalho desenvolvido durante o workshop NoVOID, que possuiu como objetivo explorar os espaços urbanos expectantes existentes na Área Metropolitana de Lisboa, onde se integra o Município do Barreiro, oportunidades e pontos fortes existentes nestes vazios urbanos, mais especificamente na área próxima ao terminal fluvial e na área do sistema ferroviário que foi deixada ao longo do tempo sem atividade frequente. Procura-se dar maior visibilidade ao património simbólico do complexo ferroviário e à memória do lugar através de um percurso cultural. É um local atualmente caracterizado pelas descontinuidades urbanas, devido ao processo de desindustrialização que teve origem nos anos 70 e que se mantem marcado no território pelas grandes estruturas industriais, ferroviárias e portuárias inutilizadas provocando barreiras e insegurança perante a escala urbana industrial, dificultando o fluxo da cidade, principalmente na fluidez dos modos ativos de circulação. Este projeto surge da oportunidade criada pela desindustrialização e infraestruturação ferroviária no desafio de devolver ao pedestre áreas que outrora foram densamente ocupadas e que após a época áurea do Barreiro são vistas como terrenos expectantes que apresentam diversas carências a nível urbano, precisando de ser fortalecidas. A evolução tecnológica aproximou o território tanto do Sul, como de Lisboa, sustentando uma elevada percentagem de população diária que utiliza a rede de transportes existente no Barreiro pudendo passar a usufruir deste local. Foi reconhecido imenso potencial nos sistemas de vistas para o Seixal e Lisboa, Rio Coina e Rio Tejo, bem como a existência do Parque Regional Nacional da Mata da Machada, Patrimónios Naturais Lagunares. Reconhece-se também uma imagem urbana em declínio e pretende-se transformar para uso do cidadão, devolvendo caminhos que outrora foram deles, adaptando caminhos ferroviários, reinventando a cidade e integrando o património ferroviário num percurso cultural, recorrendo a um programa de Academia do Movimento fomentando relações intergeracionais, comunitárias e de inclusão social. Reutilizando de espaços abertos e infraestruturas pesadas, transformando-as para a comunidade local e potencializando uma estrutura ecológica mais rica.
- Equipamento urbano como fator de melhoria na qualidade de vida urbana nas cidades brasileiras.Publication . Fiuza, Jéssica Figueira; Dias, José Manuel SilveiraNas áreas de estudo do Design de Produto e do Design Urbano, trabalhando no tema dos Equipamentos urbanos, a dissertação traz a problemática voltada para as cidades brasileiras e a qualidade de vida em seus espaços públicos. Levanta-se questões sobre a possiblidade de equipamentos urbanos serem possíveis fatores atrativos, potenciais melhoradores da qualidade de vida das pessoas nos espaços públicos e como isso pode ser feito de forma factível e viável. Estudos teóricos foram feitos para o entendimento da problemática e elaborou-se uma hipótese que propõe a elaboração de equipamentos urbanos modulares de baixo custo e interativos, para tornar mais atrativos os espaços públicos brasileiros com maior conforto e segurança, redefinindo os espaços públicos das cidades do Brasil e restituir a rua, às pessoas. Casos de estudo foram analisados e iniciou-se a investigação aplicada com toda a evolução do projeto e os estudos preliminares até a proposta final de produto e serviço, onde foram apresentados os renders da proposta final, imagens da maquete física feita, assim como explicações do serviço, os desenhos técnicos do produto e, por fim, as considerações finais.
- Revitalizar um espaço esquecidoPublication . Pires, Natacha Santos; Vaz, Bárbara Lhansol da Costa Massapina; Rosado, Susana Maria GouveiaO Park Mozi, localizado em Pécs na Hungria é um espaço onde prevalecem memórias com mais de 100 anos. Em tempos era um edifício que fazia parte da comunidade de Pécs contudo, atualmente, encontra-se abandonado e num estado deteriorado. A escolha deste lugar para a intervenção surgiu durante o programa de mobilidades ERASMUS que permitiu conhecer o lugar, o seu carácter marcante e localização pertinente na malha urbana da cidade. Esta seria uma oportunidade de revitalizar este espaço e de o devolver à cidade, a oportunidade de REVITALIZAR UM ESPAÇO ESQUECIDO. Neste Projeto Final de Mestrado pretende-se conjugar um edifício pré-existente que reflete as memórias particulares de uma época com uma arquitetura contemporânea que incorporará elementos cerâmicos de uma indústria pertinente na história da cidade e do país, indo de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Este projeto de intervenção pretende criar uma nova vivência em Pécs, dinamizando este espaço através da população residente e dos seus visitantes, permitindo ainda destacar elementos de importância cultural na cidade. Procura-se implementar várias linhas programáticas, de caráter cultural, educacional e ambiental.
- A avaliação formativa dos alunos na aprendizagem das funções no 7º ano de escolaridadePublication . Olívia, Maria Catarina Santos de; Henriques, Ana Cláudia Correia Batalha, 1968-; Fonseca, Amélia, 1961-Este estudo, de natureza investigativa foi realizado no âmbito da minha prática de ensino supervisionada, no ano letivo 2021/2022 na disciplina de Matemática, lecionada em 17 aulas (de 45 minutos) na unidade didática Funções, Sequências e Sucessões (FSS7) ancorada nas Aprendizagens Essenciais do 7.ºano. Os participantes deste estudo constituem uma turma de 22 alunos, de uma escola do concelho de Sintra. A importância que os alunos atribuem ao feedback e a sua eficácia na aprendizagem não são independentes das práticas de avaliação formativa do professor (Gipps,1994). O estudo tem como objetivo compreender o contributo da Avaliação Formativa de alunos de 7.º ano de escolaridade na aprendizagem das Funções e na melhoria do desempenho dos alunos. De acordo com o objetivo formularam-se as seguintes questões de investigação: i. Quais as aprendizagens das funções que os alunos desenvolveram com base nas ações formativas? E que dificuldades evidenciaram neste tema? ii. De que forma, o feedback do professor influencia as ações do aluno (aprendizagem, resolução de tarefas, comportamento)? O trabalho de investigação sobre a prática desenvolveu-se em duas fases: uma primeira, na qual se procedeu à análise das orientações curriculares, à elaboração de tarefas e a reflexão de como estas poderiam ir ao encontro das aprendizagens dos alunos. Uma segunda fase consistiu na realização das tarefas elaboradas, sendo que a sua resolução também me permitiu repensar sobre como orientar os alunos a superarem as dificuldades evidenciadas. O estudo seguiu uma metodologia de natureza qualitativa assente num paradigma interpretativo e a recolha de dados foi realizada através de observação participante e por recolha documental. Os documentos recolhidos foram: registos áudio e resoluções de alunos e registos escritos da professora. Da implementação da unidade de ensino verificou-se que a maioria dos alunos evidenciou compreender as definições de função linear e de função constante, bem como no estudo da função de proporcionalidade direta. Em situações contextualizadas, partindo de diferentes representações de uma função, os alunos mostraram ser capazes de interpretar e relacionar corretamente as variáveis envolvidas. Ao longo do estudo foram identificadas dificuldades ao nível da utilização e da compreensão do significado da simbologia própria das funções e observadas incorreções na construção de gráficos.
