Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-18"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Arquivo Pessoal Almirante Jerónimo Henrique JorgePublication . Mateus, Carla Sofia Dias; Silva, Carlos Guardado daA presente investigação tem como objetivo geral o tratamento do arquivo pessoal do Almirante Jerónimo Henriques Jorge, doado pela sua filha e genro à Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico. Para a realização deste estudo foram estabelecidos alguns objetivos específicos, tais como: compreender os conceitos de arquivo pessoal, compreender a organização de um arquivo pessoal, elaborar o inventário do fundo, preparar um Plano de classificação, organizar e representar a documentação do fundo e proceder ao seu armazenamento. Como metodologia, para esta investigação focamo-nos na abordagem qualitativa, e ancoramo-nos no método de pesquisa e análise documental. Em termos de resultados, foi elaborado um plano de classificação, foi descrita e informatizada a documentação e elaborado um inventário. Deste modo pretendemos mostrar a importância dos arquivos pessoais e as informações que neles podemos recolher, e mais concretamente o Arquivo Pessoal Almirante Jerónimo Henriques Jorge.
- Three Limitations of Algorithmic Reason: Steering the Human Mind in the Twenty First CenturyPublication . Castro, P.Artificial Intelligence has pervaded contemporary societies in almost every way as an externalized, fragmented, and optimized form of rationality. I call this externalized mode of thought “algorithmic rationality” and to the ideology favoring it, “algorithmic reason”. Although algorithmic reason original goal was to facilitate the arising of a highly participative and global Culture, fitting all citizens in a dynamic democratic society, History has it that AI technology would be ceased by consumer logic and computational propaganda. I discuss the economical, epistemological, and political implementation of algorithmic reason, introducing three cases. I argue that such implementation comprises a cybernetic loop, involving a centralized AI and its instrumentalized users. Commenting upon the ubiquity of such loop, I introduce three limitations of algorithmic reason. The first two are of a computational nature. The third owes its presence to a cybernetic loop, producing a steering effect on the human mind and promoting a cultural flattening effect. This, I conclude, may result in the impoverish of creativity, critical thought, and intellectual curiosity.
- ISBE & Cochrane Portugal Newsletter nº 155: Um serviço telefónico de monitorização clínica remota diminuiu a taxa de mortalidade em doentes ambulatórios infectados por SARS-CoV-2 - Impacto materno-fetal da infecção por SARS-CoV-2 na gravidezPublication . Carneiro, António Vaz; Henriques, Susana OliveiraEsta Newsletter (NL) resulta de uma parceria entre o Instituto de Saúde Baseada na Evidência e a Cochrane Portugal, e tem como objectivo disponibilizar informação sobre áreas interessantes para a prática clínica, com base na melhor evidência científica. São incluídos estudos relevantes, criticamente avaliados pela sua validade, importância dos resultados e aplicabilidade prática, resumidos numa óptica de suporte à decisão. É dada prioridade a estudos de causalidade incluindo-se ainda, quando justificado, estudos qualitativos e metodológicos, assim como revisões científicas. O conteúdo da NL é da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autor(es).
- Influência das condições de alojamento na temperatura superficial e no crescimento de vitelos em S. Miguel (Açores)Publication . Pacheco, Mariana de Fátima Sousa; Stilwell, George Thomas; Viveiros, Tiago Costa (Tutor)Em São Miguel, Açores, é muito comum prender com estacas e correntes os vitelos recém-nascidos na pastagem, sendo um dos problemas a exposição a calor/sol excessivo, ou a frio/chuva excessivo. Neste estudo, avalia-se até que ponto esta prática no tempo frio pode dar origem a uma maior morbilidade, mortalidade ou a um menor ganho de peso. Assim, foram acompanhados vitelos estabulados, no exterior sem casaco e com casaco e no exterior com a mãe. Na primeira visita, poucos dias após o nascimento, fez-se a pesagem dos vitelos e a medição da temperatura por termografia por infravermelhos de diversas áreas do vitelo. Nas seguintes visitas, estes foram pesados e foram anotadas doenças que ocorreram nesse período. Para além disso, recolheram-se dados relativos ao parto, quantidade e via de administração de colostro, quantidade e via de administração de leite e temperatura ambiente. O objetivo do estudo é avaliar variações da temperatura termográfica nos diferentes sistemas, verificar se existe alguma relação entre os sistemas de recria e o crescimento, e verificar se algum dos sistemas está associado a uma maior morbilidade ou mortalidade. Um segundo estudo foi realizado, apenas para comparar as temperaturas retais recolhidas através de um termómetro retal e as temperaturas recolhidas por termografias em diferentes zonas. Concluiu-se que apenas a Temperatura Máxima do Coração foi significativamente influenciada pela Temperatura Ambiente (p<0,05) e a Temperatura Máxima do Tarso foi significativamente influenciada (p<0,05) pelo Tempo, Instalação e Quantidade de colostro. No que diz respeito à análise do Ganho Médio Diário (GMD) apenas o efeito da instalação influenciou significativamente o GMD (p<0,05). O GMD dos animais das instalações “estabuladas”, “exterior s/ casaco” e “exterior c/ casaco” não diferem entre si, mas são significativamente superiores ao dos animais das explorações “exterior c/ mãe”. Os animais no exterior com casaco destacaram-se pelo crescimento (0,742 kg/dia) e pela ausência de mortes durante o período em estudo. De modo geral, obtiveram--se valores de taxas de morbilidade e mortalidade muito elevados, e o grupo “estabulado” destacou-se pela sua elevada taxa de morbilidade (88,89%) e mortalidade (22,22%). Porém, os sobreviventes desse grupo apresentaram um GMD superior à média. No Estudo 2, nenhuma das temperaturas avaliadas por termografia apresenta uma correlação significativa com a temperatura retal. Conclui-se que o uso de casaco em animais mantidos no exterior poderá ser uma forma de mitigar os efeitos do frio excessivo em vitelos recém-nascidos, mas serão precisos mais estudos para confirmar esta conclusão.
- O papel do sistema de gestão de recursos humanos na otimização do capital humano em Portugal: Análise do impacto na capacidade de inovação e desempenho organizacionalPublication . Macedo, Guy Alberto Marin Rodrigues de; Botelho, Carlos Manuel Demony AlmeidaEsta dissertação pretende aprofundar o conhecimento existente na literatura sobre a influência do sistema de práticas de recursos humanos na otimização do capital humano existente nas empresas portuguesas, considerando o seu impacto na capacidade de inovação e no desempenho organizacional. Este propósito releva-se especialmente pertinente no contexto competitivo atual onde o fator inovação mostra ser um fator critico de sucesso. Em termos de abordagem metodológica trata-se de um estudo de natureza quantitativa e baseado num desenho correlacional, cujos dados foram obtidos através de um questionário respondido por 161 indivíduos – gestores e especialistas, pertencentes a diversas empresas portuguesas. Os resultados evidenciam que o sistema de práticas RH focadas na inovação está positivamente relacionado com a capacidade de inovação organizacional. Por outro lado, foi encontrado suporte para defender que esta ligação é mediada pela qualidade do capital humano da organização. O estudo permite ainda consolidar as evidências empíricas disponíveis na literatura sobre a importância do capital humano para o sucesso das organizações, quer em termos de indicadores gerais, o desempenho organizacional percebido, quer de critérios específicos, o caso da capacidade de inovação. Por último, a análise do construto da cultura organizacional de orientação adaptativa, mostra que a cultura de gestão constitui um antecedente poderoso da eficácia na implementação das práticas de RH, quer na promoção da capacidade de inovação. O estudo conclui-se com a discussão das principais implicações teóricas e práticas, e com a apresentação de algumas recomendações para trabalhos futuros.
- A estrutura contratual do ciclo de vida das startups : da relação pré-contratual, societária e suas participações sociaisPublication . Felix, Carolina Morena Lage; Duarte, Diogo PereiraVivencia-se uma profunda mudança nas relações comerciais globais, muito impulsionada pelo surgimento de novos modelos de empreendimento, que encontrou um terreno fértil de progresso em decorrência das acentuadas crises económicas, dificuldades de oferta de emprego, desenvolvimento tecnológico, globalização, aproximação de países, pessoas e comércio. Neste ambiente úbere, surgiram as chamadas startups, um desafio para o Direito, pois trazem um modelo de negócio que apresenta novos parâmetros, características e necessidades, em uma velocidade pouco familiar e confortável para o Direito. Essa é a premissa do nosso objeto de estudo: a dificuldade da Ciência do Direito em adaptar-se a esse novo modelo de empreendimento. Apresentamos suas singularidades, por exemplo, escalabilidade, baixo custo, elevado grau de incerteza, internacionalização, novos processos de investimento, diferenças significativas na participação social e no papel dos envolvidos neste ambiente, etc, buscando explorar seguimentos do mercado de forma inovadora, em grandes dimensões nunca sequer pensado. Observamos as startups como sociedades comerciais e as comparamos com as sociedades comerciais ditas tradicionais. O estudo pretende demonstrar os aspetos contratuais dos estágios do ciclo de vida de startups, estes precisam ser mais bem analisados do ponto de vista jurídico, nomeadamente, seus acordos pré-contratuais, estrutura societária e suas possíveis especificações referentes as suas participações sociais. Tudo isso, com enfoque no equilíbrio da figura singular do investidor, e do papel fundamental dos seus colaboradores.
- Avaliação da performance preditiva de modelos de distribuição de espécies com dadosambientais à diferentes Escalas: o exemplo da espécie Anopheles atroparvus em Portugal continentalPublication . Santos, José Maurício; Rocha, JorgeOs modelos da distribuição de espécies (MDE) representam um procedimento comum para determinar a potencial amplitude geográfica da distribuição das espécies. Os resultados destes modelos podem ser aplicados em inúmeros problemas, com por exemplo na predição espacial de espécies invasoras, na avaliação do impacto das alterações climáticas na distribuição de espécies; e na modelação da distribuição de espécies que comportam risco para a saúde humana. Não obstante, aos progressos registados nesta temática de investigação, muitos dos estudos em MDE incindem na comparação entre diferentes métodos de calibração dos modelos e na avaliação do seu desempenho, existindo poucos trabalhos focados nos efeitos que a escala/resolução das variáveis ambientais (variáveis explicativas) poderá exercer no desempenho destes modelos. Deste modo, apresentamos neste trabalho uma avaliação das diferenças do desempenho preditivo de MDE concebidos através dados de variáveis ambientais a diferentes escalas. Para o efeito, utilizamos dados de observações da espécie Anophelos atroparvus (mosquito vetor da malária) em Portugal continental e um conjunto de variáveis explicativas representativas de condições ambientais adequadas à sua presença – variáveis climáticas: temperatura mínima do trimestre mais frio, temperatura máxima do trimestre mais quente, precipitação anual; e variáveis relativas a ocupação do solo: áreas agrícolas e áreas húmidas. Foram testados 4 modelos: i) modelo com ambos os conjuntos de variáveis com uma resolução de 1km; ii) modelo com ambos os conjuntos de variáveis na resolução de 100m; iii) modelo com variáveis climáticas na resolução de 100m e variáveis de ocupação do solo com 1km; e iv) modelo com variáveis climáticas na resolução de 1km e variáveis de ocupação do solo com 100m. Os resultados alcançados sugerem uma maior sensibilidade da performance preditiva dos modelos face a variação da resolução das variáveis explicativas referentes a ocupação do solo, enquanto a variação da resolução das variáveis climáticas apresenta pouca influencia no desempenho preditivo destes modelos.
- “Vivências de Masculinidades em Contexto Prisional: perspetivas de ex-reclusos”Publication . Coelho, Eliana Roque; Costa, DáliaO estudo visa compreender a vivência das masculinidades em contexto prisional, partindo das experiências narradas em entrevista pelos indivíduos que cumpriram pena de prisão efetiva, contribuindo para adensar o conhecimento das masculinidades num contexto em que os indivíduos do sexo masculino são formal e obrigatoriamente colocados em função do seu sexo, permanecendo aí o tempo equivalente ao da duração da sua pena. Analisam-se os modos como as masculinidades se redefinem nas experiências subjetivas dos próprios, interpretam-se os processos através dos quais os sistemas de hierarquia de poder e domínio influenciam as masculinidades dos sujeitos e compreendem-se as formas de lidar com a alteração, ainda que transitória, entre uma masculinidade hegemónica e uma masculinidade subordinada. Os resultados revelam que a preservação de uma masculinidade dominante para por um processo de exacerbação dos traços e caraterísticas de papel social masculino tradicional, evitando, deste modo, ser identificado como “menos homem” e as interações com os outros reclusos o remeterem para uma masculinidade subordinada – que implica a prestação de favores sexuais e, por vezes, violência psicológica, física e sexual.
- Artista = zero : sobre o jogo no processo artísticoPublication . Moura, Ana Sofia Oliveira Reia; Serra, Rui Alexandre Rosa GrinchoThe present document intends to demonstrate the validity of the structure and strategy of the game in the artistic process, more than drawing a parallel between game and art. Starting by finding the differences, with regard to the antagonism of the seriousness of the game and the work, it unfolds to show that the game has always been and is always (and will be) present in art (and in life) – Chapter I, The game in art and the art in the game. As soon as we get that out of the way, we set out to explain ‘what game is’ and what constitutes it in its genesis – Chapter II, The polarity of the word game – highlighting its particularities and discovering its system while the echo and coincidence increasingly manifests itself – Chapter III, the peculiarity of the game – resulting in one of the points of greatest interest and attraction, an inherent duplicity that inevitably unites game and art – Chapter IV, The double play / the double game. Thus, we move towards that which is the main figure of this paper, the artist, - Chapter V, The Pawn , the artist=naught - the creative subject who moderates realities that aim at doubles. With a sharp approach to a third realm, one that seems to be out of our control, we conclude this investigation talking about chance and data, - Chapter VI, My niece is cold – supporting an idea that revolves around winning and losing. the moment when the game is over (and cyclically renewed). Can the game be considered as artistic process?