Browsing by Issue Date, starting with "2020-05-18"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- User experience and institutional web design: a comparative case study of three public sector immigration websitesPublication . Mihova, Siana Plamenova; Almeida, Pedro Jorge Grácio Dos Santos Duarte DeOs websites institucionais de suporte às políticas de imigração são pontos críticos de acesso à informação para pessoas em todo o mundo, especialmente as populações migrantes. Sendo reconhecida a sua importância, os recursos dedicados ao seu desenvolvimento e atualização variam muito de país para país e, apesar dos movimentos migratórios terem crescido nos últimos anos para os maiores números da história da humanidade, as instituições governamentais geralmente demoram a implementar diretrizes reconhecidas e práticas recomendadas no que respeita à concepção e implementação destes websites. Esta dissertação pretende analisar e determinar quais os elementos e práticas de design que afetam a experiência de utilização em websites institucionais relacionados com a imigração e está dividida em duas partes. A primeira parte, estabelece um enquadramento temático que relaciona o design de websites institucionais com o fenómeno das migrações na actualidade e sublinha a importância daquelas plataformas de informação para quem pretende imigrar para um determinado país. Identifica-se também um conjunto de critérios determinantes para o design deste tipo de websites. Na segunda parte da dissertação, são analisados e comparados três websites institucionais sobre imigração de três países europeus – Noruega, Alemanha e Portugal – usando o método de estudo de caso. Design centrado no utilizador, design de Interface, design de interação, usabilidade, design para todos e interação humano-computador são os critérios de comparação usados. Os resultados deste estudo comparativo são posteriormente validados com recurso a um questionário que examina a experiência de utilização dos três websites por parte de um grupo de potenciais utilizadores. (...)
- ISBE Newsletter nº 23: Um sistema de estratificação de risco e prognóstico para a Covid‐19 - A vacina BCG não parece proteger contra a Covid‐19Publication . Rachadell, Juan; Vareda, Raquel; Pinto, Fausto S.; Duarte, Rodrigo; Neto, Susana; Henriques, Susana Oliveira; Carneiro, António VazO objectivo da Newsletter do Instituto de Saúde Baseado na Evidência (ISBE) é a disponibilização de informação sobre áreas relevantes para a prática clínica, baseada na melhor evidência científica. São localizados estudos relevantes e de alta qualidade, criticamente avaliados pela sua validade, importância dos resultados e aplicabilidade prática e resumidos numa óptica de suporte à decisão clínica. É dada prioridade aos estudos de causalidade – revisões sistemáticas, ensaios clínicos, estudos de coorte prospectivos/retrospectivos, estudos seccionais cruzados e caso‐controlo – incluindo‐se ainda, quando justificado, estudos qualitativos considerados de elevada qualidade metodológica e importância clínica.
- Estágio na Unlimited Group : a qualidade do serviço em clubes de futebolPublication . Matias, Emanuel José Inácio; Correia, Abel Hermínio LourençoO presente relatório de estágio surge no âmbito do estágio curricular do 2º ano de Mestrado em Gestão do Desporto da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, realizado entre os meses de fevereiro e junho, com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e dos diversos conteúdos das disciplinas que nele continham. Nesse estágio foram fundamentalmente exercidas funções de gestão no Centro Mini Futebol, que por sua vez orienta vários clubes de futebol nos escalões de formação. A combinação e articulação de um conjunto de tarefas operacionais e de tarefas estratégicas torna-se fundamental para que o bom funcionamento de uma organização desta natureza possa ser garantido. Outro dos aspetos fundamentais é ter a perceção exata do funcionamento da organização. Dessa forma, foi elaborada uma análise da qualidade do serviço e da satisfação dos principais stakeholders envolvidos com a organização. Este estudo foi feito através da aplicação de um questionário aos dois principais stakeholders dos quatro clubes onde foi realizado todo o trabalho de estágio, bem como a análise dos resultados e a consequente discussão dos mesmos. Os resultados obtidos permitiram, de forma exploratória, perceber estratégias que auxiliam no melhoramento da qualidade do serviço dos clubes desportivos.
- New national and regional bryophyte records, 63Publication . Ellis, L. T.; Afonina, O. M.; Czernyadjeva, I. V.; Konoreva, L. A.; Potemkin, A. D.; Kotkova, V. M.; Alataş, M.; Blom, H. H.; Boiko, M.; Cabral, R. A.; Jimenez, S.; Dagnino, D.; Turcato, C.; Minuto, L.; Erzberger, P.; Ezer, T.; Galanina, O. V.; Hodgetts, N.; Ignatov, M. S.; Ignatova, E. A.; Kazanovsky, S. G.; Kiebacher, T.; Köckinger, H.; Korolkova, E. O.; Larraín, J.; Maksimov, A. I.; Maity, D.; Martins, A.; Sim-Sim, M.; Monteiro, F.; Catarino, L.; Medina, R.; Nobis, M.; Nowak, A.; Ochyra, R.; Parnikoza, I.; Ivanets, V.; Plášek, V.; Philippe, M.; Saha, P.; Aziz, Md. N.; Shkurko, A. V.; Ştefănuţ, S.; Suárez, G. M.; Uygur, A.; Erkul, K.; Wierzgoń, M.; Graulich, A.
- A segurança nos Caminhos de Fátima : levantamento etnográfico do percurso de peregrinação no concelho de Santa Maria da FeiraPublication . Andrade, Bruno Oliveira da Silva; Santos, Ana Maria da Silva dosInfelizmente na peregrinação anual ao Santuário de Fátima, existem acidentes rodoviários envolvendo peregrinos. Esta dissertação teve como objetivo, analisar as condições dum pequeno percurso do “Caminho do Norte”, no contexto dos “Caminhos de Fátima”, no concelho de Santa Maria da Feira. Recorreu-se à metodologia de natureza qualitativa, através de um levantamento etnográfico, com o intuito de analisar as condições de segurança, a sinalização e as zonas pedonais do itinerário alvo de análise. No cômputo geral, verificou-se que a marcação do caminho é elucidativa neste troço, contudo não existem zonas pedonais na totalidade da via investigada, como apurado nas freguesias de Lourosa, Escapães e Arrifana, representando um elevado risco à segurança dos peregrinos. Este estudo propôs um pequeno troço alternativo numa das etapas do “Caminho do Norte”, de modo a desviar os peregrinos da EN 1, via que apresenta um grande fluxo de trânsito. Ficou claramente demonstrado que, o percurso mais seguro é o mais longo e o que apresenta maior grau de dificuldade. Aspetos como o património histórico e cultural das regiões são apreciados na concretização da jornada em direção ao derradeiro lugar sagrado de destino.