Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-24"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- O reflexo da água na arquiteturaPublication . Tranquada, Carina Raquel Gomes; Rodrigues, Pedro Jorge Dias Pimenta; Crespo, José Luís Mourato, coorientadorO enquadramento de excelência do Barreiro, numa coexistência constante com o rio Tejo, carateriza-o enquanto lugar único pela evidente singularidade paisagística de uma composição de água, natureza e património, num meio natural que lhe serve de suporte e inspiração para a integração/adaptação de uma futura estrutura edificada. É inequívoco o modo como Alburrica, território peninsular de ambiência aquática a oeste da cidade, veio construindo a simbiose entre a cidade e o meio segundo uma coesão de valores do Homem e da sua ação metamórfica com a paisagem. O despontar da intensa ocupação do território levada a cabo pela atividade industrial e portuária veio redefinir novos contornos para a linha de costa e , consequentemente, suscitar vazios urbanos e áreas obsoletas. Apesar do cenário de obsolescência redutor do lugar, ainda lhe é reconhecido o devido valor e potencial paisagístico e urbano pela população que o mantém bem presente no seu imaginário. Nesse sentido, o Projeto Final centra-se na reinterpretação do principal vazio urbano da frente ribeirinha de Alburrica e na reintegração de novos e atualização de elementos pré-existentes do lugar, de força ou exceção, para a produção de um novo espaço de cidade que reinterprete o rio enquanto paisagem e elemento urbano, para a reconquista da vitalidade urbana e enriquecimento do seu genius loci. O novo equipamento é, portanto, pretexto para uma revitalização da frente de água e restituição do vínculo com a cidade de forma a auferir um novo sentido ao principal componente da paisagem: a água. É intencional produzir um novo facto urbano, valorizador da atmosfera aquática ao incluí-la e fundi-la com o meio urbano, mas, sobretudo, numa arquitetura que a consagre.
- A cultura e o turismo como regeneradores da Roça Porto AlegrePublication . Viela, Rita Martins; Morais, João Gabriel Viana de Sousa; Gomes, Joana Raquel de Sousa Bastos Malheiro Carrola, coorientadoraA ilha de São Tomé é um território que está vinculado a duas realidades urbanas diferentes: a das suas roças e das suas cidades. A roça de Porto Alegre é o objeto de estudo deste documento, com grande potencial para se transformar num dos principais destinos turísticos do país e uma estrutura urbana sustentável. São Tomé e Príncipe revela um património descurado, assim como, uma história e memória presentes numa população, que sente as características de um país que parou no tempo e se encontra afastado do resto do mundo. Este trabalho pretende compreender os tecidos urbanos, preservar a identidade e a memória, e respeitar o património. É proposto o redesenho urbano da roça que se define pelas atividades económicas propostas e pelo quotidiano desta cultura, tendo em conta o contexto envolvente. O projeto visa associar o entendimento da cultura ao turismo enquanto dinamizadores da roça, são equacionados aos principais problemas atuais numa lógica de os contornar e transformá-los em novas potencialidades, cuja expressão física terá que se pautar por uma continuidade conferindo a identidade da roça.
- Devaneio da águaPublication . Taveira, José Pedro Serra; Sousa, Maria da Soledade Gómez Paiva de; Crespo, José Luís Mourato, coorientadorVivemos num presente imaginado e esperamos por um futuro idealizado. O presente trabalho entrega-se à leitura e investigação do pensamento utópico, enquanto catalisador de mudança e gerador de novos conceitos, lugares e práticas imaginadas num futuro idealizado. A manifestação das utopias representam uma inquietação perante o presente. Deste modo tenta-se abordar este tema como processo criativo do imaginário e compreender o papel determinante que a Arquitetura e as Artes, em geral, desempenham para traçar novos futuros. Pois, torna-se necessário devolver o que se perdeu.Assim, tendo como premissa inicial a problemática dos incêndios florestais, esta observação constitui uma oportunidade para (re)pensar um elemento sustentável que nasce do sonho, capaz de minimizar os riscos e acionar meios de prevenção. Um projeto que nasce de um problema atual é imaginado para a escala real. Será apresentado uma tentativa de solução, onde a Arquitetura Imaginada tentará valorizar a identidade que se perdeu e conciliar todas as vertentes estudadas. Salienta-se a relação entre Arquitetura, Fantasia, Fogo e Água. Pode-se considerar um exercício que nasce de um imaginário despertado, tentando aliciar o leitor a entrar neste mundo, através de uma ideia que surge do sonho e resulta numa possível solução. Este devaneio vem, assim, mostrar uma homenagem às paisagens de Portugal e às suas gentes.
- As propriedades medicinais dos corantes naturais - a aplicação do índigo no vestuário de criançaPublication . Santiago, Diana Filipa Fonseca; Forman, Gabriela Alexandra da Cunha Santos; Souto, António Pedro Garcia de Valadares, coorientadorA cor é um dos elementos fundamentais na indústria têxtil; por várias razões é especialmente relevante no vestuário de criança. A procura de um bom tingimento têxtil é incessante perante as exigências do consumidor, no entanto, esse processo e o uso de corantes sintéticos está cada vez mais associado ao impacto ambiental e a problemas de saúde. Com o foco direcionado para um grupo vulnerável, este estudo avalia a possibilidade de uma maior utilização de corantes naturais no vestuário infantil e fazer uso das suas propriedades, a fim de promover uma diminuição de problemas de saúde relacionados com produtos algo nocivos e aumentar o bem-estar da criança, contribuindo simultaneamente para uma redução da pegada ecológica. Através de uma metodologia mista de base qualitativa e quantitativa, este estudo analisa, também e especialmente, o corante natural índigo, abordando as suas propriedades e a possibilidade de existir um contributo válido para a indústria têxtil. Esta análise foi complementada com uma fase de avaliação laboratorial. Entender o desenvolvimento da criança até aos cinco anos de idade, o seu vestuário e a importância que a cor assume neste contexto, foram temas relevantes para, posteriormente, analisar os principais problemas de saúde infantil associados à exposição excessiva de químicos tóxicos, sendo presumível a necessidade de considerações ao nível de materiais têxteis e a urgência de melhores alternativas. Com esta investigação, espera-se que a combinação da tecnologia têxtil com recursos naturais e respetivas propriedades possam ser um caminho viável no encontro de soluções na indústria de vestuário de criança, com o aumento dos benefícios para a saúde e redução do impacto ambiental.
- Reestruturação de aldeias ruraisPublication . Pinto, Luís Filipe da Silva; Fonte, Maria Manuela Afonso daA investigação sobre a Reestruturação de Aldeias Rurais – Caso de estudo: o Suco de Beneufe, Oé-cusse | Timor-Leste surge no âmbito de um projecto final de mestrado, que tem como objectivo central traçar directrizes para a ocupação do solo, através de um plano urbano que vai permitir contemplar a expansão dos aglomerados rurais com alguma flexibilidade para a sua apropriação de acordo com a dimensão, necessidade e capacidade de cada família. O tema surge como uma oportunidade de procurar uma solução para o actual estado de descaracterização e falta de definição e atenção que se faz sentir em grande parte da paisagem rural no território de Timor-Leste. Esta proposta de projecto procura resolver a questão da ocupação dispersa que se verifica em meio rural através de uma operação de reparcelamento e reestruturação de aldeias. A proposta tem expressão em três escalas distintas: 1) Uma estratégia territorial de ocupação, tendo por base uma expansão dos aglomerados do suco dentro dos limites da mancha ocupada existente, 2) Um plano urbanístico que incide sobre a aldeia de Citrana e a sua envolvente, 3) Um plano de pormenor que propõe as tipologias de ocupação e introduz alguns equipamentos de apoio a comunidade e funções que sirvam os respectivos bairros. Importante será referir a particularidade de cada suco e de cada aldeia. O que se procurou não foi, de todo, uma solução padrão, mas sim um conjunto de reflexões que nos levaram a uma solução sensível e que se encaixa na realidade vivida neste contexto.
- Um equipamento de ensino superior Faculdade de Medicina e Centro de InvestigaçãoPublication . Trovoada, Michel Rosário Lagos; Macedo, Carlos Lemond; Crespo, José Luís Mourato, coorientadorPara o trabalho teve-se como objeto de estudo a cidade de São Tomé e Príncipe. O local de intervenção trata-se de um bairro relativamente perto do centro da capital, onde a malha urbana apresenta um tecido maioritariamente informal. Por a proposta de projeto ser uma Faculdade de Medicina, com uma vertente de investigação, optou-se por o propor nas proximidades do hospital, de modo a garantir uma ligação direta entre o hospital e a faculdade. A estratégia de projeto passou pela organização e agregação do bairro no qual se inserirá o projeto (Bairro do Hospital). O plano urbano da proposta passa por valorizar os espaços públicos e urbanos, definindo percursos pedonais assim como para os automóveis, respeitando a escala do bairro. De modo a responder às questões do território, optou-se por um equipamento com algumas vertentes e componentes sociais que servisse como espaço de referência do bairro, e que promovesse uma relação entre o bairro e o mar. Mais do que a agregação de uma comunidade, pretendeu-se responder a algumas questões como a potencialização económica, social e urbana associada ao equipamento. A forma como o equipamento (Faculdade de Medicina) abraça a envolvente, valorizando um sistema de sustentabilidade, dá-lhe um caracter comunitário.
- Arquitetura hoteleira e a potencialização do turismo no PantanalPublication . Santos, Mariana Lopes dos; Pinto, Ricardo Jorge Fernandes da Silva; Gama, Miguel, coorientadorO crescimento da atividade turística ao longo dos últimos anos é um dos fenômenos culturais, econômicos e sociais mais significativos de todos os tempos. A intensificação das viagens passou a influenciar a expansão turística de regiões, antes pouco exploradas, principalmente, as zonas rurais, fazendo surgir um maior interesse pelo turismo de contato com a natureza. O Pantanal brasileiro é um exemplo desta ascensão do turismo rural. Trata-se de uma região de fauna e flora abastada, onde o turismo cresce sistémica e progressivamente, todavia a infraestrutura hoteleira é ainda precária, principalmente nas cidades pequenas, o que dificulta a visitação dessas áreas. Quando bem planejados, os hotéis são capazes de impulsionar o turismo para uma região, de estimular atividades culturais e econômicas, de apoiar os comerciantes locais e de gerar empregos. Isto posto, o presente trabalho pretende estudar as necessidades de uma região específica, Bodoquena, localizada no Pantanal Sul Mato-Grossense, e propor solução – na forma de projeto arquitetônico – para estimular o turismo nesta região. O projeto contempla a hospitalidade, através da zona hoteleira, a educação e formação profissional, através da escola de hotelaria e o lazer, através do ecoparque.
- As políticas sociais de combate ao trabalho infantil em Portugal 1880-2016Publication . Reis, Daniela Traquete dos; Goulart, Pedro Veiga Vaz da SilvaO século XX foi determinante na implementação de medidas de combate ao trabalho infantil nas agendas políticas mundiais e nacionais. A partir dos debates orientadores e das medidas implementadas a nível internacional, muitos países tomaram as suas iniciativas ao ratificarem Convenções e implementarem programas e políticas de proteção á infância e de combate ao trabalho infantil. O estudo do caso Português permite estudar todo o processo, identificando medidas desde 1891 com a política de proteção ao trabalho de menores, culminando recentemente com o programa PETI e da implementação de medidas reguladoras do trabalho infantil em meios artísticos. É este percurso histórico das políticas que se irá descrever, contrastando estatísticas, medidas legislativas e a perceção de eficácia de informantes privilegiados e potenciais beneficiários.
- Casa, bairro e transiçãoPublication . Carvalho, Ana Maria Rito Fulguêncio; Mendes, Maria Manuela Ferreira; Reis, Nuno Miguel Gomes Arenga da Cruz, coorientadorLisboa é uma cidade de bairros. Os mais típicos e populares, os bairros históricos, têm o privilégio de representar a história, cultura e génese da cidade. Este tipo de edificado revela-se uma presença expressiva na malha urbana de Lisboa e lá encontramos um modo de vida específico, sustentado pela densidade de ligações humanas e por fortes relações de interconhecimento e vizinhança, cuja alusão a cidade-aldeia carrega uma certa nostalgia. Contudo, a alteração da estrutura familiar e as recentes pressões sobre a habitação, turismo e quotidianos conduziram este tipo de edificado e modos de vida dos seus habitantes para uma situação de vertigem. Casa, Bairro e Transição pretende refletir sobre a reabilitação e requalificação das tipologias habitacionais do bairro histórico da Madragoa, cuja precariedade votou o bairro e o seu património edificado, até aos anos recentes, a um certo abandono e negligência, e ainda sobre as relações e apropriações que os seus habitantes estabelecem e protagonizam nos espaços coletivos. Acreditamos que a valorização deste tipo de edificado e a reflexão sobre os valores patrimoniais, materiais e representativos da identidade podem garantir a reintegração funcional e a diversidade sociocultural nestes tecidos, promovendo não só a valorização deste património, mas também como a sustentabilidade cultural, social e económica do lugar, reconhecendo outros modos de habitar e viver na cidade.
- Processos de transformação em áreas urbanas periféricasPublication . Fernandes, Diana Filipa Ribeiro; Crespo, José Luís MouratoNeste trabalho estudaram-se os processos de formação e transformação das áreas periféricas metropolitanas, tendo como caso de estudo a localidade de Caneças, situada no município de Odivelas. A ausência de planeamento e regulação nos processos de expansão urbana na Área Metropolitana de Lisboa, resultaram em áreas periféricas fragmentadas, derivando em espaços vazios e expectantes, que se apresentam hoje em diferentes formatos. Recorremos ao estudo de estratégias de intervenção, como a reabilitação urbana, a acupuntura urbana e o urbanismo tático, como complementares ao planeamento formal, bem como a casos de referência onde intervenções pontuais possibilitaram a revitalização e forneceram um sentido e energias ao espaço urbano. Numa primeira fase analisamos o processo de formação e desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa, para depois fazer o mesmo exercício numa área central de Caneças, analisando-a nas suas vertentes social, cultural, espacial, histórica, e na sua organização e dinâmica, para compreender como a população vive o espaço público e de que modo é possível melhorá-lo, apresentando algumas propostas.
