Browsing by Issue Date, starting with "2004-06"
Now showing 1 - 10 of 33
Results Per Page
Sort Options
- Fiscal Sustainability: the Unpleasant European CasePublication . Afonso, AntónioThe sustainability of fiscal deficits has been receiving increasing attention. The issue is paramount for the newly formed euro area and this is one of the motivations of this paper. In order to assess the sustainability of budget deficits, co-integration tests between public expenditures and public revenues, allowing for structural breaks, are performed for the EU countries for the 1970-2003 period. The "unpleasant" empirical results show that with few exceptions fiscal policy may not have been sustainable. EU governments therefore could risk becoming inherently highly indebted, even if the debt-to-GDP ratios seemed to be somehow stabilising at the end of the 1990s
- Empregabilidade e cidadania. Expectativas dos alunos do secundário face à inserção no mercado de trabalho.Publication . Medeiros, João António Cavaco; Lopes, Margarida ChagasEmpregabilidade e cidadania : Expectativas dos Alunos do Ensino Secundário face à sua inserção no Mercado de Trabalho. Vol II Procuraremos desenvolver ao longo do nosso trabalho a relação (que nos parece cada dia mais estreita) entre empregabilidade e cidadania, ressaltando os seguintes aspectos: - o direito à formação ao longo da vida não pode perpetuar uma sociedade de educação a dois níveis. Nos países da OCDE, uma parte crescente da população com actividades económicas integra uma "economia do saber" e exige níveis altos de qualificação. E todos os outros?; - um sistema plural de parcerias com estabelecimentos de ensino, autarquias, sindicatos, empresas ... deveria permitir que esta formação se fizesse ora na escola ora em contexto de trabalho, permitindo a actualização de conhecimentos e a aquisição de outras competências que facultassem a todos uma verdadeira (e jusía!) integração no(s) novo(s) mercado(s) de trabalho-, - para além de outros factores, só uma equitativa apropriação de novas tecnologias pode ajudar o desenvolvimento e a plena integração de uma população que, como a nossa, apresenta uma taxa significativa de abandono escolar e possui baixa escolaridade.
- A crise argentina, cooperação e conflito nas reformas económicas : o governo perante o FMIPublication . Valle-Flôr, Maria Amélia Monteiro de Sacadura Garcia; Ferreira, Manuel EnnesO objectivo deste estudo é analisar a crise argentina. Nos anos 90 do séc. )0C a Argentina implementou reformas estruturais, passando por um profundo processo de liberalização e privatização. O FMI apoiou este país financeiramente e apontou a Argentina como um modelo de desenvolvimento a ser seguido por outras economias emergentes. Contudo, no final de 1998 iniciou-se uma crise económica com graves consequências políticas e sociais, que se fazem sentir até ao presente momento. Tentaremos identificar a quem cabem as responsabilidades: o Governo Argentino, o FMI ou ambos.
- Hora di Bai. Novas tendências dos fluxos de emigração Cabo-VerdianaPublication . Andrade, Marta Travassos de; Peixoto, ReisA presente dissertação apresenta como objecto de estudo a análise das especificidades dos fluxos de emigração cabo-verdiana actuais, debruçando-se, para tal, sobre a observação dos seus números, das suas causas e efeitos, do perfil dos migrantes dos dias de hoje e da sua inserção nos países de acolhimento, destacando-se a caracterização da comunidade cabo-verdiana em Portugal. Assume, assim, como principal objectivo, a compreensão das novas tendências migratórias cabo-verdianas e, também, a eventual consolidação de novos fenómenos. Foram levados em consideração os contextos histórico, político, cultural, económico, social, demográfico e até mesmo internacional que, ao longo dos poucos mais de quinhentos anos de história do país, tanto contribuíram para a hora da partida (hora di bai), uma das poucas maneiras possíveis de fugir às inúmeras contrariedaaes existentes no território, impostas pela posição insular, condições climáticas e escassez de recursos. Tendo como suporte um enquadramento teórico que se estende desde as teorias clássicas das migrações, como o modelo de atração-repulsão, ao conceito de transnacionalismo, concluímos que as migrações cabo-verdianas de hoje primam por um constante movimento ao longo de uma verdadeira rede migratória, que se espalha pelos quatro cantos do mundo, começando a constituir uma comunidade transnacional.
- A Contabilidade no Sector da Promoção Imobiliária : Contributos Para a Sua NormalizaçãoPublication . Filipe, Ana Paula Leal; Neves, João Carvalho dasEste estudo faz uma breve caracterização e análise de algumas problemáticas contabilísticas no sector específico da promoção imobiliária em Portugal. A análise é feita mediante o enquadramento dos factos de acordo com legislação nacional e internacional. A caracterização do sector é feita com base numa amostra com informação recolhida a partir de um inquérito, observando-se então a prática das empresas em termos contabilísticos a nível nacional. Esta prática é posteriormente analisada e criticada em termos globais e comparativos. Por fim, com este suporte propõe-se determinados procedimentos, políticas contabilísticas em cada uma das situações analisadas tendo presente as respectivas vantagens e desvantagens.
- Aplicação do Tail Conditional Expectation à determinação do requisito de capital de uma Empresa de Seguros Não VidaPublication . Garcia, Ricardo Bruno Rogado; Reis, Alfredo Duarte Egídio dos; Duque, João Luís CorreiaA questão da determinação do requisito de solvência das empresas de seguros assume uma importância primordial dada a natureza da actividade seguradora, a sua importância para a economia e o papel das seguradoras como investidores institucionais. A presente dissertação pretende evidenciar que é possível formular um modelo de solvência que, através da medida de risco Tail Conditional Expectation, determine o requisito de solvência de uma empresa de seguros, que explore o Ramo Automóvel e que mantenha a sua actual estrutura de activos e responsabilidades, para o horizonte temporal de um ano. O requisito de capital será calculado a partir da função de distribuição dos possíveis resultados futuros, que será gerada com recurso a simulação dos principais factores de risco que afectam a actividade seguradora, através da técnica de Monte Carlo, e que são susceptíveis de influenciarem as rubricas que determinam o valor de uma empresa de seguros. Assim, é apresentada a medida de risco Tail Conditional Expectation e formulado o modelo de solvência, sendo para tal definidos os diversos factores de risco considerados, estudada a sua modelação individual e conjunta e apresentados os respectivos mecanismos de simulação. O modelo proposto é aplicado a uma seguradora não vida, calculando-se o seu requisito de capital e comparando-se este resultado com o capital próprio existente.
- Aplicação do Tail Conditional Expectation à determinação do requisIto de capital de uma empresa de seguros não vidaPublication . Garcia, Ricardo Bruno Rogado; Reis, Alfredo Egídio dos; Duque, JoãoA questão da determinação do requisito de solvência das empresas de seguros assume uma importância primordial dada a natureza da actividade seguradora, a sua importância para a economia e o papel das seguradoras como investidores institucionais. A presente dissertação pretende evidenciar que é possível formular um modelo de solvência que, através da medida de risco Tail Conditional Expectation, determine o requisito de solvência de uma empresa de seguros, que explore o Ramo Automóvel e que mantenha a sua actual estrutura de activos e responsabilidades, para o horizonte temporal de um ano. O requisito de capital será calculado a partir da função de distribuição dos possíveis resultados futuros, que será gerada com recurso a simulação dos principais factores de risco que afectam a actividade seguradora, através da técnica de Monte Cano, e que são susceptíveis de influenciarem as rubricas que determinam o valor de uma empresa de seguros. Assim, é apresentada a medida de risco Tail Conditional Expectation e formulado o modelo de solvência, sendo para tal definidos os diversos factores de risco considerados, estudada a sua modelação individual e conjunta e apresentados os respectivos mecanismos de simulação. O modelo proposto é aplicado a uma seguradora não vida, calculando-se o seu requisito de capital e comparando-se este resultado com o capital próprio existente.
- Troca de dívida por activos: o exemplo da dívida de Moçambique a Portugal.Publication . Sufiane, Assane; Jochen OppenheimerA troca de dívida por investimentos é um dos mecanismos que os países com dívida externa elevada, e não só esses, têm estado a utilizar para aliviar o peso da dívida e captar investimento directo estrangeiro. Para a sua efectivação o processo envolve três intervenientes: o país credor, o investidor e o país devedor. A articulação entre estas partes do triângulo é o objecto de estudo deste trabalho, considerando o caso da dívida externa de Moçambique a Portugal. Para o caso estudado este mecanismo envolveu, entre os activos a serem trocados por dívida, empresas moçambicanas a serem privatizadas, para além de aplicações financeiras para a criação de novas empresas ou em investimentos de melhorias das já existentes. O presente trabalho descreve e analisa esta operação de debty-for-equity swap, tendo em atenção a rentabilidade das operações por parte das empresas compradoras da dívida, o seu impacto socio-económico no terreno, e os ganhos ou prejuízos dos dois países envolvidos. O trabalho analisa onze operações envolvendo nove empresas. As operações analisadas tiveram lugar nos anos de 1993 a 1999 envolvendo no total treze projectos de investimento.
- On the Fisher-Konieczny index of price changes synchronizationPublication . Dias, D. A.; Marques, C. Robalo; Neves, P. D.; Silva, J. M. C. SantosThis note provides a structural interpretation for the index of price changes synchronization proposed by Fisher and Konieczny (2000, Economics Letters, 68, 271-277) and shows that it can be used to test the hypothesis of uniform staggering
- Efémeros sinaisPublication . Coelho, Rui Pina
