Browsing by Issue Date, starting with "1997-05"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação da teoria da cointegração ao teste da hipótese de expectativas racionais na estrutura por prazo das taxas de juro.Publication . Oliveira, Pedro Miguel Domingos Duarte de; Barata, Nuno CassolaA formulação da hipótese de expectativas racionais no contexto da estrutura por prazo das taxas de jure possui diversas variantes que, num cenário de neutralidade face ao risco por parte dos investidores, sao mutuamente exclusivas. Demonstra-se, no entanto, que quando se admite a existência de aversão ao risco e possível compatibilizar as diversas abordagens, proporcionando uma expressao universal para exprimir a hlpótese em causa. Com base quer nessa expressão, quer na constatação de que as taxas de juro à vista nos EUA revelam uma trajectória comum durante o período compreendido entre Dezembro de 1946 e Fevereiro de 1991, aplicamos os testes de cointegração de Johansen por forma a testar a hipótese de expectativas racionais. Embora OS testes a priori lhe sejam favoráveis, o facto e que o sistema autoregressivo de suporte sofre de rna especificação(detectam-se fortes indícios de autocorrelação nos termos de perturbação de cada equação) colocando em causa a inferência estatística efectuada. Dado que o nosso objectivo central é averiguar a validade empirica da hipótese supra mencionada, procuramos contornar este problema introduzindo variáveis artificiais que captem possiveis alterações nos processes de geração dos dados e aplicando testes de raízes unitarias e de cointegração de acordo com a abordagem de Engle e Granger mas robustos a ocorrência de uma quebra de estrutura no comportamento estocastico das variáveis em causa. Os respectivos resultados apontam no sentido de não se rejeitar a hipótese de expectativas racionais, além de que permitem estimar de forma consistente os efeitos sobre os prémios de risco decorrentes da mudança de regime de política monetária em Outubro de 1979.
- A investigação universitária e a gestão de um centro de investigaçãoPublication . Negas, Mário Fernando CarrilhoNesta dissertação far-se-á a caracterização organizacional de urn centro de investigação que opera sob o controlo administrativo da universidade, passando em revista alguma das actividades da gestão corrente do centro. A importância estratégica das actividades de I&D desenvolvidas nas universidades exige que haja gestores qualificados nestas áreas e estudos que espelhem e perspctivem esta realidade. É sabido que nao se dispõe de urn formato de organização ideal, que a partida garanta o sucesso das actividades de I&D, mas sabe-se que a produção científica e tecnológica é o resultado de uma actividade profissional, que necessita de ser enqundrada de modo pleno na institui ao que a acolhe como uma das condições para o alcançar da eficácia organizacional. Para tanto o cientista e tecnólogo necessita de conhecer melhor a sua instituição, o CITIA/DI. Para enquadrar a caracterização organizacional de CITIA/DI procede-se a descrição da evolução histórica do sistema educativo, analisando as funções e irnportância da universidade no sistema científico e tecnológico, referindo a irnportância dos recursos humanos no contexto da ciência e tecnologia, concluindo com uma análise a actividade de gestão de ciência e tecnologia.
- Indústria aeroespacial em Portugal : que futuro ?Publication . Santos, Bernardino José Garcia dos; Godinho, Manuel Fernando Cilia MiraA indústria aeroespacial constitui um sector com grande importância ao produzir um conjunto de produtos de alta tecnologia, com um amplo e variado campo de aplicação. Trata-se pois, de um sector estratégico do ponto de vista industrial, comercial e tecnológico. Neste trabalho utilizam-se algumas etapas do método dos cenários, proposto Michel Godet, no estudo prospectivo do sector aeroespacial português, com a finalidade de averiguar a viabilidade da sua existência como indústria e de identificar as áreas preferenciais do seu desenvolvimento. As etapas seguidas foram; delimitação do sistema, pesquisa das variáveis-chave, consulta de um painel de peritos e esboço dos cenários julgados mais prováveis. Depois de um enquadramento teórico, em que é evidenciado o interesse da prospectiva como utensílio essencial no planeamento estratégico, é feito um diagnóstico da indústria aeroespacial a nível mundial, comunitário e nacional. Através da utilização parcial do método dos cenários é identificado um conjunto de variáveis-chave condicionantes da evolução do sistema estudado. A consulta do painel de peritos teve por função reduzir a incerteza das variáveis-chave e, simultaneamente, contribuir para a elaboração dos cenários possíveis para o futuro da indústria aeroespacial, os quais se apresentam no final deste trabalho. Durante toda a exposição ó colocada sempre em evidência a hipótese de que a indústria aeroespacial só se consolidará em Portugal, se forem reunidas as condições que possibilitem a participação dos elementos do sector em consórcios internacionais de concepção e fabrico de veículos aeroespaciais.
- Grupos Económicos e PerformancePublication . Rodrigues, Pedro Filipe Cruz; Guerra, António José de CastroNuma época em que se observa a reorganização e o crescimento dos Grupos Económicos, interessa isolar o impacto que estes agentes incutem sobre a Economia Nacional, assim como a sua disposição sectorial, formas de organização e estratégias financeiras. Este trabalho analisa a questão da diversificação da actividade, descrevendo as suas determinantes e consequências sobre as performances empresariais, tendo como base as relações causais existentes entre estruturas, condutas e resultados. Para tal, expõemse as teorias do risco financeiro, eficiência e contacto multimercado, que atribuem significados opostos à actuação dos Grupos: poder de mercado ou eficiência. Uma corrente teórica defende que o contacto multimercado proporciona o reconhecimento da interdependência mútua que precipita o conluio tácito. As práticas predatórias e a elevação de barreiras à entrada constituem outros instrumentos estratégicos para aumentar o poder de mercado. A segunda teoria defende que os Grupos são impulsionadores da competição já que a sua unidade estratégica contribui para heterogeneizar as indústrias. A análise dos Grupos portugueses contempla numa primeira fase a averiguação das actividades principais e dimensões relativas. A seguir, procede-se à caracterização das suas organizações financeiras que inclui por um lado, a natureza e as formas de controlo dos accionistas das entidades mãe e por outro, a delineação dos núcleos duros e das esferas de influência bem como a tipificação das estratégias financeiras. Por último, identificam-se as determinantes da rendibilidade dos Grupos.
- O sistema das comunicações móveis e pessoais em Portugal. Um exercício de prospectivaPublication . Carvalho, Paulo Miguel Nunes Soeiro de; Godinho, Manuel Mira; Correia, Carlos AlbertoEste estudo divide-se em duas partes distintas - prospectiva/cenários e um exercício de prospectiva -, que se conplementam, contribuindo para uma análise que se pretende global e mais enriquecedora. Na primeira parte faz-se uma abordagem teórica visando basicamente uma melhor compreensão da corrente prospectiva e da metodologia que lhe serve, quase inevitavelmente, de suporte - o método dos cenários. Faz-se a distinção entre prospectiva e outros conceitos e metodologias, por forma a identificar as suas características singulares e o seu papel nos estudos que se debruçam sobre o futuro. Nomeadamente, a prospectiva não deve ser confundida com cenários, pois embora estes possam fornecer uma ferramenta de trabalho apropriada à prospectiva, nem todos os métodos de cenários se enquadram e respondem aos requisitos subjacentes a esta disciplina. Esta primeira parte doestudo termina com a apresentação do método dos cenários proposto por Michel Godet e J.C. Duperrin, que será utilizado para analisar os futuros possíves e correspondentes encaminhamentos (fututíveis) do sistema estudado. A segunda parte do trabalho consiste num exercício de prospectiva sobre o "Sistema das Comunicações Móveis e Pessoais em Portugal". Esta segunda parte começa com a análise retrospectiva e caracterização da situação actual do sistema estudado tão global e exaustiva quanto possível. O exercício prospectivo consubstanciou-se na elaboração da "Análise estrutural", a qual permitiu, a partir da delimitação e construção do sistema, identificar as suas variáveis-chave, sobre as quais teceram algumas reflexões prospectivas.
- Moçambique: privatização da economia e investimento no sector privadoPublication . Reis, António Manuel Diogo dos; Cardoso, Fernando JorgeO debate em volta do tema estatização versus privatização, tem-se situado em dois campos de racionalidade, um com base, predominantemente nos fundamentos da teoria económica e outro que assenta numa lógica política. A abordagem dada a este tema, no âmbito do presente trabalho, centra-se no debate feito em torno da sua racionalidade no contexto económico. É feita uma abordagem das principais correntes teóricas sobre este tema. Para além de uma reflexão na óptica económica do processo histórico desde a independência desenvolveu-se, a análise do processo de privatização da economia Moçambicana, o que implica uma reflexão sobre o ciclo de estatização que o precedeu. São equacionados os efeitos das medidas em cada um dos ciclos e identificados os principais constrangimentos ao funcionamento do sector privado, no momento actual. São ainda analisados os principais instrumentos legais de enquadramento, do sector privado e do investimento, bem como respectivos incentivos. O ambiente de investimento merece ainda um realce especial no desenvolvimento do trabalho.
- A contabilização e apresentação nas demonstrações financeiras de contratos de futuros e de opçõesPublication . Roque, Pedro Nuno Ramos; Neves, João Carvalho dasO autor começa por definir a metodologia a adoptar no estudo do tratamento contabilístico dos contratos de futuros e de opções, colocando especial ênfase no que respeita aos Princípios Contabilísticos aplicáveis. São também analisados os principais problemas associados à contabilização destes instrumentos financeiros: natureza da operação, identificação e reconhecimento de ganhos e perdas, frequência de valorização, depósitos de garantia, comissões e prémios e apresentação no Balanço e divulgação de informação adicional. Analisam-se, em seguida, as posições já assumidas pelo IASC nesta matéria e reflectidas na NIC 32 - Instrumentos Financeiros: Divulgação a Apresentação, bem como a normalização contabilística respeitante ao tema desenvolvida nos Estados Unidos da América, Reino Unido, França e Espanha. Analisa-se ainda a normalização contabilística sectorial em Portugal, ( POC- Plano Oficial de Contabilidade, PCSB-Plano de Contas para o Sistema Bancário e PCES-Plano de Contas para as Empresas de Seguros), propondo-se os aspectos fundamentais da normalização que deverá ainda ser desenvolvida. Finalmente, apresentam-se os resultados e as conclusões de um estudo prático, baseado na análise dos Anexos ao Balanço e à Demonstração dos Resultados, sobre a qualidade da informação financeira prestada aos seus utentes pelas empresas sujeitas à disciplina do PCSB e do PCES, no que respeita às operações relativas a contratos de futuros e de opções.
- Desigualdades sociais na saúde. Uma abordagem com base no conceito de exclusão socialPublication . Alves, Jorge Miguel dos Santos; Pinto, Carlos GouveiaSocial inequality in health exist and are recognized by social researchers and politicians from several countries, wich have reported a problem increase in the 1970s and 1980s, despite improvements in the health of the populations as a whole. This conclusion has stressed the point that one of the main challenges for health policy in the 1990s is to reduce social inequities in health. This purpose its clear from the priority goal present in the "Health for all by the year 2000" strategy pursued by the Regional Office for Europe of the World Health Organization: by the year 2000, the actual differences in health status between countries and between groups within countries should be reduced by at least 25% by improving the level of health of disavantaged nation and groups. These reasons stem from the evidence that death, disability, ilness, personal health risk factors and environmental health hazards are not distributed evenly across populations. Groups at particular risk, include people with low incomes or limited education, single-parent families, elderly people living alone or disable people, the long-term unemployed, migrant workers and people in stressfull or physically hazardous ocupations. The present work tries to identify in what way the Social Exclusion concept, representing a multiple, cumulative and persistent state of disadvantage of some individuals or households, contribute for the explanation of the causes of socio-economics inequalities in health. This hypothesis is developed by the consideration that social inequality in health stem from a range of factors wich acts out of the specific context of health care system, trying to push the discussion to other fields, despite the recognition of great importance to health care systems. The Health Production Function include some inputs where direct privation implies specific situations of the most generic process of social exclusion. This statement is discessed either in theoretical and empirical therms, concluding by the relevance of it.
- Peso ao nascer : factores condicionantesPublication . Correia, Florbela Maria Cruz Domingues; Oliveira, PedroEste trabalho pretende avaliar o PESO apresentado pelos bebés à data do seu nascimento, em função dos factores (variáveis) de natureza fisiológica e socioeconómica dos progenitores; o objectivo específico é identificar aqueles que mais influenciam o desenvolvimento do feto, isto é, o crescimento in útero. O estudo abrangeu dados respeitantes a recém-nascidos de mulheres que, no Hospital Garcia de Orta, de Almada, deram à luz entre Janeiro de 1992 e Dezembro de 1995, num total de 11.500 parturientes. Considerando a variável dependente PESO do bebé à data do seu nascimento em função das variáveis sexo e ordem de nascimento do recém-nascido, idade gestacional e o quadrado desta, altura, idade e ganho de peso da mãe durante a gravidez, número de filhos anteriores com baixo peso à nascença e, ainda, hábitos tabágicos dos progenitores, foram construídos três modelos lineares cujos coeficientes de determinação variam entre 0,40 e 0,50. Este trabalho também abordou a existência de variáveis de interacção, o uso de variáveis Dummy e a detecção e tratamento de observações influentes e outliers. Ensaiamos, ainda, o modelo Log-Linear como modelo alternativo ao modelo linear. O estudo permitiu concluir da importância da variável idade gestacional e do efeito do "fumo passivo" no PESO dos bebés à data do nascimento; complementarmente, foram construídas as curvas correspondentes aos percentis 10, 50 e 90 do PESO, em função da idade gestacional do recém-nascido.
- As normas de qualidade na gestão de projectos informáticosPublication . Farto, Elsa Adelaide Almeida; Farto, Elsa Adelaide AlmeidaAs Unidades Económicas para sobreviverem e fazerem face aos desafios da economia global dependem cada vez mais de sistemas de informação fiáveis e flexíveis, baseados, planeados, arquitectados e explorados em tecnologias de informação, instaladas e exploradas como produtos resultantes de Projectos Informáticos. O sucesso dos Projectos Informáticos é visto como uma estratégia determinante para o posicionamento das empresas nos mercados, na perspectiva de oferecer produtos informáticos de qualidade, em tempo útil e com os custos considerados adequados por quem os oferece e por quem os consome. O insucesso dos Projectos Informáticos está, na maioria dos casos, associado à forma como são geridos. Para este insucesso contribui em grande escala a não percepção dos responsáveis para as actividades que deverão ser objecto de maior cuidado e a não relevância dada aos aspectos da qualidade no desenvolvimento dos processos e da gestão do projecto. Um melhor conhecimento sobre o 'Corpo de Conhecimentos na Gestão de Projectos Informáticos' e uma maior consciencialização sobre as Normas de Qualidade a aplicar nessas áreas, vão permitir uma melhor eficácia e eficiência na Gestão de Projectos Informáticos e contribuir para o sucesso do produto final; quando associado a instrumentos importantes como o Plano do Projecto, o Plano da Qualidade e o Plano de Gestão da Configuração, entre outros.
