REIT - Mestrados em Ensino
Permanent URI for this collection
Regime Jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário (Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro). Despachos referentes a cada área de Mestrado em Ensino: cf. Cursos de Mestrado em Ensino - http://www.ul.pt
Browse
Browsing REIT - Mestrados em Ensino by advisor "Afonso, Joana, 1989-"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Criação de um fanzinePublication . Fernandes, Maria da Luz Correia Fragoso; Afonso, Joana, 1989-O presente relatório é uma análise e compêndio dos resultados da aplicação de uma Unidade Didática, implementada no primeiro ano do curso profissional de Técnico de Design de Interiores e Exteriores, na disciplina de Desenho de Comunicação, dentro do Módulo 4, intitulado Comunicação Visual, na Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, na freguesia de São João das Lampas e Terrugem, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, tendo sido aplicado tanto através da plataforma Zoom, como através do ensino regular presencial. Esta investigação tomou início com a observação, enquanto estudante, da diminuição de motivação nos alunos, tanto devido ao estado de pandemia vivido, como às naturais flutuações de motivação entre gerações. Procurou-se compreender os motivos deste estado nos alunos e procurar métodos pedagógicos para superarem esta fase de atrito criativo, agora com maior entusiasmo, permitindo deste modo aprendizagens essenciais na área do desenho e das artes plásticas, fundamentais à sua escolaridade. O conteúdo programático da UD aplicada insere-se no universo do Fanzine; pequenas publicações manuais populares desde o meado do século XX; na aprendizagem da sua História, das técnicas e dos métodos de criar fanzine individualizados. Deste modo, procurou-se criar uma UD em que, na sua conclusão, os alunos teriam um objeto de sua conceção, cujo interior seria um conjunto dos exercícios concretizados em aula e fora desta. Concretizando assim um trabalho final, produto da reflexão e introspeção da procura dos lugares dessas imagens ou texto. Fundamentou-se esta investigação teoricamente analisando e estudando o trabalho de Erikson, Sears e Piaget, assim como as teorias de motivação de Michelene T. H. Chi e Ruth, Didier Le Gall, Virginie Goutte e, finalmente, as teorias de aprendizagem de Ausubel e Efland. Os resultados desta intervenção pedagógica revelam que a UD contribuiu para o aumento do nível de motivação da maioria dos alunos, e deste modo, contribuiu em abundância para resultados de sucesso. Os alunos mostraram-se mais estimulados, mais engajados, com sensibilidade estética superior, e com conhecimentos de história de arte não ensinados tradicionalmente nas disciplinas de desenho nas escolas secundárias.
- Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuaisPublication . Coelho, Margarida Barreto; Afonso, Joana, 1989-O presente projeto de implementação foi realizado na Escola Secundária Pedro Nunes, com uma turma do 12º ano do Curso de Artes Visuais, e teve como objetivo explorar o impacto das artes digitais no ensino multimédia, nomeadamente a ligação entre o desenho e a animação digital. Foi este o ponto de partida para o desenvolvimento da Unidade Didática Desenho Agitado, relacionada com a ilusão de movimento, que se manifesta ambos em imagens únicas e em conjuntos de imagens em sequência, englobando a criação de uma animação através de desenhos de gesto. Esta unidade didática foi intitulada “Desenho Agitado” e remete para a necessidade de “agitar”, metaforicamente e figurativamente, o desenho - a sua relação para com a arte digital, o seu lugar no currículo de disciplinas como Oficina de Multimédia B, neste caso, através da animação. A partir da análise do contexto educativo, artístico, escolar e curricular, e das questões da prática pedagógica no Ensino Artístico, foi pelo paradigma da criação de movimento e da sua dimensão fulcral na aprendizagem artística, que se criou o presente projeto pedagógico, com o qual se pretendeu uma ação educativa conducente a aprendizagens significativas, tanto da parte dos alunos como da professora estagiária. A criação deste projeto tem em mente duas metas essenciais: primeiramente, projeta-se que os alunos explorem e dominem as potencialidades do desenho de gesto e assimilem, concetual e materialmente, o processo da animação; posteriormente, a interpretação e desconstrução do movimento próprio e a sua projeção numa animação 2D através do uso de software de arte digital.
- A luz como objeto de trabalho : desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de Desenho APublication . Pires, Sandra Alves Brás de Brito; Afonso, Joana, 1989-O presente relatório, intitulado “A Luz como objeto de trabalho”, tem como principal objetivo descrever a experiência obtida durante a prática de ensino supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo e Secundário, que teve lugar na Escola Básica e Secundária de Carcavelos (EBSC), numa turma de 10º Ano do Curso Científico-Humanístico de Produção Artística na disciplina de Desenho A, realizado no ano letivo de 2022-23. A Unidade Didática proposta tem como propósito trabalhar o Claro-Escuro, dando especial destaque à Luz, isto é, os alunos irão passar do registo dito “tradicional” de representação das sombras em suportes claros e farão o inverso, onde representarão a luz em suportes escuros (suporte escuro equivalente à sombra). Pretende-se que os alunos compreendam e pensem em ambas as perspetivas do claro-escuro, optando-se por dar foco à luz devido a apenas terem desenvolvido/trabalhado a sombra ao longo do seu percurso académico. Como ainda o desmistificar do erro, realçando a sua importância e presença em todos os processos criativos e de trabalho.
- Projeto de ilustração através do E@D em tempo de confinamento social obrigatórioPublication . Ribeiro, Daniela Sofia Pires; Afonso, Joana, 1989-O presente Relatório, elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, é referente à prática de ensino supervisionada desenvolvida com uma turma de décimo ano do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais, na Escola Secundária Arco-Íris do Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide. No contexto mundial atual, com a pandemia por Covid19, a prática assentou no desenvolvimento de um projeto de ilustração através de metodologias de Ensino à Distância. A planificação e definição do projeto a desenvolver assentou na necessidade de adequação das práticas letivas às indicações do Ministério da Educação no âmbito do Confinamento Social Obrigatório, com suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais. Foi interesse da prática e decorrente investigação, a reflexão sobre gestão curricular, metodologia de projeto, criatividade, diferenciação pedagógica no âmbito de uma educação inclusiva e estratégias de e-Learning. Após a implementação do projeto analisaram-se os resultados tendo como base três eixos de análise, o primeiro que pretende aferir a pertinência das estratégias de e-Learning em projetos educativos formais, o segundo que reporta à qualidade técnica alcançada através de metodologias de ensino à distância e um terceiro, que pretende verificar os contributos de estratégias de diferenciação pedagógico no sucesso dos alunos.