REIT - Mestrados em Ensino
Permanent URI for this collection
Regime Jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário (Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro). Despachos referentes a cada área de Mestrado em Ensino: cf. Cursos de Mestrado em Ensino - http://www.ul.pt
Browse
Browsing REIT - Mestrados em Ensino by advisor "Abranches, Cristina, 1963-"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Imagens de Augusto em Virgilio e Horácio : análise de textos e sua receção na literatura portuguesaPublication . Rodrigues, Vera Lúcia Luís; Abranches, Cristina, 1963-Este relatório de prática de ensino supervisionada visa documentar todo o trabalho de conceção e aplicação de uma unidade didática numa turma de Latim do 12º ano, da área de Línguas e Humanidades, da Escola Secundária de Camões, localizada em Lisboa, no 1º período do ano letivo 2014/2015. De acordo com as finalidades e os objetivos da disciplina de Latim B, esta unidade didática versa sobre a temática “O Século de Augusto”, valorizando, essencialmente, a cultura, sem menosprezar a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos gramaticais apreendidos nos dois primeiros anos de estudo do latim. De entre os textos literários sugeridos pelo programa, o Carmen Saeculare de Horácio e as Bucólicas I e IV de Virgílio foram os poemas escolhidos pela sua representatividade no século de Augusto. Além da análise e da tradução de alguns excertos, foi proposta aos alunos a leitura integral em tradução das referidas obras, com o objetivo de procurar enquadrá-las no século em que foram produzidas. Esta leitura permitiu reconhecer a receção destes textos latinos em autores portugueses (Vasco Fernandes de Lucena, Henrique Caiado, Diogo Bernardes, Sá de Miranda, Domingos dos Reis Quita, Bocage, D. Leonor de Almeida/ Marquesa de Alorna, Ricardo Reis e Manuel dos Santos Lourenço). Com este trabalho pretendeu-se contribuir para o alargamento do saber e da cultura pelo contacto directo com textos latinos de valor intemporal1 e comprovar a presença destes autores latinos na literatura portuguesa.
- A oração infinitiva na aula de Latim do 11.º ano : exploração didática de excertos de Pro Archia poeta de CíceroPublication . Anunciação, Clara Celeste Cardoso da, 1981-; Abranches, Cristina, 1963-O presente relatório de prática de ensino supervisionada versa sobre a unidade didática de Latim A concebida e realizada no âmbito de uma turma de 11.º ano, da área de Línguas e Humanidades, da Escola Secundária de Sacavém, no ano letivo de 2012/2013. Enquadrada na temática “Organização Social” do Programa de Latim do 11.º ano, a unidade lecionada propõe a análise de textos de Cícero, autor cimeiro da literatura latina, que figura em todas as antologias deste nível de ensino. À exceção do primeiro excerto apresentado em aula (adaptado da obra De Oratore), todos os demais são passos de Pro Archia Poeta - magistral defesa do valor das letras e das humanidades, a propósito da legitimidade da cidadania de Árquias, que propicia não só uma reflexão literária, como também cultural. Os textos, apresentados na forma original, com algumas notas, foram selecionados em função dos conhecimentos prévios da turma e da matéria gramatical a introduzir na unidade didática - a oração infinitiva, visando, assim, também a sua exploração linguística. Além da descrição sumária das aulas realizadas, do relatório constam também as situações, tarefas e materiais de ensino, bem como a justificação das estratégias concebidas em função das dificuldades manifestadas pela turma. A análise e a interpretação dos resultados obtidos no exercício de avaliação, realizado no fim da prática de ensino supervisionada, permitirão refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem e sobre outras metodologias e estratégias de trabalho para melhorar a prática pedagógica e incrementar a aquisição efetiva dos conteúdos abordados, não só na língua latina, mas também na língua portuguesa.
- A sociedade romana aos olhos de Marcial : uma proposta didáctica de língua e culturaPublication . Silva, Joana Margarida Tinoco da; Abranches, Cristina, 1963-O objectivo deste relatório é a apresentação da unidade didáctica de Latim A – 11.º, leccionada nas Escolas Secundárias de Camões e de Sacavém ao 11.º J e LH, no ano lectivo de 2009/2010. Partindo de epigramas de Marcial, que se inserem no grande tema programático de 11.º ano - “Roma e os Romanos – vida e sociedade”, abordou-se algumas das principais estruturas da língua latina. Levando os alunos a reflectir sobre o funcionamento da língua e a sua relação com o português, introduziu-se o infinitivo, a oração subordinada completiva infinitiva, o presente e pretérito imperfeito do conjuntivo e os seus valores expressivos. As estratégias de ensino envolveram a exposição de novos conteúdos sobre aspectos da língua latina, os quais partiram sempre da leitura de textos de Marcial, pois são testemunhos apelativos e lúdicos de uma época. Embora a leitura, análise e tradução de textos tenham sido as actividades mais valorizadas, foram propostos exercícios diversificados no intuito de motivar os alunos e promover a reflexão e análise, a sistematização de conhecimentos, a orientação de processos para a efectiva realização das tarefas, para fomentar uma maior autonomia do aluno no estudo da língua. No final do relatório analisou-se e interpretou-se os resultados obtidos nas actividades realizadas. Tal conduziu a uma ponderação sobre a necessidade de adopção de diferentes metodologias e do recurso a distintos processos de remediação.