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Abstract(s)
Ao publicar, em 1658, Orbis Sensualium Pictus, Comenius retomava o princípio dos lugares comuns e a perspectiva enciclopédica, que, entre outros humanistas, Erasmo havia cultivado, e que se tornaram a base da educação letrada do homem moderno. A leitura havia-se tornado meio de aprendizagem e formação, não apenas no institucional escolar. Neste estudo, sistematizo as linhas de evolução da formação letrada e das práticas de leitura, na transição da Primeira Modernidade, partindo da centralidade do livro escolar e da circulação-adaptação de textos-matriz.
Description
Keywords
Livros Leituras Universo letrado Primeira modernidade
Pedagogical Context
Citation
Magalhães, J. (2019). Livros e leitura no universo letrado da infância e da adolescência, na transição da primeira modernidade. In E. C. D. Fleck, & M. Dillmann (Orgs.), O Universo letrado da idade moderna. Escritoras e escritores portugueses e luso-brasileiros, séculos XVI-XIX (pp. 396-421). São Leopoldo: Oikos.
