Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/29202
Title: Aprendizagem em áreas de conhecimento: a Matemática – Aprendizagem dos alunos e desenvolvimento profissional dos professores
Author: Ponte, João Pedro da
Keywords: Aprendizagem da Matemática
Contexto
Interações sociais
Tarefas
Issue Date: 2013
Publisher: Climepsi
Citation: Ponte, J. P. (2013). Aprendizagem em áreas de conhecimento: a matemática – Aprendizagem dos alunos e desenvolvimento profissional dos professores. In F. H. Veiga (Coord.), Psicologia da educação - Teoria, investigação e aplicação: envolvimento dos alunos na escola (pp. 333-358). Lisboa: Climepsi.
Abstract: Este capítulo apresenta dois temas de investigação em educação matemática, importantes do ponto de vista da análise psicológica – a aprendizagem da Matemática por parte dos alunos dos diversos níveis de ensino e a formação e o desenvolvimento profissional do professor, para o exercício do seu papel profissional. Relativamente à aprendizagem dos alunos, referem-se trabalhos realizados em Portugal de inspiração cognitivista, sociocultural ou antropológica, trabalhos que focam a sua atenção em temas específicos de Matemática, como os números e operações, a álgebra, a estatística e as probabilidades, e ainda trabalhos centrados numa perspetiva curricular inovadora, em especial os que tomam por base tarefas desafiantes, de cunho exploratório e investigativo, bem como modos de trabalho na sala de aula que valorizam as interações sociais e a participação dos alunos no discurso. Relativamente aos professores, o capítulo dá atenção ao conceito de conhecimento profissional, em especial a um aspeto deste, o conhecimento didático. Refere, também, trabalhos relacionados com as práticas profissionais e com o desenvolvimento profissional do professor, em diferentes fases da sua carreira. No que respeita às práticas profissionais, destaca as tarefas que servem de ponto de partida às atividades de aprendizagem e também o modo como são geridas as interações sociais na sala de aula, com especial atenção aos momentos de discussão coletiva. Refere a relação entre a formação e o desenvolvimento profissional e aponta as potencialidades do trabalho colaborativo envolvendo professores e investigadores, como forma de promover o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor e também o conhecimento científico nesta área.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/29202
ISBN: 978-972-796-337-9
Appears in Collections:IE - GIDM - Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ponte, Cap 8 PETIA 2013.pdf186,31 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.