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http://hdl.handle.net/10451/29202
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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degois.publication.firstPage | 333 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 358 | pt_PT |
degois.publication.location | Lisboa | pt_PT |
degois.publication.title | Psicologia da educação - Teoria, investigação e aplicação: envolvimento dos alunos na escola | pt_PT |
dc.contributor.author | Ponte, João Pedro da | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-06T13:20:29Z | - |
dc.date.available | 2017-10-06T13:20:29Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Ponte, J. P. (2013). Aprendizagem em áreas de conhecimento: a matemática – Aprendizagem dos alunos e desenvolvimento profissional dos professores. In F. H. Veiga (Coord.), Psicologia da educação - Teoria, investigação e aplicação: envolvimento dos alunos na escola (pp. 333-358). Lisboa: Climepsi. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-796-337-9 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/29202 | - |
dc.description.abstract | Este capítulo apresenta dois temas de investigação em educação matemática, importantes do ponto de vista da análise psicológica – a aprendizagem da Matemática por parte dos alunos dos diversos níveis de ensino e a formação e o desenvolvimento profissional do professor, para o exercício do seu papel profissional. Relativamente à aprendizagem dos alunos, referem-se trabalhos realizados em Portugal de inspiração cognitivista, sociocultural ou antropológica, trabalhos que focam a sua atenção em temas específicos de Matemática, como os números e operações, a álgebra, a estatística e as probabilidades, e ainda trabalhos centrados numa perspetiva curricular inovadora, em especial os que tomam por base tarefas desafiantes, de cunho exploratório e investigativo, bem como modos de trabalho na sala de aula que valorizam as interações sociais e a participação dos alunos no discurso. Relativamente aos professores, o capítulo dá atenção ao conceito de conhecimento profissional, em especial a um aspeto deste, o conhecimento didático. Refere, também, trabalhos relacionados com as práticas profissionais e com o desenvolvimento profissional do professor, em diferentes fases da sua carreira. No que respeita às práticas profissionais, destaca as tarefas que servem de ponto de partida às atividades de aprendizagem e também o modo como são geridas as interações sociais na sala de aula, com especial atenção aos momentos de discussão coletiva. Refere a relação entre a formação e o desenvolvimento profissional e aponta as potencialidades do trabalho colaborativo envolvendo professores e investigadores, como forma de promover o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor e também o conhecimento científico nesta área. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Climepsi | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem da Matemática | pt_PT |
dc.subject | Contexto | pt_PT |
dc.subject | Interações sociais | pt_PT |
dc.subject | Tarefas | pt_PT |
dc.title | Aprendizagem em áreas de conhecimento: a Matemática – Aprendizagem dos alunos e desenvolvimento profissional dos professores | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
Aparece nas colecções: | IE - GIDM - Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ponte, Cap 8 PETIA 2013.pdf | 186,31 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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