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http://hdl.handle.net/10451/29202
Título: | Aprendizagem em áreas de conhecimento: a Matemática – Aprendizagem dos alunos e desenvolvimento profissional dos professores |
Autor: | Ponte, João Pedro da |
Palavras-chave: | Aprendizagem da Matemática Contexto Interações sociais Tarefas |
Data: | 2013 |
Editora: | Climepsi |
Citação: | Ponte, J. P. (2013). Aprendizagem em áreas de conhecimento: a matemática – Aprendizagem dos alunos e desenvolvimento profissional dos professores. In F. H. Veiga (Coord.), Psicologia da educação - Teoria, investigação e aplicação: envolvimento dos alunos na escola (pp. 333-358). Lisboa: Climepsi. |
Resumo: | Este capítulo apresenta dois temas de investigação em educação matemática, importantes do ponto de vista da análise psicológica – a aprendizagem da Matemática por parte dos alunos dos diversos níveis de ensino e a formação e o desenvolvimento profissional do professor, para o exercício do seu papel profissional. Relativamente à aprendizagem dos alunos, referem-se trabalhos realizados em Portugal de inspiração cognitivista, sociocultural ou antropológica, trabalhos que focam a sua atenção em temas específicos de Matemática, como os números e operações, a álgebra, a estatística e as probabilidades, e ainda trabalhos centrados numa perspetiva curricular inovadora, em especial os que tomam por base tarefas desafiantes, de cunho exploratório e investigativo, bem como modos de trabalho na sala de aula que valorizam as interações sociais e a participação dos alunos no discurso. Relativamente aos professores, o capítulo dá atenção ao conceito de conhecimento profissional, em especial a um aspeto deste, o conhecimento didático. Refere, também, trabalhos relacionados com as práticas profissionais e com o desenvolvimento profissional do professor, em diferentes fases da sua carreira. No que respeita às práticas profissionais, destaca as tarefas que servem de ponto de partida às atividades de aprendizagem e também o modo como são geridas as interações sociais na sala de aula, com especial atenção aos momentos de discussão coletiva. Refere a relação entre a formação e o desenvolvimento profissional e aponta as potencialidades do trabalho colaborativo envolvendo professores e investigadores, como forma de promover o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor e também o conhecimento científico nesta área. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/29202 |
ISBN: | 978-972-796-337-9 |
Aparece nas colecções: | IE - GIDM - Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ponte, Cap 8 PETIA 2013.pdf | 186,31 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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