Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/27698
Título: Professores primários do distrito de Vila Real : um relatório descritivo
Autor: Bianchi, José João Pinhanços de
Orientador: Orden Hoz, Arturo de la
Palavras-chave: Teses de mestrado - 1989
Processos e estruturas educativas
Professores
Ensino básico
Professores - Formação
Inovação
Avaliação
Necessidades dos professores
Data de Defesa: 1989
Resumo: O trabalho que, mais adiante, daremos a conhecer, foi-nòs sugerido, em Março de 1987, pelo Senhor Professor Doutor José Ribeiro Dias, que à época, desempenhava funções dirigentes no C.I.F.O.P. da U.T.A.D., onde, tal como ainda hoje acontece, desenvolvíamos a nossa actividade profissional. Ao acolher a sugestão que nos foi feita, tinhamos em mente caminhar segundo uma dupla orientação: • inscrever o nosso esforço num contexto mais amplo e significativo; • tentar obter dados potencialmente úteis para a actividade da instituição a que estávamos vinculados. No entanto, o primeiro destes dois objectivos viu-se, desde cedo. comprometido. Com efeito, por razões que se afigura não ser necessário considerar aqui, o projecto colectivo em que assentava, projecto que se havia imaginado ainda quando funcionava a Escola Superior de Educação de Vila Real (a que o C.I.F.O.P. da U.T.A.D. viria a suceder), foi prematuramente abandonado. Tal projecto, aglutinando interesses comuns à instituição e a todos os seus docentes, visava, a partir de um conjunto de intervenções sistemáticas, produzir um quadro racional para as decisões a tomar no domínio da formação pós-inicial dos professores do Ensino Básico do distrito, um dos domínios em que, por imperativo legal, a E.S.E. era (tal como. hoje, o C.I.F.O.P. é) chamada a agir. Tendo morrido quase à nascença, a parcimónia dos seus resultados não é motivo de surpresa. Tanto quanto pudemos apurar, não foram além da realização de um inquérito, em Junho de 1986, após sete meses de actividades preparatórias, em que se empenharam seis dos docentes envolvidos no projecto. Os dados obtidos, esquecidos durante mais de dois anos e meio, chegaram ao nosso conhecimento, em bruto, em Fevereiro do ano corrente, sendo nossa intenção tratá-los numa próxima oportunidade. A falência desta iniciativa implicou, pois, o isolamento do nosso esforço pessoal, o que, obviamente, teve também penosas e restritivas consequências, no concernente à consecução do segundo dos objectivos atrás referidos. (...)
Descrição: Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Análise e Organização do Ensino) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1989
URI: http://hdl.handle.net/10451/27698
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado



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