Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/27698
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dc.contributor.advisorOrden Hoz, Arturo de la-
dc.contributor.authorBianchi, José João Pinhanços de-
dc.date.accessioned2017-05-16T14:35:41Z-
dc.date.available2017-05-16T14:35:41Z-
dc.date.issued1989-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/27698-
dc.descriptionTese de Mestrado em Ciências da Educação (Análise e Organização do Ensino) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1989pt_PT
dc.description.abstractO trabalho que, mais adiante, daremos a conhecer, foi-nòs sugerido, em Março de 1987, pelo Senhor Professor Doutor José Ribeiro Dias, que à época, desempenhava funções dirigentes no C.I.F.O.P. da U.T.A.D., onde, tal como ainda hoje acontece, desenvolvíamos a nossa actividade profissional. Ao acolher a sugestão que nos foi feita, tinhamos em mente caminhar segundo uma dupla orientação: • inscrever o nosso esforço num contexto mais amplo e significativo; • tentar obter dados potencialmente úteis para a actividade da instituição a que estávamos vinculados. No entanto, o primeiro destes dois objectivos viu-se, desde cedo. comprometido. Com efeito, por razões que se afigura não ser necessário considerar aqui, o projecto colectivo em que assentava, projecto que se havia imaginado ainda quando funcionava a Escola Superior de Educação de Vila Real (a que o C.I.F.O.P. da U.T.A.D. viria a suceder), foi prematuramente abandonado. Tal projecto, aglutinando interesses comuns à instituição e a todos os seus docentes, visava, a partir de um conjunto de intervenções sistemáticas, produzir um quadro racional para as decisões a tomar no domínio da formação pós-inicial dos professores do Ensino Básico do distrito, um dos domínios em que, por imperativo legal, a E.S.E. era (tal como. hoje, o C.I.F.O.P. é) chamada a agir. Tendo morrido quase à nascença, a parcimónia dos seus resultados não é motivo de surpresa. Tanto quanto pudemos apurar, não foram além da realização de um inquérito, em Junho de 1986, após sete meses de actividades preparatórias, em que se empenharam seis dos docentes envolvidos no projecto. Os dados obtidos, esquecidos durante mais de dois anos e meio, chegaram ao nosso conhecimento, em bruto, em Fevereiro do ano corrente, sendo nossa intenção tratá-los numa próxima oportunidade. A falência desta iniciativa implicou, pois, o isolamento do nosso esforço pessoal, o que, obviamente, teve também penosas e restritivas consequências, no concernente à consecução do segundo dos objectivos atrás referidos. (...)-
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectTeses de mestrado - 1989pt_PT
dc.subjectProcessos e estruturas educativaspt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectNecessidades dos professorespt_PT
dc.titleProfessores primários do distrito de Vila Real : um relatório descritivopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado



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