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http://hdl.handle.net/10451/27698
Title: | Professores primários do distrito de Vila Real : um relatório descritivo |
Author: | Bianchi, José João Pinhanços de |
Advisor: | Orden Hoz, Arturo de la |
Keywords: | Teses de mestrado - 1989 Processos e estruturas educativas Professores Ensino básico Professores - Formação Inovação Avaliação Necessidades dos professores |
Defense Date: | 1989 |
Abstract: | O trabalho que, mais adiante, daremos a conhecer, foi-nòs sugerido, em Março de 1987, pelo Senhor Professor Doutor José Ribeiro Dias, que à época, desempenhava funções dirigentes no C.I.F.O.P. da U.T.A.D., onde, tal como ainda hoje acontece, desenvolvíamos a nossa actividade profissional. Ao acolher a sugestão que nos foi feita, tinhamos em mente caminhar segundo uma dupla orientação: • inscrever o nosso esforço num contexto mais amplo e significativo; • tentar obter dados potencialmente úteis para a actividade da instituição a que estávamos vinculados. No entanto, o primeiro destes dois objectivos viu-se, desde cedo. comprometido. Com efeito, por razões que se afigura não ser necessário considerar aqui, o projecto colectivo em que assentava, projecto que se havia imaginado ainda quando funcionava a Escola Superior de Educação de Vila Real (a que o C.I.F.O.P. da U.T.A.D. viria a suceder), foi prematuramente abandonado. Tal projecto, aglutinando interesses comuns à instituição e a todos os seus docentes, visava, a partir de um conjunto de intervenções sistemáticas, produzir um quadro racional para as decisões a tomar no domínio da formação pós-inicial dos professores do Ensino Básico do distrito, um dos domínios em que, por imperativo legal, a E.S.E. era (tal como. hoje, o C.I.F.O.P. é) chamada a agir. Tendo morrido quase à nascença, a parcimónia dos seus resultados não é motivo de surpresa. Tanto quanto pudemos apurar, não foram além da realização de um inquérito, em Junho de 1986, após sete meses de actividades preparatórias, em que se empenharam seis dos docentes envolvidos no projecto. Os dados obtidos, esquecidos durante mais de dois anos e meio, chegaram ao nosso conhecimento, em bruto, em Fevereiro do ano corrente, sendo nossa intenção tratá-los numa próxima oportunidade. A falência desta iniciativa implicou, pois, o isolamento do nosso esforço pessoal, o que, obviamente, teve também penosas e restritivas consequências, no concernente à consecução do segundo dos objectivos atrás referidos. (...) |
Description: | Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Análise e Organização do Ensino) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1989 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/27698 |
Designation: | Mestrado em Ciências da Educação |
Appears in Collections: | FPCE - Dissertações de Mestrado |
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