| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 462.94 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O principal propósito deste texto é o de apresentar e discutir algumas questões metodológicas que foram consideradas críticas para garantir a qualidade de uma investigação que se realizou para estudar práticas de ensino e de avaliação de docentes do ensino superior. Foi uma investigação realizada no âmbito do projeto Avaliação, Ensino e Aprendizagem em Portugal e no Brasil (AVENA), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e que será genericamente caracterizado mais adiante.
Naturalmente que a qualidade de uma investigação de natureza qualitativa está muito associada aos processos de organização e transformação dos dados e, inevitavelmente, à credibilidade e à consistência dos procedimentos utilizados na sua recolha. Não há propriamente uma receita que nos permita, de forma mais ou menos estandardizada, recolher, organizar e transformar os dados obtidos num processo investigativo. Em muito boa medida, há muitas questões de natureza prática que só a experiência nos permite resolver. Tal como um dia nos disse Michael Quinn Patton, a investigação é a arte do possível e, nesse sentido, os investigadores terão que estar sempre preparados para reinventar métodos e procedimentos que se revelem mais adequados em cada circunstância. Por isso, é fundamental compreender-se que a imaginação, a criatividade e o pensamento divergente dos investigadores são caraterísticas indispensáveis para gizar quer o design mais apropriado para uma dada pesquisa, quer todos os procedimentos que é necessário pôr em prática para assegurar o rigor e a credibilidade dos dados, procurando assim garantir a referida qualidade da investigação.
Description
Keywords
Métodos de investigação Metodologia Investigação qualitativa Transformação de dados Análise de dados Qualidade da investigação
Pedagogical Context
Citation
Fernandes, D. (2015). Acerca da qualidade das investigações qualitativas: método, recolha e transformação de dados no âmbito do projeto AVENA. In A. Pereira, A. Vasconcelos, C. Delgado, C. Silva, F. Botelho, J. Pinto, . . . M. Alves (Eds.), Entre a teoria os dados e o conhecimento (III): investigar práticas em contexto (pp. 25-40). Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-99447-0-1 (e-book)
Publisher
Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação
