Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/23753
Título: | Ensino de base de dados, através do SQL, na resolução de situações reais |
Autor: | Raminhos, Luís Miguel, 1979- |
Orientador: | Costa, Fernando Albuquerque, 1958- |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem Base de dados Avaliação das aprendizagens Desempenho dos professores Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015 |
Data de Defesa: | 2015 |
Resumo: | A prática de ensino supervisionada aqui apresentada decorreu na Escola
Secundária D. Pedro V, em Lisboa. De sua variada oferta educativa, consta o Curso
Profissional de Técnico de Multimédia, cujo plano de estudos apresenta a disciplina de
Sistemas de Informação. A minha intervenção foi realizada no módulo 6, Linguagem de
Programação IV, vocacionado para a linguagem SQL.
Foi proposto aos alunos desenvolver base de dados que respeitassem
determinados requisitos. Para isso, planearam e desenharam o modelo Entidade-
Relação, codificaram as bases de dados, alteraram a estrutura das tabelas, inseriram os
registos e codificaram as pesquisas complexas.
A estratégia de ensino utilizada foi inspirada na metodologia aprendizagem
baseada em projetos, porque permite o trabalho em grupo, centra o processo de
aprendizagem nos alunos, fomenta o debate e a reflexão, envolve o aluno em problemas
reais e desenvolve a sua autonomia.
Foram utilizados três tipos de avaliação, diagnóstica, formativa e sumativa, na
recolha de dados relativos ao processo de aprendizagem dos alunos. O questionário de
diagnóstico possibilitou a verificação de conhecimentos sobre base de dados. A recolha
de informação, durante a realização do projeto, permitiu a gestão do processo de
aprendizagem pela identificação e correção de erros dos alunos. Na última aula da
intervenção, o teste sumativo de componente prática serviu para classificar os alunos e
revelar as aprendizagens consolidadas.
Os resultados alcançados evidenciam que a avaliação formativa foi fundamental
para a realização das aprendizagens e para a melhoria da classificação sumativa. Os
alunos desenvolveram competências de utilização da linguagem SQL na codificação da
estrutura de base de dados e na realização de pesquisas complexas. The teaching practice supervised presented here took place at High School D. Pedro V, Lisbon. Its varied educational provision contained the Multimedia Technician Professional Course, whose syllabus presents the subject of Information Systems. My intervention took place in module 6, Programming Language IV, designed for the SQL language. Students were challenged to develop a database by following certain requirements. This was developed by planning and designing an Entity Relationship Diagram, programming databases, changing the table structure, inserting values into table and programming complex queries. The teaching strategy used was inspired by project-based learning methodology because it allows group work and student centered learning, fosters debate and reflection, engages students in real-life problems and develops their autonomy. Three types of evaluation, diagnostic, formative and summative, were used to gather information about students learning. The diagnostic questionnaire allowed the knowledge assessment of database. The data collection during the project lifecycle allowed the learning management process to identify and correct students’ mistakes. In the last class of the intervention, the summative assessment served to classify students and to reveal the consolidated learning. The results show that formative assessment was essential for learning achievement and to improve the summative rating. The students developed the SQL programming skills by coding the database structure and by conducting complex queries. |
Descrição: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2015 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/23753 |
Designação: | Mestrado em Ensino |
Aparece nas colecções: | REIT - Mestrados em Ensino |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfpie051066_tm.pdf | 8,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.