Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.07 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta comunicação baseia-se na exploração da interseção entre IA e LI, oferecendo insights sobre o cenário em evolução no Ensino Superior. Sintetiza de forma descritiva a literatura existente, propõe estratégias pedagógicas para integrar a literacia em IA com a LI e fornece orientação para os profissionais da informação navegarem pelas complexidades dos processos de ensino e aprendizagem orientados pela IA. Ao abordar o potencial transformador da IA e ao mesmo tempo enfatizar a importância de promover competências de pensamento crítico e consciência ética, esta comunicação contribui para avançar a compreensão no campo e promover a tomada de decisões informadas num ambiente académico cada vez mais digital.
Description
This work was supported by National Funds through FCT-Portuguese Foundation for Science and Technology, I.P., under the scope of UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, UIDB/04107/2020, https://doi.org/10.54499/UIDB/04107/2020.
Keywords
Literacia da informação Framwork da ACRL Inteligência artificial ChatGPT Estratégias pedagógicas Ensino superior
Pedagogical Context
Citation
Lopes, C., Antunes, M. L., Sanches, T. (2024). Literacia da informação e Inteligência Artificial no ensino superior: competências essenciais para as bibliotecas. In: 3º Workshop das Bibliotecas do Ensino Superior (BES-BAD)– Inteligência Artificial no Ensino Superior: linhas de ação para as Bibliotecas, Instituto Politécnico de Santarém, 21 de maio.