| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 805.26 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Um fenómeno que tem vindo a crescer nos últimos anos é o dos blogues de viagens, o
qual tem vindo a transformar o sector turístico. Apesar da COVID 19 ter provocado
profundas alterações na vida da população, a nível mundial, confinando as pessoas,
limitando os seus movimentos e viagens, devastando o setor turístico, este fenómeno
ganhou uma maior proeminência na sociedade e nos hábitos dos turistas. As viagens
mexem com o nosso ideário, levam-nos para outras culturas, outros cheiros, outros
sabores e constituem uma forma de gastar dinheiro, que nos enriquece, nos engrandece e
nos aperfeiçoa como cidadãos do mundo. Os blogues de viagens constituem um meio de
estimulação do sector turístico, ainda que na sua génese não tenha estado esse propósito.
Ao relatar as experiências e os locais visitados, os bloggers podem desempenhar um
importante papel na reativação do sector, estimulando a transição digital, que é hoje uma
realidade incontornável, aproveitando o seu potencial para a promoção de uma nova era
e influenciando as tomadas de decisão dos turistas. Este estudo visa analisar os principais
bogues de viagens portugueses e tentar medir o estímulo produzido pelos seus relatos,
nomeadamente neste período pandémico em que ajudaram a descobrir o nosso país,
incentivando a descoberta das nossas terras, das nossas tradições. Será realizada uma
investigação qualitativa e quantitativa sendo a recolha de dados efetuada com base em
análise documental e inquérito por entrevista realizadas por recurso a meios digitais. O
presente estudo permitiu-nos concluir que é visível a crescente relevância e dinâmica que
os bloggers ganharam nos últimos anos, podendo servir de alavancagem para um setor
que muito tem sofrido os efeitos da pandemia, influenciando a escolha dos turistas por
determinado destino com base nos relatos transmitidos.
Description
Keywords
Blogues de viagem; reativação do turismo; transição digital; bloggers.
Pedagogical Context
Citation
Dionísio, M., Almeida, P., Pires da Silva, C., Gonçalo Marques, C., & Paulo Pedro, J. (2022, April 18). ANALYSIS OF PORTUGUESE TRAVEL BLOGUES AND THEIR IMPACT ON THE RELAUNCH OF TOURISM. Journal of Tourism and Heritage Research, 5(2), 238-252. Retrieved from http://www.jthr.es/index.php/journal/article/view/369
