Repository logo
 
Publication

Análise de blogues de viagem portugueses e do seu impacto para o relançamento do turismo

dc.contributor.authorDionísio, Marta
dc.contributor.authorAlmeida, Paula
dc.contributor.authorSilva, Cláudia Pires da
dc.contributor.authorMarques, Célio Gonçalo
dc.contributor.authorPedro, João Paulo
dc.date.accessioned2023-09-19T15:28:56Z
dc.date.available2023-09-19T15:28:56Z
dc.date.issued2022-04-18
dc.description.abstractUm fenómeno que tem vindo a crescer nos últimos anos é o dos blogues de viagens, o qual tem vindo a transformar o sector turístico. Apesar da COVID 19 ter provocado profundas alterações na vida da população, a nível mundial, confinando as pessoas, limitando os seus movimentos e viagens, devastando o setor turístico, este fenómeno ganhou uma maior proeminência na sociedade e nos hábitos dos turistas. As viagens mexem com o nosso ideário, levam-nos para outras culturas, outros cheiros, outros sabores e constituem uma forma de gastar dinheiro, que nos enriquece, nos engrandece e nos aperfeiçoa como cidadãos do mundo. Os blogues de viagens constituem um meio de estimulação do sector turístico, ainda que na sua génese não tenha estado esse propósito. Ao relatar as experiências e os locais visitados, os bloggers podem desempenhar um importante papel na reativação do sector, estimulando a transição digital, que é hoje uma realidade incontornável, aproveitando o seu potencial para a promoção de uma nova era e influenciando as tomadas de decisão dos turistas. Este estudo visa analisar os principais bogues de viagens portugueses e tentar medir o estímulo produzido pelos seus relatos, nomeadamente neste período pandémico em que ajudaram a descobrir o nosso país, incentivando a descoberta das nossas terras, das nossas tradições. Será realizada uma investigação qualitativa e quantitativa sendo a recolha de dados efetuada com base em análise documental e inquérito por entrevista realizadas por recurso a meios digitais. O presente estudo permitiu-nos concluir que é visível a crescente relevância e dinâmica que os bloggers ganharam nos últimos anos, podendo servir de alavancagem para um setor que muito tem sofrido os efeitos da pandemia, influenciando a escolha dos turistas por determinado destino com base nos relatos transmitidos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDionísio, M., Almeida, P., Pires da Silva, C., Gonçalo Marques, C., & Paulo Pedro, J. (2022, April 18). ANALYSIS OF PORTUGUESE TRAVEL BLOGUES AND THEIR IMPACT ON THE RELAUNCH OF TOURISM. Journal of Tourism and Heritage Research, 5(2), 238-252. Retrieved from http://www.jthr.es/index.php/journal/article/view/369pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/28653
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto com a ref.ª UID/05488/2020.pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectBlogues de viagem; reativação do turismo; transição digital; bloggers.pt_PT
dc.titleAnálise de blogues de viagem portugueses e do seu impacto para o relançamento do turismopt_PT
dc.title.alternativeAnalysis of portuguese travel blogues and their impact on the relaunch of tourismpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage252pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage238pt_PT
oaire.citation.titleJournal of Tourism and Heritage Researchpt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Analysis of Portuguese travel blogues and their impact on the relaunch of tourism.pdf
Size:
805.26 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: